Questão: 1748514

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRBM - 4

Prova:    Quadrix - 2021 - CRBM - 4 - Agente Administrativo | Quadrix - 2021 - CRBM - 4 - Técnico em Informática | Quadrix - 2021 - CRBM - 4 - Recepcionista |

No que se refere aos conceitos e à classificação das constituições, julgue o item. No sentido jurídico, Hans Kelsen conceitua a constituição como a soma dos fatores reais de poder dentro de uma sociedade, da forma como ela é na prática.

1748514 B

Consoante o conceito de Constituição no sentido sociológico, desenvolvido por Ferdinand Lassalle, a Constituição escrita não passava de uma folha de papel. Só teria valia se efetivamente expressasse a realidade social e o poder que a comanda. Para o autor, a verdadeira Constituição de um país tem por base os fatores reais do poder e, assim, as Constituições escritas não teriam valor, salvo se exprimissem os fatores do poder que imperam na realidade social. Dessa forma, a resposta está errada, o conceito trazido pela questão diz respeito ao sentido sociológico desenvolvido por Lassalle.

Questão: 532443

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE - 2015 - TJ-DFT - Juiz de Direito Substituto |

Pedro e Marcos, este último casado com Maria, foram eleitos para os cargos de prefeito e de vice-prefeito, respectivamente, do município X. No mandato imediatamente posterior, foram reeleitos nos mesmos cargos. Nos seis meses anteriores ao próximo pleito, Marcos substituiu Pedro temporariamente. Nessa situação hipotética, para as eleições seguintes,

532443 A

Considerando que o vice Marcos substituiu o chefe do Executivo apenas no segundo mandato, seis meses antes da eleição, ele poderá concorrer ao cargo de chefe do Executivo, mas isso será considerado como uma reeleição. Portanto, não poderá disputar o mesmo cargo no período subsequente ao qual for eleito.

Questão: 2447461

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FINEP

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - FINEP - Analista - Gestão Corporativa |

Determinado modelo sistematizado de gestão visa à definição de perfis profissionais a fim de obter maior produtividade e adaptação ao negócio da organização, identificando os pontos fracos e fortes, preenchendo lacunas e agregando conhecimento. Esse modelo corresponde à gestão

2447461 B

Conseguimos chegar ao gabarito quando a questão diz que “visa à definição de perfis profissionais identificando os pontos fracos e fortes, preenchendo lacunas…” Para CHIAVENATO, as competências individuais conduzem as gerenciais que conduzem as funcionais e estas, por sua vez, conduzem as essenciais. O autor define as etapas da Gestão por Competências em: Formulação da Estratégia; Definição dos indicadores de desempenho; Definição das metas; Mapemaneto das competências; <-- é aqui que as lacunas de competências são identificadas (GAP's); Captação e Desenvolvimento das competências; Feedback/ retroação e Avaliação.

Questão: 1275412

     Ano: 2019

Banca: MetroCapital Soluções

Órgão: Prefeitura de Laranjal Paulista - SP

Prova:    MetroCapital Soluções - 2019 - Prefeitura de Laranjal Paulista - SP - Professor de Educação Básica - Ciências |

São considerados pronomes pessoais oblíquos átonos, EXCETO:

1275412 C

CONOSCO: De acordo com a tonicidade, os pronomes oblíquos classificam-se em átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) e tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas).

Questão: 455973

     Ano: 2000

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2000 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia Federal

Julgue o  seguinte  item. O homicídio qualificado-privilegiado é crime hediondo.

455973 B

Conjunção de qualificadoras: Em certos casos, pode ocorrer a conjunção de qualificadoras, como quando o homicídio é praticado tanto por motivo de relevante valor moral quanto mediante emprego de veneno. Nesse cenário, temos o chamado homicídio qualificado-privilegiado. No entanto, essa combinação só é possível quando a qualificadora for objetiva (relativa ao meio utilizado), pois as circunstâncias privilegiadoras são sempre subjetivas (relativas aos motivos do crime).