Questão: 649231

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação a processo decisório e liderança, julgue o item seguinte. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

649231 B

Na gestão estratégica e na tomada de decisões, a comunicação tem um papel crucial. Líderes eficientes reconhecem o valor da comunicação informal nas organizações. Esse tipo de comunicação, que ocorre fora dos canais oficiais, pode revelar informações importantes sobre o moral, as percepções e as preocupações da equipe, aspectos que muitas vezes escapam aos métodos formais. A comunicação informal funciona como uma rede extra para a troca de informações e ajuda a reduzir lacunas, principalmente em temas que os colaboradores podem hesitar em trazer para discussões oficiais.

Questão: 602523

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A gestão de processos está relacionada com o aprimoramento do funcionamento organizacional. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. Os conceitos relacionados à gestão de processos organizacionais incluem as técnicas de brainstorming , melhoria contínua, mapeamento de processos e reengenharia. Por meio da reengenharia, realiza-se o desenho de fluxogramas das tarefas e, pelos mapas, é possível promover a medição de custos, resultados e produtividade.

602523 B

Através do MAPEAMENTO, é possível criar fluxogramas que representam as diversas tarefas.

A reengenharia implica uma transformação significativa nos processos.

Questão: 595775

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No exercício do empreendedorismo governamental, estão previstos diversos princípios que devem nortear a atuação das novas lideranças do setor público. O princípio que nasce da necessidade de um gerenciamento amplo de opções disponíveis, em contraste com a administração concentrada em um único objetivo, é o princípio do governo

595775 C

De acordo com Paludo, 2013 (apud Osborne e Gaebler, 1994), o princípio do Governo Catalizador corresponde ao “promotor de ações conjuntos (público, privado e voluntários), o governo regula, coordena e fomenta a maior parte da atuação das partes interessadas”.

Questão: 589618

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

As novas lideranças no setor público passaram a lidar, devido ao realce do empreendedorismo governamental, com mais situações-problema adaptativas e, para lidar com tais situações, os líderes devem lançar mão de alguns princípios, entre os quais se inclui o princípio que consiste em

589618 B

Heifetz e Laurie (1997) ditam seis “princípios” para o exercício da liderança em meio a problemas adaptativos.

• ir para fora: refletir e ver os padrões sistêmicos mais amplos da organização e a sua dinâmica, ao invés de agir de forma diretiva;

• identificar o desafio adaptativo: facilitar o processo de descrever, definir e analisar as reais ameaças enfrentadas pela organização, ao invés de meramente perceber os sintomas;

• moderar a angústia: liderar e facilitar um equilíbrio delicado, de modo a fazer com que as pessoas sintam as pressões que exigem mudanças, sem que sejam sufocadas por elas;

• manter atenção disciplinada: focar o esforço do grupo em relação ao problema e limitar possíveis manobras de absenteísmo;

• devolver o trabalho às pessoas: assegurar que todos assumam responsabilidades;

• proteger as vozes de liderança vindas de baixo: deve-se dar voz a todas as pessoas dispostas a experimentar e a aprender.

Questão: 581423

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação à evolução da administração e a seu papel no contexto público, julgue o item que se segue. As últimas mudanças percebidas na gestão pública consistem na presença de um governo empreendedor, que se distancia do modelo burocrático tradicional ao estimular a ação e a parceria com a sociedade.

581423 A

Há uma série de princípios no livro de Osborne e Gabler (1994) que orientam os governos e gestores a agirem como empreendedores, quais são:

(…)

– Governo orientado por missões: transformando órgãos burocratizados – as antigas regras cedem lugar à missão e aos objetivos organizacionais – relacionado à eficiente prestação dos serviços públicos e ao fortalecimento da instituição perante a sociedade;

– Governo e seus clientes: atendendo às necessidades do cliente e não da burocracia – identificar e houvir os clientes-cidadãos e direcionar os serviços prestados para o atendimento de suas necessidades;