Questão: 53457

     Ano: 2006

Banca: FCC

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    FCC - 2006 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados

Considere as assertivas a respeito do habeas corpus. I. Cabe recurso em sentido estrito da decisão do juiz que conceder ordem de habeas corpus. II. Se a autoridade coatora for Ministro de Estado, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral, a competência para processar e julgar originariamente é do Supremo Tribunal Federal. III. Cabe recurso em sentido estrito da decisão do juiz que denegar ordem de habeas corpus. Está correto o que se afirma SOMENTE em

53457 D

As assertivas I e III são corretas, porue estão de acordo com o artigo 581 do CPP, ue em seu inciso X dispõe: “Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença ue conceder ou negar a ordem de habeas corpus”. A assertiva II está incorreta, no caso a competência é do STJ, vejamos: “Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I – processar e julgar, originariamente: (…) c) os habeas corpus , uando o coator ou paciente for ualuer das pessoas mencionadas na alínea “a”, ou uando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral”.

Questão: 2207709

     Ano: 2023

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Ilópolis - RS

Prova:    

Conforme a Constituição Federal, são brasileiros natos: I. Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que esses não estejam a serviço de seu país. II. Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

2207709 A

As assertivas I e II estão corretas, porue tratam de duas hipóteses de brasileiro nato. São elas: “Art. 12. São brasileiros: I – natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda ue de pais estrangeiros, desde ue estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde ue ualuer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil”.

Questão: 844957

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PJC-MT

Prova:    CESPE - 2017 - PJC-MT - Delegado de Polícia Substituto

O princípio da paridade de armas ( par condicio )

844957 E

As assertivas apresentadas abordam conceitos importantes no contexto do processo penal: i – Nucci entende que o Princípio da Oficialidade mitiga a paridade de armas, pois na persecução penal, em ações penais públicas, o Estado comanda a investigação e a fase processual, enquanto ao suspeito/acusado/réu cabe apenas se defender das imputações. ii – R. Brasileiro destaca que, para a doutrina moderna, o Princípio do Contraditório é visto sob a ótica da igualdade. Ele argumenta que o contraditório só é eficaz se os contendores possuírem a mesma força ou, pelo menos, os mesmos poderes, ressaltando a importância da paridade de armas. Quanto à consideração sobre a letra C, destaca-se que ela se equivoca ao afirmar que o Princípio da Paridade de Armas é denominado Princípio do Contraditório. A explicação dada mostra que, embora haja uma relação entre esses princípios, não são sinônimos, conforme delineado pela doutrina moderna, que percebe o contraditório como pressuposto que demanda a existência de paridade de armas para ser eficaz.

Questão: 289434

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-MS

Prova:    CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Análise de Sistemas |

Com relação às disposições do texto constitucional acerca dos direitos políticos, assinale a opção correta.

289434 C

As alternativas “A”,”B”, “D” e “E” não estão de acordo com as disposições constitucionais. Assim, a alternativa correta é a letra “C”. A capacidade eleitoral ativa refere-se ao direito de votar, ou seja, a capacidade de participar ativamente do processo eleitoral, expressando sua vontade através do voto. Por outro lado, a capacidade eleitoral passiva diz respeito ao direito de se candidatar a um cargo político, seja ele executivo ou legislativo, tornando-se elegível para ocupá-lo. Assim, o direito ao sufrágio, ou direito de voto, é composto por esses dois aspectos fundamentais: capacidade eleitoral ativa e capacidade eleitoral passiva.

Questão: 1994546

     Ano: 2022

Banca: IBFC

Órgão: DETRAN-DF

Prova:    IBFC - 2022 - DETRAN-DF - Analista em Atividades de Trânsito |

Com relação à aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de norma constitucional de eficácia limitada.

1994546 D

As alternativas “A”, “B” e “C” são exemplos de normas de eficácia plena. Assim, a alternativa correta é a letra “D”. Para relembrar, as normas de eficácia limitada são as que possuem aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, uma vez que dependem de uma regulamentação futura para que possam produzir todos os seus efeitos. Essas normas podem ser subdivididas em: – Normas programáticas: São aquelas que estabelecem programas gerais a serem implementados pelo poder público ao longo do tempo. – Normas institutivas: Referem-se à criação e organização de órgãos e entidades estatais, estabelecendo estruturas e competências.