Questão: 1238016

     Ano: 2003

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-AL

Prova:    

Acerca dos dispositivos legais pertinentes à Lei dos Crimes Hediondos, julgue o item abaixo. O homicídio qualificado-privilegiado não é  delito hediondo.

1238016 A

Conjunção de qualificadoras: Em certos casos, pode ocorrer a conjunção de qualificadoras, como quando o homicídio é praticado tanto por motivo de relevante valor moral quanto mediante emprego de veneno. Nesse cenário, temos o chamado homicídio qualificado-privilegiado. No entanto, essa combinação só é possível quando a qualificadora for objetiva (relativa ao meio utilizado), pois as circunstâncias privilegiadoras são sempre subjetivas (relativas aos motivos do crime).

Questão: 941906

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPU

Prova:    CESPE - 2018 - MPU - Analista do MPU - Direito

Com relação aos crimes em espécie, julgue o item que se segue, considerando o entendimento firmado pelos tribunais superiores e a doutrina majoritária. Situação hipotética: João, penalmente imputável, dominado por violenta emoção após injusta provocação de José, ateou fogo nas vestes do provocador, que veio a falecer em decorrência das graves queimaduras sofridas. Assertiva: Nessa situação, João responderá por homicídio na forma privilegiada-qualificada, sendo possível a concorrência de circunstâncias que, ao mesmo tempo, atenuam e agravam a pena.

941906 A

Conjunção de qualificadoras: Em certos casos, pode ocorrer a conjunção de qualificadoras, como quando o homicídio é praticado tanto por motivo de relevante valor moral quanto mediante emprego de veneno. Nesse cenário, temos o chamado homicídio qualificado-privilegiado. No entanto, essa combinação só é possível quando a qualificadora for objetiva (relativa ao meio utilizado), pois as circunstâncias privilegiadoras são sempre subjetivas (relativas aos motivos do crime).

Questão: 1912749

     Ano: 2022

Banca: AMEOSC

Órgão: Prefeitura de Guarujá do Sul - SC

Prova:    AMEOSC - 2022 - Prefeitura de Guarujá do Sul - SC - Fiscal de Obras |

"O texto seguinte servirá de base para responder à questão. Grande Barreira de Corais da Austrália sofre 'branqueamento massivo' Reconhecida como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Grande Barreira de Corais da Austrália está sofrendo um ""branqueamento massivo"", devido às altas temperaturas do mar - alertou o órgão que administra a reserva marinha. Uma inspeção aérea mostrou que esse fenômeno tem ocorrido em vários recifes, ""confirmando um episódio massivo de branqueamento, o quarto desde 2016"", anunciou a Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais. Os cientistas afirmam que a mudança climática e o consequente aquecimento dos oceanos estão entre as principais causas do branqueamento dos corais, que acontece quando esses organismos, submetidos ao estresse térmico, expulsam as algas que vivem em seus tecidos e dão a eles suas cores brilhantes. Os corais podem se recuperar desse branqueamento, embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas, disse este órgão. ""Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuam sendo críticos para determinar o alcance global e a severidade do branqueamento de coral no Parque Marinho"", afirmou. Lar de cerca de 1.500 espécies de peixes e 4.000 tipos de moluscos, a Grande Barreira de Corais da Austrália é o maior sistema de recifes do mundo, com uma extensão de mais de 2.300 quilômetros ao longo da costa nordeste da Austrália. Esta notícia surge quatro dias depois do início de uma missão da Unesco para determinar se este ecossistema listado como Patrimônio da Humanidade está sendo suficientemente protegido pelo governo australiano da mudança climática. Este relatório deve servir ao Comitê do Patrimônio Mundial para decidir, em junho, se deve colocar este ecossistema na lista de lugares ""ameaçados"". De acordo com a diretora-executiva do órgão australiano de ação climática Climate Council, Amanda McKenzie, os oceanos do mundo atingiram temperaturas recordes no ano passado. Para ela, a única maneira de enfrentar o problema é combater a mudança climática. Um aumento médio de +1,5°C acima dos níveis pré-industriais deixaria mais de 99% dos recifes de coral do mundo sem condições de se recuperarem das ondas de calor marinhas cada vez mais frequentes, como advertiu um grupo de pesquisadores, no mês passado, no periódico PLOS Climate. (Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/grande-barreira-de-corais-da-austr%C3%A1lia-sofre-branqueamento-massivo/arAAVu8F6?ocid=winp1taskbar. Adaptado.) Os corais podem se recuperar desse branqueamento, 'embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas'. O termo destacado é uma oração subordinada:"

1912749 C

Conjunção Concessiva: Embora, Conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, não obstante, em que pese, mal grado.

Questão: 2212228

     Ano: 2023

Banca: IBADE

Órgão: Prefeitura de Rio Branco - AC

Prova:    Provas: IBADE - 2023 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Auditor Municipal de Controle Interno | IBADE - 2023 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Contador |

Segundo os princípios da lógica, uma proposição pode assumir apenas os valores lógicos verdadeiro ou falso. Assim, a proposição composta "P → Q" só pode ser considerada falsa se:

2212228 A

Conjunção (p^q): é verdadeira somente quando as proposições p e q são ambas verdadeiras. Disjunção Inclusiva (pVq): é falsa somente quando as proposições p e q são ambas falsas. Condicional (p->q): é falsa somente quando a primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa. Disjunção Exclusiva (pVq): é falsa quando ambas as proposições tiverem o mesmo valor. Bicondicional (p<->q): é verdadeira quando ambas as proposições tiverem o mesmo valor.

Questão: 2013679

     Ano: 2019

Banca: IBFC

Órgão: Prefeitura de Candeias - BA

Prova:    IBFC - 2019 - Prefeitura de Candeias - BA - Auxiliar de Serviços Gerais |

Conectivos lógicos são símbolos ou palavras usadas para conectar duas ou mais sentenças de uma maneira gramaticalmente válida. Com base nesta informação, leia a frase a seguir: “Caíque gosta de estudar, mas não gosta de fazer as tarefas” Assinale a alternativa que apresenta um conectivo lógico que substitua a palavra “ mas ” sem mudar o sentido da frase.

2013679 B

Conjunção (^) = conectivo “e” Sinônimos: mas; porém; nem (e não).