Questão: 90143

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2011 - TRE-ES - Analista Judiciário - Área Judiciária - Específicos

Julgue os itens a seguir, a respeito de elegibilidade e inelegibilidade. O recurso administrativo interposto contra decisão sancionatória de órgão profissional competente que tenha reconhecido a exclusão do exercício profissional de pretenso candidato, em decorrência de infração ético-profissional por ele cometida, afasta a inelegibilidade do candidato por tal motivo.

90143 B

Conforme a LC 64/90: “Art. 1º São inelegíveis: I – para qualquer cargo: (…) m) os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário”. Portanto, se não houver uma suspensão do ato pelo Poder Judiciário não há como afastar a inelegibilidade do candidato.

Questão: 335968

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-RO

Prova:    CESPE - 2013 - MPE-RO - Promotor de Justiça

Assinale a opção correta acerca das condições de elegibilidade, inelegibilidade e incompatibilidades.

335968 C

Conforme a LC 64/90: “Art. 1º São inelegíveis: I – para qualquer cargo: (…) m) os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário”. Portanto, se não houver suspensão ou anulação do ato pelo Poder Judiciário não há como afastar a inelegibilidade do candidato.

Questão: 1947729

     Ano: 2022

Banca: Instituto UniFil

Órgão: Prefeitura de Lidianópolis - PR

Prova:    Instituto UniFil - 2022 - Prefeitura de Lidianópolis - PR - Oficial Administrativo |

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. Os agentes públicos, pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal, repartem-se inicialmente em categorias, que são: I. agentes políticos. II. agentes administrativos. III. agentes honoríficos. IV. agentes delegados. V. agentes credenciados.

1947729 D

Conforme a explicação de Celso Antônio Bandeira de Mello, os agentes políticos são os ocupantes dos cargos fundamentais na estrutura política do país, ligados ao arcabouço constitucional do Estado. Exercem a função de formar a vontade superior do Estado e incluem o Presidente da República, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados e Vereadores, estando sua relação com o Estado baseada em vínculo político, não profissional. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, os agentes administrativos (servidores públicos em sentido amplo) são pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e à Administração Indireta, com vínculo empregatício e remuneração proveniente dos cofres públicos. Esta categoria abrange servidores públicos em sentido estrito, empregados públicos e servidores temporários, sendo os estatuários considerados servidores públicos em sentido estrito. De acordo com Hely Lopes Meireles, agentes honoríficos são cidadãos convocados para prestar serviços ao Estado de forma transitória, em virtude de sua condição cívica, honorabilidade ou notória capacidade profissional. Embora não sejam considerados servidores públicos, temporariamente exercem funções públicas relevantes, como jurados, mesários eleitorais, comissários de menores, entre outros. Os agentes delegados são particulares incumbidos da execução de atividades, obras ou serviços públicos em nome próprio e por sua conta e risco, sob fiscalização contínua do poder delegante. Exemplos incluem leiloeiros, concessionárias de serviços públicos e serventuários de cartórios. Agentes credenciados são designados pela Administração para representá-la em atos específicos ou desempenhar atividades determinadas, recebendo remuneração do Poder Público credenciante. Exemplos são professores substitutos e médicos credenciados.

Questão: 552198

     Ano: 2015

Banca: FUNCAB

Órgão: MPO

Prova:    Administração, Ciências Contábeis e Economia, FUNCAB - 2015 - MPOG - Atividade Técnica - Direito

São bens da União:

552198 D

Conforme a Constituição Federal: “Art. 20. São bens da União: (…) IX – os recursos minerais, inclusive os do subsolo”.

Questão: 100928

     Ano: 2006

Banca: EJEF

Órgão: TJ-MG

Prova:    EJEF - 2006 - TJ-MG - Juiz

Aos juízes é vedado:

100928 B

Conforme a Constituição Federal: Art. 95, Parágrafo único. “Aos juízes é vedado: (…) IV – receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei”.