Questão: 2444106

     Ano: 2024

Banca: IBFC

Órgão: IMBEL

Prova:    IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |

A respeito da Lei complementar 101 / 2000, também chamada de Lei de Responsabilidade Fiscal, analise as afirmativas a seguir: I. A lei prevê mecanismos para melhor controlar as contas públicas, impondo maior rigor nas ações do governo no tocante a contrair empréstimos ou dívidas. II. A lei promove a transparência das ações governamentais, fornecendo informações compreensíveis aos cidadãos, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, sobre os planos, orçamentos e lei de diretrizes orçamentárias, além da prestação de contas do governo. III. A lei incentiva a participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos. IV. A lei impõe uma limitação das despesas, ao determinar que o poder público cumpra os limites de gastos. Estão corretas as afirmativas:

2444106 E

PPA (Plano Plurianual):O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, com vigência de 4 anos, utilizado pelo governo para estabelecer diretrizes, objetivos e metas para a administração pública durante esse período.Ele define as prioridades do governo, indicando onde serão aplicados os recursos públicos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outras.O PPA é elaborado no primeiro ano de cada mandato presidencial ou gestão governamental e serve de base para a elaboração da LDO e da LOA.LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias):A LDO é um instrumento que estabelece as diretrizes, prioridades e metas da administração pública para o próximo ano fiscal.Ela define as bases para a elaboração da LOA, estabelecendo as políticas fiscais, as diretrizes para a execução do orçamento, as metas de resultado fiscal, as regras para as despesas com pessoal, entre outros aspectos.A LDO deve ser elaborada e aprovada pelo Congresso Nacional até o final de cada ano, antes da elaboração da LOA.LOA (Lei Orçamentária Anual):A LOA é um instrumento que detalha o orçamento público para o próximo ano, ou seja, estima receitas e fixa despesas para cada órgão e programa governamental.Ela é elaborada com base no PPA e nas diretrizes estabelecidas pela LDO, refletindo as prioridades e metas do governo para o ano seguinte.Em resumo, o PPA define objetivos de médio prazo, a LDO estabelece diretrizes para o próximo ano e a LOA detalha o orçamento anual para a execução das políticas e programas governamentais. Esses instrumentos são fundamentais para o planejamento, a transparência e o controle das finanças públicas.

Questão: 2443664

     Ano: 2023

Banca: INQC

Órgão: Prefeitura de Santana do Livramento - RS

Prova:    INQC - 2023 - Prefeitura de Santana do Livramento - RS - Contador Sisprem |

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, a lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados

2443664 A

§ 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

Questão: 2417811

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-TO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - MPE-TO - Analista Ministerial Especializado - Área de Atuação: Ciências Contábeis |

A respeito da evolução do orçamento público e dos princípios orçamentários, julgue o item a seguir. A principal função do orçamento tradicional é o controle político, enquanto a do orçamento moderno é servir como instrumento de administração pública.

2417811 A

ATÉ 1964 – ORÇAMENTO CLÁSSICO OU TRADICIONAL – CONTROLE POLÍTICO

· DESVINCULADA DO PLANEJAMENTO

· FOCO ERA NO OBJETO, ASSIM, EXCLUINDO A SUA FINALIDADE.

· MERA PEÇA CONTABIL (CONTROLE POLÍTICO)

· CLASSIFICAÇÃO DE GASTOS – ERA POR UNIDADE ADM (AUTARQUIA TAL, ORGÃO TAL)

· ESTADO NEUTRO – NÃO INFLUENCIAVA NA ECONOMIA POR MEIO DO ORÇAMENTO.

· Não se falava em necessidades sociais

ENTÃO, O ORÇAMENTO PROGRAMA – O QUE O BRASIL ADOTA AGORA (ATENÇÃOOOOOOOOO)

· VINCULADO AO PLANEJAMENTO

· FOCO: OBJETIVO

· BASE: PROGRAMAS

· CONTROLE/ AVALIAÇÃO

· MEDIDAS DE DESEMPENHO

· ESTADO INTERVENCIONISTA

FUNÇÃO: ALOCATIVA, DISTRIBUTIVA E ESTABILIZADORA

Questão: 2416663

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-TO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - MPE-TO - Técnico Ministerial Especializado - Área de Atuação: Técnico em Contabilidade |

Considerando os princípios do orçamento público, julgue o item a seguir. Em decorrência do princípio da unidade ou totalidade, orçamento deve conter todas as receitas a serem arrecadadas e todas as despesas a serem realizadas no exercício financeiro.

2416663 B

Em consonância com o princípio da totalidade orçamentária, cada ente da Federação deve elaborar uma única lei orçamentária com todas as receitas previstas e despesas fixadas para o exercício financeiro. [Certo]O princípio da totalidade a que se refere a questão é também chamado de princípio da unidade e a palavra-chave nesse caso é a que está destacada.Em decorrência do princípio da unidade ou totalidade, orçamento deve conter todas as receitas a serem arrecadadas e todas as despesas a serem realizadas no exercício financeiro. [Errado]Aqui o CESPE brinca com os termos ‘totalidade’ e ‘todas’, quando esta última é a palavra-chave para discernir o princípio da universalidade e não totalidade.

Questão: 2416662

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-TO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - MPE-TO - Técnico Ministerial Especializado - Área de Atuação: Técnico em Contabilidade |

Considerando os princípios do orçamento público, julgue o item a seguir. O fato de os governos não poderem contrair operações de crédito para financiar despesas correntes decorre do princípio do equilíbrio.

2416662 A

Princípio do Equilíbrio (Regra de Ouro)O princípio do equilíbrio estabelece que:As despesas autorizadas não podem ser maiores que as receitas previstas.O Estado não pode contrair empréstimos (operações de crédito) para cobrir despesas correntes.Operações de crédito não podem exceder as despesas de capital, exceto em situações específicas.Exceção:Operações de crédito podem ser realizadas, desde que:Sejam autorizadas por meio de créditos suplementares ou especiais.Tenham uma finalidade específica.Sejam aprovadas pelo Poder Legislativo, com votação por maioria absoluta.