Questão: 263260

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes acerca de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. O levantamento de necessidades é a etapa em que os objetivos dos treinamentos são articulados com os objetivos organizacionais e das unidades de trabalho.

263260 A

Treinamento diagnóstico: Envolve a identificação das necessidades de desenvolvimento da organização. As demandas por treinamento dizem respeito às lacunas no preparo profissional dos colaboradores, sendo essencial compreender quais habilidades precisam ser aprimoradas em um indivíduo ou equipe para melhorar o desempenho no trabalho.

Questão: 260547

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com a abordagem neoclássica da administração, as principais funções do processo administrativo são

260547 D

A Abordagem Neoclássica da Administração destaca a prática da administração, combinando conceitos clássicos com abordagens modernas. O foco recai sobre o processo administrativo, que é dividido em quatro funções principais:

1. Planejamento: Estabelecer objetivos e determinar a melhor forma de alcançá-los, incorporando racionalidade e decisões antecipadas.
2. Organização: Distribuir recursos e tarefas, estruturando a empresa para que os planos sejam executados de maneira eficiente.
3. Direção: Liderar e motivar os membros da organização para que realizem suas tarefas em direção aos objetivos definidos.
4. Controle: Monitorar as atividades para garantir que estão sendo realizadas conforme o planejado, além de corrigir desvios significativos.

Esses quatro elementos constituem a espinha dorsal da gestão empresarial segundo a abordagem neoclássica. A alternativa “D” sintetiza esses conceitos de forma a capturar a essência do processo administrativo, o que a torna a opção correta.

Questão: 255394

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com referência ao processo administrativo como um todo – inclusas as funções de planejamento, organização, direção e controle –, julgue os itens que se seguem. As funções administrativas procuram transformar recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e informacionais em produtos e serviços por meio da eficiência e eficácia do desempenho organizacional.

255394 A

As funções administrativas constituem processos que se retroalimentam, ou seja, envolvem um fluxo de ENTRADAS (que utilizam uma variedade de recursos) e SAÍDAS (que transformam esses recursos em resultados para atingir suas finalidades, objetivos e metas).

Questão: 244465

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de negociação com parceiros estratégicos, julgue os itens que se seguem. Uma parceria estratégica pode propiciar a criação de vínculo permanente entre as partes, e, dessa forma, a criação de uma rede de empresas ou interorganizacional.

244465 A

A questão trata do conceito de parcerias estratégicas e como elas podem resultar na criação de uma rede de empresas ou em relações entre organizações. No ambiente empresarial, é frequente que companhias estabeleçam alianças com parceiros estratégicos para atingir metas que seriam mais desafiadoras de alcançar sozinhas. Essas parcerias podem se basear em interesses mútuos, complementaridade de produtos ou serviços, compartilhamento de recursos, entre outros aspectos.

Questão: 239912

     Ano: 2006

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Quanto ao planejamento, julgue os itens que se seguem. No planejamento estratégico, a análise ambiental interna é a que avalia as oportunidades e ameaças do mercado e o comportamento de seus agentes, entre eles os concorrentes, o governo e os consumidores,

239912 B

A análise interna envolve a avaliação dos pontos fortes e fracos da própria organização, concentrando-se na identificação de competências-chave, recursos disponíveis, processos internos, cultura organizacional e outros aspectos que estão sob controle da empresa.

Em contraste, a análise externa examina fatores fora da organização que podem influenciar seu desempenho. Ela foca nas oportunidades e ameaças do ambiente em que a empresa atua e que não estão sob seu controle direto. Entre esses fatores estão o comportamento dos concorrentes, regulamentações governamentais, tendências de mercado, condições econômicas, avanços tecnológicos, além de aspectos sociais e políticos, entre outros.