Questão: 593427

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-RS

Prova:    CESPE - 2015 - TRE-RS - Analista Judiciário - Administrativa

No que diz respeito às diferentes espécies de bens e as suas classificações, assinale a opção correta.

593427 B

A) Incorreta: Os bens públicos de uso comum do povo são considerados bens públicos por natureza, assim como os bens públicos de uso especial e os dominicais. Portanto, a assertiva está incorreta ao afirmar que apenas os de uso comum do povo são considerados bens públicos por natureza. B) Correta: Os animais, também denominados semoventes, são considerados espécies de bens móveis por natureza, pois possuem movimento próprio. A assertiva está correta. C) Incorreta: A energia elétrica, por possuir valor econômico, é considerada um bem móvel, conforme estabelece o Código Civil. A assertiva está incorreta ao afirmar que a energia elétrica não pode ser considerada como bem móvel ou imóvel. D) Incorreta: A classificação dos bens quanto à tangibilidade não é abordada no Código Civil de 2002. Além disso, a assertiva está incorreta ao afirmar que os bens incorpóreos podem ser incorporados ao patrimônio pessoal, pois são justamente aqueles que não têm existência corpórea, como os direitos de autor e a propriedade industrial. E) Incorreta: A assertiva está incorreta ao afirmar que o dinheiro é um bem infungível. Na verdade, o dinheiro é considerado fungível, pois pode ser substituído por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Bens infungíveis são aqueles que não podem ser substituídos por outros equivalentes, como obras de arte únicas. Portanto, a única assertiva correta é a letra B.

Questão: 1149559

     Ano: 2018

Banca: FCC

Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal

Prova:    FCC - 2018 - Câmara Legislativa do Distrito Federal - Inspetor de Polícia Legislativa |

No processo penal,

1149559 D

A) INCORRETA: O entendimento sumulado nº 366 do STF prevê que não é nula a citação por edital que apenas indica o dispositivo da lei penal. Essa súmula é sempre exigida nos concursos públicos. B) INCORRETA: A Súmula 155 do STF estabelece que é relativa a nulidade do processo criminal por falta de intimação da expedição da precatória para inquirição da testemunha. Além disso, a Súmula 273 do STJ esclarece que, intimada a defesa da expedição da carta precatória, torna-se desnecessária intimação da data da audiência no juízo deprecado. C) INCORRETA: O equívoco da alternativa está em afirmar que é desnecessária a inclusão do nome do acusado na intimação. O art. 370, §1º, do CPP, consigna expressamente a necessidade da inclusão do nome do acusado, sob pena de nulidade. D) CORRETA: A alternativa está correta, pois é a redação do §4º do art. 370 do CPP. A intimação do MP e do defensor nomeado será pessoal. É importante ter cuidado para não confundir com o defensor constituído, cuja intimação segue o §1º, do art. 370, do CPP, e ocorre por meio de publicação. E) INCORRETA: De acordo com o art. 369 do CPP, as citações em alegações estrangeiras serão efetuadas por meio de carta rogatória.

Questão: 1134399

     Ano: 2020

Banca: FGV

Órgão: TJ-RS

Prova:    FGV - 2020 - TJ-RS - Oficial de Justiça

Quanto à intimação da sentença, é correto afirmar que:

1134399 E

A) INCORRETA: Neste caso, a intimação do réu poderia ter sido realizada na pessoa do advogado constituído. A opção pelo edital só seria adequada se o advogado não fosse localizado e isso fosse certificado pelo oficial de justiça. B) INCORRETA: A intimação por edital e a intimação por hora certa são consideradas presumidas ou fictas pela doutrina. Vale ressaltar a necessidade de intimação pessoal do réu preso e as situações em que a intimação pode ocorrer na pessoa do advogado quando o réu estiver solto. C) INCORRETA: A intimação do Ministério Público, de acordo com o artigo 41 da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/93), se dá mediante a entrega dos autos com vista. D) INCORRETA: O réu, quando solto ou sendo afiançável e tendo prestado a fiança, pode ser intimado pessoalmente ou na pessoa de seu advogado constituído. E) CORRETA: A afirmação está correta e está de acordo com o disposto no artigo 392, I, do Código de Processo Penal.

Questão: 1396103

     Ano: 2014

Banca: ESMARN

Órgão: TJ-RN

Prova:    ESMARN - 2014 - TJ-RN - Juiz Leigo

Em relação ao inquérito policial, assinale a alternativa INCORRETA:

1396103 E

A) INCORRETA: A explicação apresentada está correta, mas a alternativa foi marcada como incorreta. O sigilo externo é em relação à divulgação a terceiros, enquanto o sigilo interno refere-se ao acesso do investigado e do advogado. Parece ser um equívoco na marcação. B) INCORRETA: A alternativa está correta em afirmar que uma das características do inquérito policial é a discricionariedade na condução das investigações e nas diligências determinadas pelo Delegado de Polícia. C) INCORRETA: A alternativa está correta. Em função dos critérios dos Juizados Especiais e da possibilidade de o investigado fazer jus às medidas despenalizadoras, como composição civil dos danos, transação penal e suspensão condicional do processo, o indiciamento não é uma regra. D) INCORRETA: A alternativa está correta. O prazo para conclusão do inquérito policial é de 10 dias se o indiciado estiver preso em flagrante, ou em prisão preventiva, e de 30 dias quando estiver solto. E) CORRETA: A alternativa está correta. O arquivamento implícito ocorre quando na denúncia não constam fatos ou pessoas investigadas.

Questão: 1839560

     Ano: 2021

Banca: MPE-RS

Órgão: MPE-RS

Prova:    MPE-RS - 2021 - MPE-RS - Promotor de Justiça |

De acordo com o Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.

1839560 D

A) INCORRETA: A afirmação está incorreta, pois, de acordo com o artigo 28-A, §3º, do Código de Processo Penal, o acordo de não persecução penal será formalizado por escrito e firmado pelo membro do Ministério Público, pelo investigado e por seu defensor. Não há menção ao juiz na formalização do acordo. B) INCORRETA: A assertiva está incorreta ao afirmar que o descumprimento do acordo poderá ser utilizado como justificativa para o não oferecimento de suspensão condicional da pena (artigo 77 a 82 do Código Penal). Na verdade, o artigo 28-A, §11, do CPP, menciona a suspensão condicional do processo (artigo 89 da Lei 9.099/95). C) INCORRETA: A afirmação está incorreta. Após a homologação judicial do acordo de não persecução penal, os autos são devolvidos ao Ministério Público para que este inicie sua execução perante o juízo de execução penal, conforme o artigo 28-A, §6º, do Código de Processo Penal. D) CORRETA: A afirmativa está correta. O artigo 28-A, §4º, do Código de Processo Penal estabelece que, para a homologação do acordo de não persecução penal, será realizada audiência na qual o juiz deverá verificar a sua voluntariedade, por meio da oitiva do investigado na presença do seu defensor, e sua legalidade. E) INCORRETA: A afirmação está incorreta. Após o cumprimento integral do acordo de não persecução penal, o juízo competente decreta a extinção de punibilidade, conforme o artigo 28-A, §13º, do Código de Processo Penal. Não há menção ao juiz na proposta ou aceitação do acordo. Dessa forma, a opção correta é a letra D.