Questão: 116949

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IEMA - ES

Prova:    CESPE - 2007 - IEMA - Advogado

Em se tratando de foro de eleição firmado em cláusula de contrato paritário ou de adesão, o juiz, de ofício, pode declinar de sua competência para outro juízo, a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, independentemente de o réu ter apresentado exceção de incompetência ou ter argüido a nulidade da cláusula de eleição de foro.

116949 B

COMENTARIO:Art. 37, XIX: “somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

Questão: 791822

     Ano: 2011

Banca: UECE-CEV

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    UECE-CEV - 2011 - SEPLAG - CE - Agente Penitenciário

No que diz respeito ao estado de defesa e ao estado de sítio, assinale a opção que contém a afirmação correta.

791822 A

COMENTARIO:A assertiva é transcrição literal do art. 138 da CF. É importante destacar que o estado de sítio é situação excepcional que restringe determinados direitos e garantias, por isso é necessário que esteja o decreto esteja de acordo com a legalidade, devendo assim indicar todas as condições do estado de sítio.

Questão: 418327

     Ano: 2014

Banca: MPE-MG

Órgão: MPE-MG

Prova:    MPE-MG - 2014 - MPE-MG - Promotor de Justiça

Assinale a afirmativa INCORRETA :

418327 B

COMENTÁRIO: O federalismo dualista, também conhecido como federalismo dual, é marcado pela distribuição horizontal de competências constitucionais entre a União e os Estados, estabelecendo uma dinâmica de coordenação. Por outro lado, o federalismo de integração se caracteriza pela submissão dos Estados federados à União. Essa configuração implica em uma relação de subordinação entre os entes federativos, resultante do fortalecimento do poder central. Apesar de ser formalmente denominado como federalismo, esse modelo se assemelha bastante a um Estado Unitário descentralizado, uma vez que envolve uma relação de dependência e subordinação dos entes regionais em relação à União.

Questão: 1011309

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CREF - 11ª Região (MS-MT)

Prova:    Quadrix - 2019 - CREF - 11ª Região (MS-MT) - Agente de Orientação e Fiscalização

Em relação aos princípios da Administração Pública, julgue o item. A vedação ao nepotismo é um exemplo de aplicação do princípio da moralidade pública e da impessoalidade.

1011309 A

COMENTARIO: Nepotismo consiste na nomeação de parente para ocupar cargo de confiança. Contrária à moralidade, impessoalidade e eficiência administrativas, a prática do nepotismo foi vedada pela Súmula Vinculante n. 13 do Supremo Tribunal Federal. Vejamos: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Questão: 34858

     Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: DPE-SP

Prova:    FCC - 2010 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pública

A ocorrência de calamidade de graves proporções na natureza possibilitam ao Presidente da República decretar, nos termos da Constituição Federal,

34858 C

COMENTARIO: De acordo com o art. 136, da CF/88, o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.