Questão: 456654

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE - 2014 - TJ-DFT - Juiz de Direito Substituto

No que diz respeito à prestação de serviço público ofertado por concessionária ou permissionária, à interrupção do serviço e ao princípio da continuidade, assinale a opção correta de acordo com a legislação de regência e a jurisprudência do STJ.

456654 E

ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. IMPOSSIBILIDADE DE CORTE POR DÉBITOS PRETÉRITOS. SUSPENSÃO ILEGAL DO FORNECIMENTO. DANO IN RE IPSA. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. 1.Esta Corte Superior pacificou o entendimento de que não é lícito à concessionária interromper o fornecimento do serviço em razão de débitopretérito; o corte de água ou energia pressupõe o inadimplemento de dívida atual, relativa ao mês do consumo, sendo inviável a suspensão do abastecimento em razão de débitos antigos.

Questão: 1637033

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-AC

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2009 - TCE-AC - Analista de Controle Externo - Administração |

São características da administração pública patrimonialista

1637033 E

Administração Pública patrimonialista – Embora desorganizado, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado. Nele, não havia distinção clara entre a gestão de bens públicos e particulares: tudo dentro dos limites territoriais do “reinado” era considerado propriedade do soberano, que tinha liberdade para utilizar os bens sem prestar contas à sociedade.

Questão: 275269

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-RO

Prova:    CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Administração |

As características da administração pública patrimonialista incluem

275269 B

Administração pública patrimonialista – Antes do advento do capitalismo e da democracia, havia uma concepção em que os governantes (monarcas) viam o patrimônio público como uma extensão de seu patrimônio privado. O Estado funcionava como uma ferramenta do poder do soberano e seus auxiliares, os servidores, tinham status de nobreza real. Os cargos estavam sujeitos à arbitrariedade dos governantes, e a corrupção e o nepotismo eram comuns. O foco estava na satisfação das necessidades pessoais do soberano e seus auxiliares, em detrimento do interesse coletivo. Esse sistema perdurou até o final do século 19, tornando-se inaceitável a partir de então.

Questão: 2209762

     Ano: 2023

Banca: FUNDATEC

Órgão: IFC-SC

Prova:    FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Assistente de Administração |

De acordo com Paludo (2015) e o seu entendimento sobre os assuntos atinentes à administração pública, assinale a alternativa correta.

2209762 E

Administração Pública Gerencial: Este modelo prioriza a eficiência e eficácia na gestão pública. Ele promove a descentralização das decisões e estabelece metas e resultados claros, frequentemente por meio de contratos. O foco da administração pública gerencial é tornar a gestão mais flexível e orientada para resultados.

Questão: 982155

     Ano: 2019

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-PE

Prova:    CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |

A questão dos recursos humanos nas organizações passou por diversas abordagens ao longo do tempo e, consequentemente, por diferentes escolas de administração. A esse respeito, julgue o item que se segue. Consiste em uma característica da administração por objetivos a participação de subordinados na formulação e definição de objetivos de desempenho, de forma consensual, entre superiores e subordinados.

982155 A

Administração por Objetivos: Originária da Escola Neoclássica, nesse método, superiores e subordinados colaboram na definição dos objetivos e avaliam seu alcance.