Questão: 2305468

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação à gestão da qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item subsequente. Na gestão por processos, o principal indicador de desempenho adotado é a quantidade de processos concluídos por período.

2305468 B

Incorreto. Na gestão por processos, os indicadores de desempenho mais relevantes costumam se concentrar na eficiência, eficácia e qualidade dos processos, ao invés de se limitar apenas à quantidade de processos finalizados. Exemplos comuns de indicadores incluem tempos de ciclo, taxas de erro, satisfação do cliente e custos relacionados aos processos. A prioridade está em aprimorar continuamente os processos para obter resultados superiores, e não apenas em contabilizar a produção.

Questão: 2276119

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item que se segue, relativos à modelagem de processo, análise de processo, transformação do processo, tipologia dos processos, com base no BPM CBOK v.4.0. Transformação do processo explora vários aspectos, tais como papéis, princípios de um bom projeto, considerações sobre a conformidade e alinhamento estratégico.

2276119 B

De acordo com o CBOK, a Transformação de Processos lida com as alterações nos processos no contexto de um ciclo de vida de processo de negócios. São abordadas diversas metodologias para melhoria, redesenho e reengenharia de processos, além das tarefas associadas à implementação de mudanças. O tema de gerenciamento de mudanças organizacionais, essencial para uma transformação de processos bem-sucedida, é discutido com a apresentação de metodologias, técnicas e melhores práticas.

Já o desenho de processos explora os papéis, as técnicas e os princípios para uma boa concepção de processos, examinando padrões comuns de design e considerando aspectos de conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico. FONTE: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®)

Questão: 2274630

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o próximo item, acerca de ferramentas de gestão estratégica e qualidade. O histograma, quando utilizado a partir do emprego de dados históricos, dispõe e processa as informações de forma que seja possível perceber eventual falta de capacidade do processo de gerar produtos que atendam às especificações.

2274630 A

A afirmativa está correta. O histograma é uma ferramenta valiosa na gestão da qualidade e dos processos, pois permite a análise de dados históricos, facilitando a avaliação do desempenho de um determinado processo.

Questão: 2274625

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que concerne às ferramentas utilizadas no planejamento estratégico, julgue o item subsecutivo. O OKR ( objectives and key results ) é um protocolo colaborativo de definição de metas mensuráveis e indicadores precisos para empresas, equipes e indivíduos que vincula metas à missão mais ampla de uma equipe.

2274625 A

De acordo com Niven e Lamorte (2016), o modelo de OKR (Objectives and Key Results) é uma abordagem que envolve pensamento crítico e exige disciplina, promovendo a colaboração entre os colaboradores e o foco em esforços que resultem em contribuições mensuráveis para melhorar os resultados das organizações. Essa metodologia também amplia a compreensão, abrangendo tanto aqueles que lidam bem com números quanto aqueles que não têm essa facilidade.

O sistema de OKR é constituído por três elementos principais:

– Estabelecer metas que sejam inspiradoras e tenham indicadores mensuráveis;
– Garantir que você e sua equipe estejam sempre avançando em direção ao objetivo desejado;
– Criar uma rotina que lembre todos do grupo sobre as metas que estão sendo perseguidas. Fonte: LAMORTE, Ben; NIVEN, Paul. Objectives and Kew Results: Driving Focus, Alingment, and Engagement with OKRs. John Wiley & Sons, 2016.

Questão: 2179240

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação aos objetivos estratégicos da reforma do aparelho do Estado, ocorrida em 1995, julgue os itens a seguir. I Promover a melhoria da efetividade, de maneira que os objetivos democraticamente acordados sejam adequados e realmente alcançados. II Modernizar a administração burocrática mediante adoção de uma política de profissionalização do serviço público. III Prover capacidade gerencial apta a definir e supervisionar os contratos de gestão com as agências autônomas, responsáveis pelas atividades exclusivas de Estado. Assinale a opção correta.

2179240 E

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em sua página 57, item 6.2 Objetivos para o Núcleo Estratégico, dispõe que:

“ – Aumentar a efetividade do núcleo estratégico, de forma que os objetivos democraticamente acordados sejam adequados e efetivamente alcançados.

– Para isso, modernizar a administração burocrática, que no núcleo estratégico ainda se justifica pela sua segurança e efetividade, através de uma política de profissionalização do serviço público, ou seja, de uma política de carreiras, de concursos públicos anuais, de programas de educação continuada permanentemente, de uma efetiva administração salarial, ao mesmo tempo que se introduz no sistema burocrático uma cultura gerencial baseada na avaliação do desempenho.

– Dotar o núcleo estratégico de capacidade gerencial para definir e supervisionar os contratos de gestão com as agências autônomas, responsáveis pelas atividades exclusivas de Estado, e com as organizações sociais, responsáveis pelos serviços não-exclusivos do Estado realizados em parceria com a sociedade.” FONTE: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.