Questão: 99182

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TST

Prova:    CESPE - 2008 - TST - Analista Judiciário - Área Judiciária |

O trabalhador urbano tem direito de reclamar crédito oriundo da relação de trabalho até cinco anos do fato, observado o biênio a partir do término do contrato de trabalho, enquanto ao trabalhador rural se aplica o prazo bienal para reclamar direitos trabalhistas.

99182 B

CF/88: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXIX – ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 28, de 25/05/2000).

Questão: 2433804

     Ano: 2023

Banca: Instituto Consulplan

Órgão: Prefeitura de Santana da Vargem - MG

Prova:    Instituto Consulplan - 2023 - Prefeitura de Santana da Vargem - MG - Contador I |

Com base na atual disciplina constitucional sobre o ciclo orçamentário brasileiro em âmbito federal, assinale a afirmativa correta.

2433804 B

CF/88, Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais.

Questão: 2387236

     Ano: 2024

Banca: VUNESP

Órgão: PGE-SP

Prova:    VUNESP - 2024 - PGE-SP - Procurador do Estado |

A categoria dos agentes socioeducativos estaduais, contratados sob o regime celetista, responsável pela segurança das unidades de acolhimento de menores infratores, entrou em processo de greve, com a interrupção parcial da prestação de serviço público. Foi ajuizado pelo sindicato da categoria profissional dissídio coletivo de natureza econômica, com a finalidade de fixação de reajuste do auxílio alimentação. Sobre o caso hipotético narrado, é correto afirmar:

2387236 E

CF/88, Art. 142, IV – ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; nesse sentido: TJDFT: Na decisão, o desembargador ressaltou que a categoria está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF e suas atividades são voltadas à garantia do cumprimento de medidas socioeducativas por menores mantidos nas unidades de internação do DF. “Em se tratando de servidores cujas atividades estão relacionadas à área de segurança pública, lhes é vedado o exercício do direito de greve”, destacou. Dessa forma, a paralisação “constitui inegável risco não apenas à sua incolumidade física (dos internos), mas à própria segurança”. O magistrado determinou, ainda, o desconto da remuneração dos dias não trabalhados aos servidores que houverem aderido à greve, sob pena de prejuízo aos cofres públicos e enriquecimento ilícito dos filiados do réu. fonte: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2019/agosto/justica-determina-fim-de-greve-e-retorno-de-agentes-socioeducativos-ao-trabalho-1

Questão: 1933120

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: TJ-TO

Prova:    FGV - 2022 - TJ-TO - Técnico Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo |

Caio concorreu ao cargo eletivo de prefeito do Município Alfa. Após a divulgação dos resultados e a proclamação dos eleitos, tomou conhecimento de que Joana, a candidata vencedora na eleição majoritária municipal, teria praticado diversos atos enquadrados sob a epígrafe do abuso de poder econômico. Irresignado com o ocorrido, Caio procurou um advogado eleitoralista e o questionou a respeito da possibilidade de ser ajuizada alguma ação constitucional para impugnar o mandato a ser outorgado a Joana. O advogado respondeu, corretamente, que:

1933120 B

CF/88, art. 14, § 10. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

Questão: 1918733

     Ano: 2021

Banca: UFES

Órgão: UFES

Prova:    UFES - 2021 - UFES - Técnico de Contabilidade | UFES - 2021 - UFES - Técnico em Tecnologia da Informação | UFES - 2021 - UFES - Técnico de Laboratório - Química |

Em relação ao exercício de mandato eletivo pelos servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, analise as afirmativas a seguir: I. Na hipótese de o servidor ser segurado de regime próprio de previdência social, deverá apresentar requerimento para suspensão da filiação a esse regime durante o exercício do mandato eletivo. II. Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento. III. O servidor investido no mandato de prefeito poderá ser afastado do cargo, emprego ou função, se não houver compatibilidade de horários, sendo-lhe facultado optar pela remuneração. IV. O servidor investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. É CORRETO o que se afirma em

1918733 D

CF/88 I. Na hipótese de o servidor ser segurado de regime próprio de previdência social, deverá apresentar requerimento para suspensão da filiação a esse regime durante o exercício do mandato eletivo. Art. 38 V – na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem. II. Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento. CORRETO. III. O servidor investido no mandato de prefeito poderá ser afastado do cargo, emprego ou função, se não houver compatibilidade de horários, sendo-lhe facultado optar pela remuneração. ERRADO. Art. 38 II – investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração; IV. O servidor investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. CORRETO.