Questão: 2098518

     Ano: 2023

Banca: FCC

Órgão: TRT - 18ª Região (GO)

Prova:    FCC - 2023 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal |

Modesto é empregado no Frigorífico Desossa Geral exercendo a função de embalador, mesma função ocupada por Prisco, o qual percebe salário 20% superior a Modesto. Pretendendo receber a mesma remuneração de Prisco, Modesto estuda a possibilidade de reclamar judicialmente. Para ter sucesso na demanda, com base no que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho, além da identidade de funções e igualdade de produtividade e perfeição técnica, não pode haver entre os empregados diferença de tempo

2098518 E

CLT, Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. § 1 Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

Questão: 599837

     Ano: 2015

Banca: CS-UFG

Órgão: Prefeitura de Goiânia - GO

Prova:    CS-UFG - 2015 - Prefeitura de Goiânia - GO - Procurador do Município

A Consolidação das Leis do Trabalho prevê que o contrato individual de trabalho corresponde à relação de emprego, além de criar normas classificando e atribuindo características ao contrato. Segundo essas regras,

599837 D

CLT, Art. 451 – O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.

Questão: 1982218

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Maringá - PR

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - Prefeitura de Maringá - PR - Procurador Municipal |

Os elementos constitutivos da relação de emprego no ordenamento jurídico brasileiro incluem

1982218 A

CLT, art. 3º, Considera-se empregado toda pessoa física (pessoalidade) que prestar serviços de natureza não eventual (habitualidade) a empregador, sob a dependência (subordinação) deste e mediante salário (onerosidade). Relação de emprego é: SHOP Subordinação: subordinação jurídica, em que o empregado deve obedecer as diretrizes do empregador sobre como o trabalho deve ser desempenhado; Habitualidade: é uma relação contínua no tempo, não esporádica Onerosidade: no emprego, há a contraprestação do trabalho do empregado, que é o salário (dif. do voluntário) Pessoalidade: é contrato personalíssimo, o empregador contrata aquele empregado específico, vc que trabalha na padaria fazendo pão não pode mandar o Zezinho ir trabalhar no seu lugar hoje pq vc não tá a fim!

Questão: 1149620

     Ano: 2020

Banca: VUNESP

Órgão: AVAREPREV-SP

Prova:    VUNESP - 2020 - AVAREPREV-SP - Procurador Jurídico

Sobre a proteção ao trabalho da mulher e da maternidade, assinale a alternativa correta.

1149620 D

CLT, Art. 396. Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um.

Questão: 1785630

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CREFITO-4° Região (MG)

Prova:    Quadrix - 2021 - CREFITO-4° Região (MG) - Analista de Pessoal |

O empregador tem o prazo de 48 horas para realizar a anotação na carteira de trabalho e previdência social (CTPS), com data de admissão, natureza dos serviços, número no registro legal dos empregados e remuneração, sob as penas cominadas na lei.

1785630 B

CLT, art. 29. O empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia.