Questão: 2347238

     Ano: 2023

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Quinze de Novembro - RS

Prova:    

Assinalar a alternativa que apresenta uma palavra proparoxítona:

2347238 C

A) IN-SUS-TEN-TÁ-VEL → Paroxítona terminada em L B) CA-FE-Í-NA → Hiato C) HAR-MÔ-NI-CO → Proparoxítona D) DI-FÍ-CIL → Paroxítona terminada em L

Questão: 2375002

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ITAIPU BINACIONAL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Júnior - Função: Administrador |

Acerca da gestão do desempenho, assinale a opção correta.

2375002 D

A) Gestão também chamada de performance, a gestão de desempenho corresponde à mensuração do rendimento de algo ou de alguém. Esta alternativa está incorreta porque confunde o termo “gestão de desempenho” com “mensuração de desempenho”. A gestão de desempenho envolve não apenas a mensuração do rendimento, mas também o estabelecimento de metas, feedback, desenvolvimento profissional, entre outros aspectos. B) Desempenho é o nome dado ao processo de gerenciamento de algo ou de alguém. Esta alternativa está incorreta porque desempenho não se refere ao processo de gerenciamento, mas sim ao resultado ou rendimento alcançado por algo ou alguém em determinadas atividades ou tarefas. C) A avaliação de desempenho não produz insumos para a área de recursos humanos realizar processos relevantes para a gestão de pessoas. Esta alternativa está incorreta porque a avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para a área de recursos humanos obter informações sobre o desempenho dos colaboradores, que podem ser utilizadas para diversos processos de gestão de pessoas, como desenvolvimento profissional, feedback, definição de planos de carreira, entre outros. E) Escolha e distribuição forçada é um método de avaliação que parte da ideia de que alguns poucos fatos que ocorrem no cotidiano da organização serão responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso desta. Esta alternativa está incorreta porque descreve de forma imprecisa o método de avaliação conhecido como “escolha e distribuição forçada”. Este método não se baseia na ideia de que apenas alguns poucos fatos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização, mas sim na classificação forçada dos colaboradores em diferentes categorias de desempenho com base em critérios predefinidos.

Questão: 1862993

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: MPE-GO

Prova:    FGV - 2022 - MPE-GO - Promotor de Justiça Substituto |

Alcebíades veio a falecer em 2015, aos 70 anos de idade, depois de três anos separado de fato de sua esposa Gertrudes, com quem se casara em 2005. Logo depois da separação, Alcebíades assumiu publicamente relacionamento com Renata, e assim permaneceram de forma contínua e duradoura até sua morte. Um dos filhos de Alcebíades, chamado Gabriel, morrera um ano antes dele, deixando duas filhas, Maria e Sofia, que contavam com 10 e 12 anos de idade, respectivamente, quando da morte do avô. Alcebíades deixou ainda dois filhos vivos, Pedro e Paulo, que desaprovavam o novo relacionamento do pai. Alcebíades cortara relações com Pedro há um ano, pois o filho chegou a chamar Renata de interesseira em um jantar com toda a família. Paulo, por sua vez, renunciou à herança assim que soube da morte do pai. Considerando que Alcebíades não deixou testamento, é correto afirmar sobre sua sucessão que:

1862993 E

A) Gertrudes tem direito à cota equivalente à de cada um dos filhos, independentemente do concubinato com Renata, pois persistia o vínculo conjugal na ocasião do óbito; INCORRETO. Art. 1.830. Apenas é assegurado o direito sucessório ao cônjuge sobrevivente se, no momento da morte do outro, não estivessem separados judicialmente, nem separados de fato por mais de dois anos, exceto se comprovada a impossibilidade de convivência sem culpa do sobrevivente. B) Renata tem direito à metade da porção correspondente aos filhos de Alcebíades, já que não são filhos em comum, referente aos bens adquiridos onerosamente durante a união estável; INCORRETO. Art. 1.832. Em concorrência com os descendentes (art. 1.829, inciso I), ao cônjuge caberá um quinhão igual ao dos que sucederem por cabeça, não podendo sua quota ser inferior a um quarto da herança, se for ascendente dos herdeiros concorrentes. O cônjuge sobrevivente, quando concorre com descendentes, terá um quinhão igual ao destes, sendo assegurado o mínimo de 1/4 da herança, caso seja ascendente dos herdeiros concorrentes. C) Sofia tem direito à cota equivalente à de cada um dos filhos, pois tem o direito de representar seu pai pré-morto, Gabriel, recebendo sua porção; INCORRETO. A herança do falecido será partilhada entre a companheira e seus três filhos (Gabriel, Pedro e Paulo). Como um deles já era falecido (Gabriel, o pai de Sofia), em relação à parte que lhe cabia, haverá sucessão por representação de suas filhas: Sofia e Maria. Portanto, Sofia, juntamente com sua irmã, terá direito à parte que caberia a cada um dos filhos. Art. 1.854. Os representantes só podem herdar, como tais, o que herdaria o representado, se vivo fosse. Art. 1.855. O quinhão do representado será dividido igualmente entre os representantes. D) Pedro está excluído da sucessão do pai, pois a ofensa contra a honra da companheira do pai, mesmo não sendo reconhecida judicialmente como crime, configura motivo de indignidade; INCORRETO. Art. 1.815. A exclusão do herdeiro ou legatário, em qualquer desses casos de indignidade, será declarada por meio de sentença. E) Os filhos de Paulo não podem herdar por representação do pai, que renunciou, mas podem herdar por direito próprio e por cabeça, se os demais herdeiros também renunciarem. CORRETO. Art. 1.811. Ninguém pode suceder representando um herdeiro renunciante. No entanto, se o herdeiro renunciante for o único legítimo de sua classe, ou se todos os outros herdeiros da mesma classe renunciarem à herança, então os filhos podem suceder por direito próprio e por cabeça. ▪︎ HERDEIRO QUE RENUNCIOU À HERANÇA – seus filhos não herdam (art. 1.811); ▪︎ HERDEIRO EXCLUÍDO – seus filhos herdam como se ele fosse pré-morto (art. 1.816).

Questão: 201697

     Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE)

Prova:    FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário - Execução de Mandados

A compensação

201697 D

a) FALSO – De acordo com o Art. 373 do Código Civil, a diferença de causa nas dívidas não impede a compensação, exceto nos casos de esbulho, furto ou roubo, e quando uma das dívidas se originar de comodato, depósito ou alimentos. b) FALSO – A compensação efetua-se entre dívidas líquidas, vencidas e, no caso de coisas fungíveis, como estabelece o Art. 369 do Código Civil. c) FALSO – Conforme o Art. 372 do Código Civil, os prazos de favor, mesmo que consagrados pelo uso geral, não impedem a compensação. d) VERDADEIRO – O Art. 371 do Código Civil estabelece que o devedor só pode compensar com o credor o que este lhe dever, mas o fiador pode compensar sua dívida com a de seu credor ao afiançado. e) FALSO – O Art. 376 do Código Civil estabelece que uma pessoa que se obrigou por terceiro não pode compensar essa dívida com a que o credor dele lhe dever.

Questão: 1097623

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: Prefeitura de Jataí - GO

Prova:    

Segundo as regras da ortografia oficial brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta vocábulo grafado corretamente.

1097623 C

A) estranjeiro estrangeiro B) sarjento sargento C)Gabarito D) lage Laje E) tijela Tigela