Questão: 1223709

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    

Acerca da evolução da administração pública, desde o modelo racional-legal até o paradigma pós-burocrático, julgue o item subseqüente. A administração pública burocrática não possui vantagem fundamental, de modo que não é indicada a sua utilização em organização pública.

1223709 B

De fato, a administração pública burocrática apresenta a vantagem de alcançar a máxima eficiência em processos altamente previsíveis e que ocorrem em um ambiente completamente estável. Além disso, a burocracia promove a profissionalização do servidor, sua admissão e progressão na carreira com base no sistema de mérito. Essas são as principais vantagens desse modelo administrativo. Portanto, incorreta a assertiva.

Questão: 2183310

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: TJ-RN

Prova:    FGV - 2023 - TJ-RN - Analista Judiciário - Tecnologia de Informação – Análise de Sistemas | FGV - 2023 - TJ-RN - Analista Judiciário - Tecnologia de Informação – Análise de Suporte |

O Estado do Rio Grande do Norte busca a realização de licitação para selecionar trabalho científico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica, visando à concessão de remuneração ao vencedor. Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que o enunciado trata da seguinte modalidade de licitação:

2183310 C

De acordo o artigo 6º, XXXIX, da Lei nº 14.133/2021, concurso é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.

Questão: 2165982

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: TST

Prova:    FGV - 2023 - TST - Juiz do Trabalho Substituto |

Com relação à internalização de tratados internacionais de direitos humanos e Convenções da OIT, é correto afirmar que:

2165982 B

De acordo com Valerio Mazzuoli, para que uma lei brasileira entre em vigor e seja válida, é necessário que se observe a dupla compatibilidade vertical material: deve ser compatível com a Constituição Federal e com os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil.

Questão: 492445

     Ano: 2015

Banca: UFES

Órgão: UFES

Prova:    UFES - 2015 - UFES - Técnico em Contabilidade |

Os Princípios Orçamentários visam a estabelecer regras norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina. São considerados princípios orçamentários:

492445 D

De acordo com Valdcir Pascoal são princípios orçamentários: LEGALIDADE; UNIVERSALIDADE; ORÇAMENTO-BRUTO; UNIDADE; ANUALIDADE; PRECEDÊNCIA; EXCLUSIVIDADE; ESPECIFICAÇÃO; NÃO AFETAÇÃO DA RECEITA; PROIBIÇÃO DO ESTORNO DE VERBAS; EQUILÍBRIO; PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA OU PUBLICIDADE

Questão: 2132210

     Ano: 2023

Banca: CONSULPAM

Órgão: TCM-PA

Prova:    CONSULPAM - 2023 - TCM-PA - Auditor de Controle Externo - Área Jurídica |

“(...) do ponto de vista sociológico, o Estado é corporação territorial dotada de um poder de mando originário; sob o aspecto político, é comunidade de homens, fixada sobre um território, com poder superior de ação, mando e coerção; sob o prisma constitucional, é pessoa jurídica territorial soberana.” (Hely Lopes Meirelles).

2132210 A

De acordo com os ensinamentos de Maria Sylvia Di Pietro, o conceito de administração pública, em sentido estrito, pode ser dividido em dois sentidos distintos: subjetivo e objetivo.

A afirmação apresentada ofereceu a noção conceitual de administração, em sentido estrito, na sua acepção subjetiva, que se refere exclusivamente às entidades, órgãos e agentes públicos que exercem a função administrativa do Estado.

Seguindo essa perspectiva, podemos observar que:

“”(…) a partir de agora, consideraremos apenas a Administração Pública em sentido estrito, que compreende:

a) em sentido subjetivo: as pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos que exercem a função administrativa;

b) em sentido objetivo: a atividade administrativa exercida por essas entidades.”””