Questão: 1870387

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-TO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - MPE-TO - Promotor de Justiça Substituto

Conforme a Emenda Constitucional nº 111/2021, para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), nas eleições realizadas de 2022 a 2030, serão computados em dobro os votos dados a

1870387 C

EC 111/2021, art. 2º Para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), os votos dados a candidatas mulheres ou a candidatos negros para a Câmara dos Deputados nas eleições realizadas de 2022 a 2030 serão contados em dobro. Cuidado: o erro da alternativa “A” repousa no fato de afirmar que o cômputo dos votos em dobro para candidatos negros será no SENADO, quando na verdade é na CÂMARA.

Questão: 2360218

     Ano: 2024

Banca: Instituto Consulplan

Órgão: Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES

Prova:    Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES - Auditor Público Interno - Especialidade: Administração |

No Microsoft Office Excel , as funções E e OU são definidas como funções lógicas porque retornam como saída na célula. Em relação às funções E e OU do Microsoft Office Excel , marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (     ) A função E pode receber vários parâmetros e retornará como saída verdadeira somente se todos os parâmetros tiverem sido verificados como verdadeiros. (     ) A função OU retorna verdadeira quando, pelo menos, um dos parâmetros é avaliado como verdadeiro. (     ) A única forma da função OU retornar falsa é quando todos os seus parâmetros são falsos. A sequência está correta em

2360218 D

E(lógico1; [lógico2]; …) Onde: Lógico1: Representa a condição que você deseja testar e que pode ser avaliada como VERDADEIRA ou FALSA. A primeira condição (lógico1) é necessária, as demais condições são opcionais. Você poderá testar até 255 condições. Exemplo prático: Por exemplo, vamos usar a função para testar se o valor em A1 é maior que 0 (zero) e menor que 5. Se o valor de A1 atender as duas condições, então irá me retornar como “VERDADEIRO”, caso contrário, se ao menos uma condição não for atendida, então a função retorná “FALSO”. =E(A1>0;A1<5) Pode ser útil ampliar a funcionalidade da função aninhando a função SE. Usando o exemplo acima, você pode fazer da seguinte maneira: =SE(E(A1>0;A1<5);”Aprovado”;”Reprovado”) Esta fórmula retornará “Aprovado” somente se o valor em A1 for maior que 0 e menor que 5, caso contrário retornará “Reprovado”

Questão: 1866183

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TC-DF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - TC-DF - Auditor Conselheiro Substituto |

Com relação a aspectos da administração pública, julgue o item seguinte. Com o intuito de minimizar os efeitos das práticas patrimonialistas na administração pública brasileira e adotar uma administração estritamente burocrática, hierarquizada e com ênfase em rígidos controles das atividades-meio, foi criado, no governo de Getúlio Vargas, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).

1866183 A

É relevante observar que o modelo patrimonialista de administração persistiu no Brasil até a instituição do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), através do decreto-lei nº 579/1938, durante o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945). O propósito do DASP era implementar uma cultura voltada para a Administração Burocrática, que se concentra na rigidez do controle dos processos públicos.

Questão: 1889

     Ano: 2006

Banca: CESGRANRIO

Órgão: EPE

Prova:    CESGRANRIO - 2006 - EPE - Técnico de Nível Superior - Área Tecnologia da Informação |

"Memória Potencial para o futuro Treinar a memória equivale a treinar os músculos do corpo ? é preciso usá-la ou ela atrofia. Há duas boas maneiras para fazer isso: a primeira é a leitura, porque, no instante em que se lê algo, ativam-se as memórias visual, auditiva, verbal e lingüística. ""A qualidade do que se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do assunto gera interesse"", diz o médico e pesquisador Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A memória sofre influência do humor e da atenção, despertada quando existe interesse em determinado assunto ou trabalho ? o desinteresse, ao contrário, é uma espécie de ""sedativo"", que faz a pessoa memorizar mal. A outra forma de deixar a memória viva é o convívio com familiares e amigos, com quem se podem trocar idéias e experiências. ""Palavras cruzadas são inferiores à leitura, mas também ajudam. Da mesma forma que ouvir uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade para onde já se viajou e relembrar os pontos mais importantes"", afirma Izquierdo. É preciso corrigir o estilo de vida para manter a memória funcionando bem. ""Uma pessoa de 40 anos só sofre de esquecimento se viver estressada e tiver um suprimento de informações acima do que é capaz de processar. Não dá para esperar o mesmo nível de retenção de informação quando se lê um e-mail enquanto se conversa ao telefone e é interrompido pela secretária. É preciso dar tempo para o cérebro"", explica o psiquiatra Orestes Forlenza, da USP. Segundo Barry Gordon, professor da Johns Hopkins Medical Institution, a memória ""comum"" focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e tem capacidade limitada, deteriorando-se com a idade. Já a ""inteligente"" é um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias. É a que ajuda a tomar decisões diárias, aquela ""luz"" que se acende quando se encontra a solução de um problema. Por exemplo: a comum esquece o aniversário da mulher; a inteligente lembra o que poderia ser um presente especial para ela. A comum esquece o nome de um conhecido encontrado na rua; a inteligente lembra o nome da mulher dele e onde ele trabalha, pistas que acabam levando ao nome da pessoa. CLEMENTE, Ana Tereza; VEIGA, Aida. Receitas para a inteligência. Revista Época. 31 out.2005. p.77-78. ""É preciso corrigir o estilo de vida para manter a memória funcionando bem."" (l. 21-22). Substituindo, no período acima, as orações reduzidas pelas desenvolvidas correspondentes, tem-se:"

1889 A

É preciso que se corrija o estilo de vida para que se mantenha a memória funcionando bem. —-> Os verbos “corrigir” e “manter”, que na sentença original estavam reduzidos de infinitivo, na letra A passam a estar na forma desenvolvida, conjugado no modo subjuntivo tempo presente.

Questão: 1960693

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: TJ-SC

Prova:    FGV - 2022 - TJ-SC - Juiz Substituto |

Sandro foi denunciado pela prática, em tese, dos crimes de tráfico de drogas e de direção de veículo sem habilitação, e, após regular tramitação do processo, condenado como incurso no Art. 33, caput, da Lei nº 11.343/2006, c/c o Art. 309 da Lei nº 9.503/1997, na forma do Art. 69 do Código Penal. O juiz, ao proceder à dosimetria, verifica que restou provado que Sandro possuía outras condenações anteriores, transitadas em julgado, por tráfico de drogas, bem como no processo sob sua responsabilidade, havia confessado espontaneamente. Sob essa perspectiva, é correto afirmar que:

1960693 D

É possível, na segunda fase da dosimetria da pena, [1] a compensação integral da atenuante da confissão espontânea com a agravante da reincidência, seja ela específica ou não. Todavia, nos [2] casos de multirreincidência, deve ser reconhecida a preponderância da agravante prevista no art. 61, I, do Código Penal, sendo admissível a sua compensação proporcional com a atenuante da confissão espontânea, em estrito atendimento aos princípios da individualização da pena e da proporcionalidade. REsp 1.931.145-SP, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, Terceira Seção, por unanimidade, julgado em 22/06/2022, DJe 24/06/2022. (Tema 585). Info 742. [TJSC 22]