Questão: 785465

     Ano: 2017

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TRF - 2ª REGIÃO

Prova:    

A Sociedade de Economia Mista federal XYZ cria empresa subsidiária para exploração de atividade econômica. Com relação ao regime jurídico a ser aplicado à empresa subsidiária, assinale a alternativa correta.

785465 B

COMENTARIO: Conforme o inciso XX, do artigo 37, da Constituição Federal, “depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada.”

Questão: 858611

     Ano: 2017

Banca: VUNESP

Órgão: IPRESB - SP

Prova:    VUNESP - 2017 - IPRESB - SP - Controlador Interno

A Administração, de acordo com o princípio da juridicidade, encontra-se submetida a todo o ordenamento jurídico e não apenas à lei em sentido formal. Isso decorre do reconhecimento da supremacia material exercida pela Constituição Federal. Tal concepção tem importantes reflexos no sistema de controle da Administração Pública. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

858611 E

Comentário: Certamente, no Brasil, adotamos o sistema de jurisdição única, que tem origens nos sistemas jurídicos americano e inglês. Nesse sistema, o Poder Judiciário avalia a legalidade dos atos administrativos de forma definitiva, resultando na formação da coisa julgada material. Não existe um sistema jurisdicional paralelo que também emita decisões com eficácia de coisa julgada, como é característico do modelo de contencioso administrativo, de origem francesa, que não é o padrão em vigor no nosso país.

Questão: 960379

     Ano: 2018

Banca: Quadrix

Órgão: CODHAB-DF

Prova:    Quadrix - 2018 - CODHAB-DF - Analista - Direito e Legislação |

Acerca da Constituição: conceito; elementos; objeto; classificações; e interpretação, julgue o item. O conceito de constituição, em seu sentido formal, abrange o conjunto de normas que instituem e fixam as competências dos principais órgãos do Estado, estabelecendo como serão dirigidos e por quem, além de disciplinar as interações e os controles recíprocos entre tais órgãos.

960379 B

Comentário: A uestão trata da classificação da Constituição em formal e em material. O sentido material se relaciona com o conteúdo, ou seja, representa as normas ue estabelecem as regras estruturais da sociedade, como forma de Estado, de governo e seus órgãos. O sentido formal, por sua vez, relaciona-se com a maneira em ue as normas são introduzidas pelo poder soberano, por meio de um processo legislativo mais rígido, distinto e solene comparado ao processo das demais normas. Portanto, a assertiva trata da constituição em seu sentido material. Gabarito: Errado

Questão: 634290

     Ano: 2013

Banca: IADES

Órgão: SUDAM

Prova:    IADES - 2013 - SUDAM - Estatístico

Deseja-se estudar áreas em formato de quadriláteros para instalação de pequenas indústrias. As áreas ficam entre um rio, representado aproximadamente pela reta r, e uma estrada, representada aproximadamente pela reta s, como na figura abaixo. Quantos quadriláteros são formados utilizando-se dois pontos de 4 marcados à margem do rio e dois pontos de 5 marcados à margem da estrada?

634290 E

Combinação: C4,2= 4.3/2.1=6 e x C5,2= 5.4/2.1= 10 Total= 60

Questão: 2320282

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FNDE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - FNDE - Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais - Conhecimentos Básicos |

"Texto CB1A1-I Criado em 22 de novembro de 1968, por meio da Lei n.º 5.537, o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação e Pesquisa (INDEP) foi transformado em Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Decreto n.º 872, de 15 de dezembro de 1969. Subsequentemente, a autarquia passou por mudanças que diversificaram suas funções, ampliaram a abrangência dos programas executados, ao mesmo tempo em que o volume de recursos gerenciados aumentou. Todas essas mudanças trouxeram desafios para a gestão das políticas e exigiram novas competências do corpo funcional da instituição. Inicialmente, o FNDE funcionava apenas como órgão arrecadador, fiscalizador e gerencial. Era responsável, principalmente, por gerir uma das principais fontes de recursos do Ministério da Educação (MEC), o salário educação, transferindo para os estados e o Distrito Federal 2/3 dos recursos arrecadados. Em 1997, com a extinção da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE), o FNDE ganhou novas atribuições, tornando-se responsável pelas políticas de assistência ao educando referentes às áreas alimentar e nutricional, didático-pedagógicas (livros, bibliotecas e material escolar) e apoio complementar (transporte escolar e assistência à saúde). Mais responsabilidades foram transferidas para a autarquia em 1998, quando foram extintas as delegacias regionais do Ministério da Educação (DEMEC), o que exigiu sua reorganização a fim de responder às responsabilidades pelo acompanhamento e fiscalização da arrecadação e execução dos projetos e programas do MEC. Também passou a fazer parte das atribuições do FNDE a análise de prestação de contas dos recursos liberados para estados e municípios. Em 2004, houve a transferência da gestão do Fundo de Desenvolvimento da Escola e do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio, o que, novamente, ampliou o conjunto de funções da autarquia. Cinara Gomes de Araújo Lobo; Julia Maurmann Ximenes. A construção da gestão do conhecimento no FNDE – um processo. Cadernos do FNDE, Brasília, v.1, n.1, jan-jun 2020, p. 11 (com adaptações). Julgue o item que se segue, a respeito do texto CB1A1-I e das ideias por ele veiculadas. Para atingir seu propósito comunicativo, o texto é construído com base nas tipologias textuais narrativa e expositiva. "

2320282 A

Com uma leitura atenta, nota-se que o texto também conta a historia/trajetória da vida do FNDE.