Questão: 65300

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MS

Prova:    CESPE - 2010 - MS - Técnico de Contabilidade |

Acerca do orçamento público e seus desdobramentos contábeis, julgue os itens subsequentes. Caberá à LOA o estabelecimento de metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. A LOA determinará, ainda, a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

65300 B

De acordo com o art. 165 da Constituição Federal de 1988, § 2º, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreenderá:As metas e prioridades da administração pública federal.As diretrizes de política fiscal e suas respectivas metas, alinhadas com uma trajetória sustentável da dívida pública.A orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).Disposições sobre alterações na legislação tributária.A definição da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Questão: 17809

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCU

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas - Prova 1 |

Com relação aos orçamentos públicos e às suas características no Brasil, julgue os itens a seguir. Na hipótese de o presidente da República vetar projeto introduzido na proposta orçamentária por iniciativa parlamentar, ou no caso da aprovação, pelo Congresso Nacional, de emenda supressiva cancelando projeto constante da proposta encaminhada pelo Poder Executivo, os recursos correspondentes serão automaticamente destinados à suplementação de dotações originariamente insuficientes.

17809 B

FONTE: CF 1988. Art. 166. § 8º Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

Questão: 17498

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANAC

Prova:    CESPE - 2009 - ANAC - Técnico Administrativo |

No que concerne à gestão de recursos humanos, julgue o próximo item. É facultado ao presidente da República, por meio de decreto, o estabelecimento dos casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

17498 B

Art. 37, IX – a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público

Questão: 3257214

     Ano: 2025

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: BDMG

Prova:    Arquitetura e Solução de Dados |, Provas: CESPE / CEBRASPE - 2025 - BDMG - Analista de Desenvolvimento - Gestão

A respeito do regime jurídico-administrativo do direito administrativo, julgue o item que se segue. Segundo o princípio da indisponibilidade do interesse público, a administração pública não tem a livre disposição dos bens e interesses públicos confiados à sua guarda e realização.

3257214 A

O princípio da indisponibilidade do interesse público está fundamentado na premissa de que os bens e direitos que compõem o patrimônio público não são propriedade do gestor público, mas pertencem à coletividade. Dessa forma, o administrador não possui autonomia para dispor desses bens ou interesses de maneira arbitrária, sendo imprescindível que toda e qualquer ação seja respaldada por previsão legal. Esse princípio impõe limites à atuação do agente público, exigindo que todas as negociações e atos administrativos sejam previamente autorizados por leis específicas.

Questão: 2358935

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAU-BR

Prova:    

Maria apresentou pedido administrativo perante a repartição pública onde seu marido João exerce cargo em comissão. O pedido foi negado e Maria interpôs recurso administrativo dirigido a João, que é o chefe do órgão e autoridade hierarquicamente superior ao servidor que negou o pedido de Maria. Ao analisar o recurso, João acatou o pedido de Maria em decisão administrativa, sem indicar os fatos e os fundamentos jurídicos. A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir. Por ser marido de Maria, João deveria ter se julgado impedido de atuar em processo administrativo.

2358935 A

A questão em análise trata do tema do impedimento em processos administrativos, conforme estabelecido pela Lei nº 9.784/1999, que disciplina o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Nos termos do artigo 18 da Lei nº 9.784/1999, é vedada a participação de autoridade ou servidor que possua interesse, direto ou indireto, na matéria em discussão, ou que tenha vínculo conjugal, união estável ou parentesco até o terceiro grau com pessoa interessada no processo. No caso apresentado, João, por ser marido de Maria, deveria ter se declarado impedido de atuar no processo administrativo, uma vez que a decisão poderia impactar os interesses de sua esposa.