Questão: 2529458

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue. Tanto nas organizações públicas quanto nas privadas, é permitido fazer o que a lei não proíbe, de modo a se atender plenamente o princípio da legalidade.

2529458 B

O conceito de legalidade, que é adstrito à administração pública, não sujeita a atuação do particular. Motivo pelo qual ao particular é possível a realização de tudo que a lei não proíbe. Ao passo que à administração só é permitida sua atuação conforme os ditames legais.

Questão: 2529310

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que concerne à gestão de projetos e à gestão de processos nas organizações públicas, julgue o item seguinte. A geração do valor público na prestação de serviços envolve a dimensão política e a análise das prioridades, as quais visam precipuamente à realização do bem individual, embora tenham caráter coletivo.

2529310 B

A alternativa está errada porque a premissa de que a geração de valor público na prestação de serviços visa prioritariamente ao bem individual não é correta. A correta interpretação é que a gestão pública deve sempre estar orientada para o bem coletivo e o interesse público.

Questão: 2529307

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o próximo item, a respeito das convergências e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, bem como acerca da excelência nos serviços públicos. Tipicamente, tanto nas organizações privadas quanto nas públicas, os clientes pagam diretamente pelo serviço prestado.

2529307 B

Divergências entre a administração privada x pública

Gestão pública

Serve aos interesses gerais da sociedade
Na sua essência não visa o lucro
Só é licito fazer o que a lei autoriza
Sua eficiência é medida pela qualidade e intensidade com que realiza seus propósitos públicos
Transparência
Cidadão direitos e deveres

Gestão privada

Serve aos interesses de um indivíduo ou grupo
Visa o lucro
É licito fazer tudo que a lei não proíbe
Sua eficiência se mede pelo aumento de suas receitas e redução de seus gastos.
Não é obrigada a ser transparente/ vive em um mercado altamente competitivo – concorrência grande
Cliente

Questão: 2529306

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o próximo item, a respeito das convergências e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, bem como acerca da excelência nos serviços públicos. O estabelecimento de autonomia para o alcance de metas e resultados e a criação de oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento de competências constituem bases para a excelência nos serviços públicos.

2529306 A

A afirmação destaca com precisão que estabelecer autonomia e criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento são pilares fundamentais para alcançar a excelência nos serviços públicos. Ao empoderar os funcionários e investir em seu crescimento, os governos podem promover um setor público de alto desempenho que oferece serviços de qualidade aos cidadãos.

Questão: 2519195

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item que se segue, referente à gestão de processos. Os indicadores de processo são formas de representação objetiva de características do processo que devem ser acompanhadas ao longo do tempo, para avaliação e aperfeiçoamento do desempenho.

2519195 A

São instrumentos quantitativos ou qualitativos, cuja finalidade principal é fornecer informação mensurável para análise e avaliação de uma realidade/resultado. São os indicadores que quantificam, que medem os resultados.

Portanto, os indicadores são instrumentos que possibilitam identificar e medir aspectos ligados a determinados esforços e resultados. Eles são capazes de medir tanto o desempenho interno operacional (atendimento aos requisitos do processo) como o desempenho externo de resultados (alcance de objetivos e metas).

Além disso, o indicador também permite identificar claramente os pontos de controle de cada processo.