Questão: 346582

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: BACEN

Prova:    CESPE - 2013 - BACEN - Procurador

Considerando a evolução histórico-legislativa e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta.

346582 D

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi estabelecido pela Lei nº 8.029/1990 e teve sua organização regulamentada pelo Decreto nº 99.350/1990.

Sua criação ocorreu por meio da unificação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que era responsável pela concessão dos benefícios, e do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), que se encarregava da arrecadação e gestão dos recursos previdenciários.

Questão: 336297

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-PA

Prova:    CESPE - 2012 - TJ-PA - Juiz

Assinale a opção correta, em relação aos ministros de Estado e às atribuições, prerrogativas e responsabilidades do presidente da República.

336297 B

A listagem do artigo 85 não é completa, mas exemplificativa, permitindo que outras ações sejam classificadas como crime de responsabilidade, contanto que exista uma definição legal, através de uma lei federal, como é o caso da Lei nº 1.079/50, em especial no seu artigo 4º.

Questão: 336292

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-PA

Prova:    CESPE - 2012 - TJ-PA - Juiz

Com relação ao Poder Legislativo e ao TCU, assinale a opção correta.

336292 A

A Constituição Federal, no Art. 27, estabelece a regra para a composição das Assembleias Legislativas dos Estados brasileiros. O número de deputados estaduais em cada Assembleia Legislativa é definido com base na representação do Estado na Câmara dos Deputados (CD), respeitando um critério proporcional. O número de deputados estaduais nas Assembleias Legislativas corresponde ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados. Por exemplo, se um Estado tiver 8 deputados federais, ele terá 24 deputados estaduais (8 x 3 = 24). Quando o número de deputados estaduais atingir 36, será acrescido de mais um deputado estadual para cada deputado federal que o Estado tenha acima de doze. Exemplo: Se um Estado tiver 15 deputados federais, ele terá 36 deputados estaduais pelo triplo dos primeiros 12 (12 x 3 = 36) e mais 3 deputados estaduais pelos 3 deputados federais excedentes (15 – 12 = 3). Portanto, o total será de 39 deputados estaduais.

Questão: 336291

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-PA

Prova:    CESPE - 2012 - TJ-PA - Juiz

Em relação às finanças públicas e aos princípios gerais da atividade econômica, assinale a opção correta de acordo com a CF.

336291 C

CF, Art. 163. Lei complementar disporá sobre: I – finanças públicas.

Questão: 330743

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPO

Prova:    CESPE - 2013 - MPOG - Técnico de Nível Superior - Categoria Profissional 3 |

Acerca do orçamento público no Brasil, julgue os itens subsequentes. O instrumento legal para abertura de créditos suplementares autorizados na LOA é o decreto do Poder Executivo.

330743 A

Os créditos suplementares e especiais necessitam de autorização do Poder Legislativo para serem abertos. Eles são autorizados por lei e abertos por decreto executivo.Por outro lado, no caso dos créditos extraordinários, não há necessidade de autorização legislativa; ao invés disso, há uma comunicação imediata ao Poder Legislativo. Assim, os créditos extraordinários são abertos por decreto do Poder Executivo, que informa de imediato ao Poder Legislativo, conforme estipulado na Lei nº 4.320/64.A Constituição Federal, em seu artigo 167, § 3º, combinado com o artigo 62, estabelece que a abertura de crédito extraordinário só será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como aquelas decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública. Além disso, em situações de relevância e urgência, o Presidente da República pode adotar medidas provisórias com força de lei, que devem ser submetidas imediatamente ao Congresso Nacional.Portanto, na União, a abertura de créditos extraordinários é realizada por meio de medida provisória, conforme a disposição constitucional. Contudo, nos estados ou municípios onde não há previsão na constituição estadual ou na lei orgânica (municipal) para a utilização de medida provisória para a abertura de crédito extraordinário, essa abertura deve ocorrer por decreto do Executivo.