Questão: 1975245

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: TCE-TO

Prova:    

Em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, no âmbito de determinada estrutura estatal de poder, foi constatada a inexistência de comprovação de vultosas despesas realizadas na referida estrutura, sendo fortes os indícios de que os recursos públicos foram desviados e de que os atos ilícitos terão continuidade se o servidor público responsável pela estrutura não for cautelarmente afastado. O referido afastamento:

1975245 A

AGRAVO INTERNO NA SUSPENSÃO DE LIMINAR. TRIBUNAL DE CONTAS DO MATO GROSSO. ADI ESTADUAL. MEDIDA CAUTELAR QUE SUSPENDE A EFICÁCIA DE DISPOSITIVOS DA LEI ORGÂNICA DO TCE. MEDIDAS CAUTELARES DETERMINADAS PELAS CORTES DE CONTAS. ALEGAÇÃO DE RISCO DE GRAVE DANO À ORDEM E À ECONOMIA PÚBLICAS. OCORRÊNCIA. DESCOMPASSO COM RELAÇÃO À JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SOBRE O TEMA. RISCO À EFETIVIDADE DA FISCALIZAÇÃO. PEDIDO DE SUSPENSÃO QUE SE JULGA PROCEDENTE. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. O incidente de contracautela é meio processual autônomo de impugnação de decisões judiciais, franqueado ao Ministério Público ou à pessoa jurídica de direito público interessada exclusivamente quando se verifique risco de grave lesão à ordem, à saúde, segurança e à economia públicas no cumprimento da decisão impugnada (art. 4º, caput, da Lei 8.437/1992; art. 15 da Lei 12.016/2009 e art. 297 do RISTF). 2. In casu, revelam-se presentes os requisitos para a concessão da suspensão no presente incidente, porquanto a decisão impugnada está em descompasso com a jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal, firmada no sentido de que os Tribunais de Contas possuem competência constitucional para determinar medidas cautelares necessárias à garantia da efetividade de suas decisões e à prevenção grave lesões ao erário, nos seus processos de fiscalização. 3. A manutenção da decisão impugnada revela o potencial risco à ordem e à economia públicas, porquanto tem o condão de obstaculizar a atuação preventiva do Tribunal de Contas estadual no exercício de fiscalização do erário. 4. Agravo a que se nega provimento. (STF – SL: 1420 MT 0036210-29.2021.1.00.0000, Relator: LUIZ FUX (Presidente), Data de Julgamento: 20/09/2021, Tribunal Pleno, Data de Publicação: 13/10/2021)

Questão: 2133748

     Ano: 2023

Banca: CONSULPAM

Órgão: TCM-PA

Prova:    CONSULPAM - 2023 - TCM-PA - Técnico de Controle Externo |

Ester foi convocada para atuar como Júri em determinado processo que corria no Tribunal da sua cidade. Por conta disso, pode-se afirmar que Ester exercerá a função de:

2133748 A

Agentes Honoríficos: conforme os ensinamentos do autor Hely Lopes Meireles, os Agentes Honoríficos “são cidadãos convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados serviços ao Estado, em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua notória capacidade profissional, mas sem qualquer vínculo empregatício ou estatutário e, normalmente, sem remuneração. Tais serviços constituem o chamado múnus público, ou serviços públicos relevantes, de que são exemplos a função de jurado, de mesário eleitoral, de comissário de menores, de presidente ou membro de comissão de estudo ou de julgamento e outros dessa natureza. Os agentes honoríficos não são servidores públicos, mas momentaneamente exercem uma função pública e, enquanto a desempenham, sujeitam-se à hierarquia e disciplina do órgão a que estão servindo, podendo perceber um pro labore e contar o período de trabalho como de serviço público. Sobre esses agentes eventuais do Poder Público não incidem as proibições constitucionais de acumulação de cargos, funções ou empregos (art. 37, XVI e XVII), porque sua vinculação com o Estado é sempre transitória e a título de colaboração cívica, sem caráter empregatício.”

Questão: 1969105

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CFO-DF

Prova:    Quadrix - 2022 - CFO-DF - Técnico Administrativo |

Quanto aos agentes públicos, julgue o item. Agentes honoríficos não recebem remuneração ou benefício colateral, exercendo verdadeiro múnus público.

1969105 B

AGENTES HONORÍFICOS •CIDADÃOS CONVOCADOS OU NOMEADOS PARA PRESTAREM SERVIÇOS DE NATUREZA TRANSITÓRIA •SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO E SEM REMUNERAÇÃO. •NÃO SÃO FUNCIONÁRIOS NEM SERVIDORES PÚBLICOS ® EXCETO PARA FINS PENAIS •CONSTITUEM OS MUNUS PUBLICOS (SERVIÇOS RELEVANTES). •EXS.: JURADOS, MESÁRIOS ELEITORAIS

Questão: 1933435

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - PC-PB - Escrivão de Polícia |

A capacidade de um agente computacional de alterar o próprio comportamento com base em situações anteriores é chamada de

1933435 D

Agente computacional, ele está se referindo a IA (inteligencia Artificial) A – autonomia. Teoricamente a IA não tem autonomia, se tivesse seriamos dominados pelas máquinas haha, resumindo: a IA aprendeu algo anterior, agora ela com a autonomia dela (que não existe) vai corrigir-se sozinha B – cooperatividade. Para que ter um sistema artificial se preciso ficar ensinando ela? Cooperando com ela?? C – inteligência. Aprender com o erro anterior é sabedoria e não inteligência, mas a IA é “apenas” INTELIGENTE, e não SÁBIA, Sábias somente seres racionais (humanos) D – aprendizagem. Gabarito! IA foi criada para isso! Aprender sozinha! E – proatividade.

Questão: 841921

     Ano: 2017

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TJ-MG

Prova:    CONSULPLAN - 2017 - TJ-MG - Oficial de Apoio Judicial

Analise as afirmativas, sobre os prazos processuais, de acordo com o Código Processo Civil 2015: I. Quando tiver ciência da ordem emanada pelo Juiz, o serventuário deverá executar os atos processuais no prazo de 10 (dez) dias. II. Nos processos eletrônicos, a juntada de petições ou de manifestações em geral dependerá de ato de serventuário da justiça, que certificará o dia e a hora da prática do ato. III. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritório de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento, nos processos judiciais físicos e eletrônicos. IV. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria. Está correto o que se afirma em:

841921 C

Afirmativa I) Está incorreta. O prazo para o serventuário praticar o ato é de 5 (cinco) dias, conforme o artigo 228, caput, do CPC/15. Afirmativa II) Está incorreta. Nos processos em autos eletrônicos, a juntada de petições ocorre de forma automática, conforme o artigo 228, §2º, do CPC/15. Afirmativa III) Está incorreta. Embora, em geral, litisconsortes com diferentes procuradores tenham prazos contados em dobro, essa regra não se aplica aos processos em autos eletrônicos, conforme o artigo 229, §2º, do CPC/15. Afirmativa IV) Está correta. O artigo 231, III, do CPC/15 estabelece que, salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria.