Questão: 1293926

     Ano: 2018

Banca: FUNDATEC

Órgão: Prefeitura de Santa Rosa - RS

Prova:    FUNDATEC - 2018 - Prefeitura de Santa Rosa - RS - Auditor Fiscal

Nossa Constituição Federal prevê a existência de três poderes independentes e harmônicos entre si. Quanto às funções a serem exercidas por cada poder, analise as assertivas abaixo: I. Além de sua função principal, o Poder Legislativo desempenha também algumas funções jurisdicionais e administrativas. II. A função legiferante é a típica do Poder Judiciário e, ainda que seja originária desse poder, ela também é exercida pelo Poder Legislativo. III. Ao Poder Executivo compete exclusivamente a função de executar as políticas públicas e deliberações dos demais poderes. Quais estão corretas?

1293926 A

Apenas a afirmativa I está correta. I. Correta. O Poder Legislativo desempenha sua função típica, ue é a elaboração do regramento jurídico do Estado, ou seja, a criação de leis. Contudo, além dessa função típica, o Legislativo também pode exercer atividades atípicas, como a administração de seus órgãos internos (função típica do executivo) e a função jurisdicional, como uando faz o julgamento de seus próprios membros. II. Incorreta. A função legiferante se refere à capacidade de legislar, ou seja, à criação de leis. Essa é, sem dúvida, uma função típica do Poder Legislativo. III. Incorreta. uando se fala em Poder Executivo, sua função típica é administrar e implementar as leis. Contudo, por meio da figura da medida provisória, por exemplo, o Presidente da República no Brasil pode exercer uma função legislativa atípica. Assim, cada Poder tem suas funções típicas, auelas ue são sua atribuição principal de acordo com a Constituição, mas também pode exercer funções atípicas em circunstâncias específicas.

Questão: 589457

     Ano: 2015

Banca: FUNCAB

Órgão: ANS

Prova:    Economia ou Contabilidade |, FUNCAB - 2015 - ANS - Ativ. Tec. de Suporte - Administração

"Arquimedes, o bom repórter Faz parte do meu ofício inventar. Mentir, sem qualquer consideração teológica. Preencher as páginas em branco, esforçando-me por criar heróis mesquinhos e sublimes. Um ofício que se funde com as adversidades do cotidiano e que, pautado por uma estética insubordinada, comporta todas as escalas morais, afugenta os ideários uniformizadores. A literatura brota de todos os homens, de todas as épocas. Sua ambígua natureza determina que os escritores integrem uma raça fadada a exceder-se. Seus membros, como uma seita, vivem na franja e no âmago da realidade, que constrange e ilumina ao mesmo tempo. E sem a qual a criação fenece. A arte dos escritores arregimenta a sucata e o sublime, o que se oxida em meio aos horrores, o que se regenera sob o impulso dos suspiros de amor. Apalpa a matéria secreta que sangra e aloja-se nos porões da alma. Há muito sei que a escrita não poupa o escritor. E que, ao ser um martírio diário, coloca-o a serviço do real. E enquanto este mero exercício de acumular palavras, de dar-lhes sentido, for um ato de fé no humano, a literatura seguirá sendo protagonista do enigma que envolve vida e morte. Uma arte que geme, emite sinais, desenha signos, e que constitui uma salvaguarda civilizadora perante a barbárie. Em cujas páginas batalha-se pelo provável entendimento entre seres e situações intoleráveis. Como se por meio de certos recursos estéticos fosse possível conciliar antagonismos, praticar a tolerância, ativar sentimentos, testar os limites da linguagem e da ambiguidade da solidão humana. Salvar, enfim, os seres trágicos que somos. Não sei ser outra coisa que escritora. Já pelas manhãs, enquanto crio, apalpo emoções benfazejas, sentimentos instáveis, a substância sob o abrigo do sinistro e da esperança. Tudo o que a realidade abusiva refuta. É mister, contudo, combater os expurgos estéticos para narrara história jamais contada. A criação literária, porém, que se faz à sombra da comunidade humana, aproximou-me sempre daqueles cujas experiências pessoais eram vizinhas no ato de escrever. Por isso, desde a infância, senti-me irmanada aos jornalistas no uso das palavras e na maneira de captar o mundo. E a tal ponto vinculada aos jornais que nos vinham a casa, já pelas manhãs, que disputava com o pai o privilégio de lê-los antes dele. De aproximar-me destas páginas vivazes que, arrancando-me da sonolência, proclamavam que a vida despertara antes de mim. O drama humano não tinha instante para começar, precedera-me há horas, há milênios. PINON, Nélida. Aprendiz de Homero. Rio de Janeiro: Editora Record,2008,p.81-82,fragmento. Dos períodos compostos transcritos a seguir, aquele que está estruturado em relações de subordinação e coordenação entre as orações é:"

589457 A

Apalpa a matéria secreta que sangra e aloja-se nos porões da alma.” OR. PRINCIPAL / OR. SUB. / OR. COORD. SINDÉTICA ADITIVA

Questão: 2018439

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CRT-03

Prova:    Quadrix - 2022 - CRT-03 - Analista Administrativo |

Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial. Pelo ocorrido, apresentamos à Vosso excelentíssimo nossas escusas, deixando claro que estamos trabalhando com afinco para o mais bom cumprimento da solicitação encaminhada para nós.

2018439 B

ao Vosso … Crase não existe antes de palavra masculina. “o”

Questão: 603243

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPU

Prova:    CESPE - 2016 - DPU - Psicólogo

No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações, julgue o item que se segue. Ao utilizar um questionário com 194 tarefas diferentes e identificar como essas tarefas estão envolvidas no desempenho de um cargo em análise, o psicólogo realiza a análise funcional de cargos.

603243 B

Ao utilizar um questionário com 194 tarefas diferentes e identificar como essas tarefas estão envolvidas no desempenho de um cargo em análise, o psicólogo realiza a análise funcional de cargos. Resposta: Errado. Como o objetivo do questionário é identificar as tarefas envolvidas no cargo, o psicólogo está realizando a descrição do cargo, ou seja, o conteúdo.

Questão: 628719

     Ano: 2016

Banca: TRT 2R (SP)

Órgão: TRT - 2ª REGIÃO (SP)

Prova:    TRT 2R (SP) - 2016 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Juiz do Trabalho Substituto

Levando em conta a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar:

628719 D

Ao tratar do salário mínimo, a Constituição Federal fornece uma diretriz programática, indicando a importância de garantir condições mínimas de subsistência para os trabalhadores, mas a aplicação efetiva desses princípios requer atuação legislativa posterior.