Questão: 949858

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-MG

Prova:    Provas: CESPE - 2018 - TCE-MG - Conhecimentos Gerais e Específicos - Cargos: 1, 2, 4

A Constituição Federal de 1988 veda expressamente a edição de medida provisória que

949858 C

A Constituição Federal, em seu Art. 25, § 2º, estabelece que cabe aos Estados a responsabilidade pela exploração dos serviços locais de gás canalizado, seja de forma direta ou mediante concessão. A norma também veda expressamente a edição de medida provisória para regulamentar esses serviços. A Constituição atribui aos Estados a competência para explorar os serviços de gás canalizado, que envolvem a distribuição local desse recurso. Essa exploração pode ser feita diretamente pelos Estados ou por meio de concessão a empresas privadas. A regulamentação desses serviços não pode ser feita por medida provisória. Isso significa que, para regulamentar a exploração do gás canalizado, os Estados devem seguir o processo legislativo ordinário, que exige a aprovação de uma lei pelo Poder Legislativo, sem o uso de medidas provisórias, que são atos normativos de caráter temporário editados pelo Poder Executivo.

Questão: 948962

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGM - João Pessoa - PB

Prova:    CESPE - 2018 - PGM - João Pessoa - PB - Procurador do Município

À luz das disposições constitucionais e do entendimento do STF sobre a competência legislativa concorrente, é correto afirmar que os municípios

948962 A

A Constituição Federal de 1988, no Art. 30, II, estabelece que compete aos Municípios suplementar a legislação federal e estadual no que couber. Isso significa que os Municípios podem editar leis para complementar as legislações de âmbito federal e estadual, especialmente em questões de interesse local, desde que respeitem os limites estabelecidos por essas normas de hierarquia superior. A competência suplementar dos Municípios deve se limitar às questões em que as legislações federal ou estadual não tratem de forma detalhada, respeitando sempre as disposições das leis superiores. Exemplo:
Se uma lei estadual regulamenta o transporte público, o município pode, por meio de uma lei municipal, regular aspectos específicos de interesse local, como rotas, horários ou tarifas, desde que essas normas sejam compatíveis com a legislação estadual.

Questão: 936102

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-PI

Prova:    CESPE - 2018 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Processual

No que se refere a partidos políticos, julgue o próximo item. Os partidos políticos têm autonomia administrativa garantida pela Constituição Federal e poderão definir o regime de suas coligações eleitorais, que vincularão as candidaturas no âmbito federal, estadual, distrital e no municipal.

936102 B

CF, Art. 17, § 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

Questão: 934524

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 1 |

Julgue o item que se segue, relativo à administração financeira e orçamentária brasileira. A modalidade orçamentária atualmente em uso pelos entes públicos brasileiros é uma evolução do orçamento de desempenho.

934524 A

É uma evolução porque saiu do orçamento Clássico/ Tradicional para o de Desempenho, seguindo-se (dentre outros antes dele) ao Orçamento Programa. Veja a lista de evolução!

Clássico/ Tradicional;
de Desempenho;
Base Zero;
Incremental;
Orçamento Programa;
Por Resultados;
Participativo.

Questão: 932888

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE - 2018 - Polícia Federal - Delegado de Polícia Federal

A possibilidade de um direito positivo supraestatal limitar o Poder Legislativo foi uma invenção do constitucionalismo do século XVIII, inspirado pela tese de Montesquieu de que apenas poderes moderados eram compatíveis com a liberdade. Mas como seria possível restringir o poder soberano, tendo a sua autoridade sido entendida ao longo da modernidade justamente como um poder que não encontrava limites no direito positivo? Uma soberania limitada parecia uma contradição e, de fato, a exigência de poderes políticos limitados implicou redefinir o próprio conceito de soberania, que sofreu uma deflação. Alexandre Costa. O poder constituinte e o paradoxo da soberania limitada. In: Teoria & Sociedade. n.º 19, 2011, p. 201 (com adaptações). Considerando o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de Constituição, classificações das Constituições e poder constituinte. A ideia apresentada no texto reflete a Constituição como decisão política fundamental do soberano, o que configura o sentido sociológico de Constituição.

932888 B

A expressão “Constituição como decisão política fundamental do soberano” refere-se ao CONCEITO POLÍTICO de Constituição, uma teoria desenvolvida por Carl Schmitt, também conhecida como teoria decisionista ou voluntarista.

No que se refere ao CONCEITO SOCIOLÓGICO de Constituição, este foi formulado por Ferdinand Lassalle, que a definiu como um fato social, e não como uma simples norma jurídica. Segundo sua visão, dentro de um Estado coexistem duas Constituições: uma real e efetiva, que representa a soma dos fatores reais de poder que controlam o país; e outra, escrita, que se resume a uma mera “folha de papel”.

Para Lassalle, a situação ideal ocorre quando há total correspondência entre essas duas Constituições. No entanto, em caso de conflito entre a Constituição real (efetiva) e a Constituição escrita (jurídica), a primeira sempre prevalece.