Questão: 299659

     Ano: 2013

Banca: FCC

Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)

Prova:    FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa

299659 C

Conforme fundamentado pelos colegas acima, está correta a alternativa C, tendo em vista o princípio da irredutibilidade salarial prevista no art. 7º, inciso VI, CRFB/88. O mesmo dispositivo constitucional ressalva a possibilidade da redução salarial mediante norma coletiva. Porém, gostaria de destacar que na verdade, no caso apresentado pela questão, mesmo por norma coletiva não poderia o salário de Paulo ser reduzido, pois o salário mínimo, assegurado pelo inciso IV do mesmo art. 7º da Constituição Federal, é a contraprestação mínima devida e paga ao empregado diretamente pelo empregador, conforme art. 76 da CLT.

Questão: 2293181

     Ano: 2023

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Esperança do Sul - RS

Prova:    OBJETIVA - 2023 - Prefeitura de Esperança do Sul - RS - Procurador |

As recentes alterações legislativas no âmbito do Direito Processual Penal, como as que retiraram do juiz a iniciativa na inquirição de testemunhas ou as que vedaram a decretação de ofício da prisão preventiva, isto é, estabelecendo uma clara distinção entre as atividades de acusar e julgar, representam iniciativas que buscam reforçar um Processo Penal de natureza:

2293181 C

Conforme Ferrajoli, o sistema acusatório se caracteriza pela estrita separação entre o juiz e a acusação, pela igualdade de condições entre acusação e defesa, além da publicidade e oralidade no julgamento. Em contrapartida, o sistema inquisitório é identificado pela iniciativa do juiz na condução das evidências, pela disparidade de poderes entre acusação e defesa, e pela natureza escrita e sigilosa da instrução processual.

Questão: 827948

     Ano: 2013

Banca: CETRO

Órgão: ANVISA

Prova:    CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 3

Quanto à “interpretação constitucional conforme a Constituição”, é correto afirmar que

827948 D

Conforme estudado, o intérprete ou aplicador do direito, ao
se deparar com normas que possuam mais de uma interpretação, deverá priorizar aquela interpretação que
mais se coadune com o texto constitucional. Portanto, a alternativa “D” está correta.

Questão: 511908

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: UNIPAMPA

Prova:    CESPE - 2013 - UNIPAMPA - Assistente de Administração

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item subsequente. A gestão de pessoas configura-se como campo de atuação, área de conhecimento científico e como conjunto de processos e práticas organizacionais que visam, principalmente, a compreensão da relação entre pessoas e demais variáveis organizacionais.

511908 A

Conforme estudado, a Gestão de Pessoas na definição de “Dutra” é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas (ou seja, a sinergia, o equilíbrio) para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”.

Questão: 402215

     Ano: 2014

Banca: FGV

Órgão: DPE-DF

Prova:    FGV - 2014 - DPE-DF - Analista - Assistência Judiciária

Patrícia trabalha na residência de Sérgio e Cláudia há sete anos, realizando serviços domésticos e cuidando das crianças. Quando acompanhava o casal e seus filhos em uma viagem para Fortaleza, o avião sofreu uma pane que ocasionou um incêndio e a posterior queda da aeronave. Apesar de intensa busca, poucos corpos foram encontrados e nenhum sobrevivente. O corpo de Patrícia nunca foi encontrado. Trata-se de uma hipótese de:

402215 C

Conforme estipulado pelo art. 7º do Código Civil, a morte presumida pode ser declarada, dispensando a decretação de ausência, nas seguintes circunstâncias: I. quando for extremamente provável a morte de alguém que estava em perigo de vida. Na prática, em situações como essas, geralmente, aplica-se este dispositivo em conjunto com o art. 88 da Lei de Registros Públicos, permitindo a abertura direta da sucessão, como se a morte fosse efetiva.