Questão: 111891

     Ano: 2010

Banca: IESES

Órgão: CRA-AC

Prova:    IESES - 2010 - CRA-AC - Assistente Administrativo |

Assinale a alternativa adequada quanto ao uso de a (preposição) à (preposição + artigo) ou há (verbo haver):

111891 B

A) Este hospital está a 150 dias sem infecção hospitalar. ? O correto seria usar o verbo “haver” indicando tempo decorrido: há 150 dias (já decorreram 150 dias). B) Há alguns anos aconteceu um fenômeno similar ao ocorrido agora. ? correto, verbo “haver” indicando perfeitamente o tempo decorrido, é a nossa resposta. C) Daqui há Curitiba são três horas de viagem. ? daqui a algum lugar; o correto seria o uso da preposição “a” indicando local. D) Espero que não haja objeções à realização da prova daqui há duas semanas. ? o correto seria o uso da preposição “a” indicando projeção de tempo.

Questão: 963259

     Ano: 2019

Banca: IADES

Órgão: AL-GO

Prova:    IADES - 2019 - AL-GO - Procurador

Com base na legislação eleitoral e na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de súmula vinculante, no que tange a condições de elegibilidade e inelegibilidade, assinale a alternativa correta.

963259 B

a) Errado. Nos termos da jurisprudência do TSE e da Súmula Vinculante STF n.º 18, a separação judicial ou divórcio, verificados no curso do mandato, não afastam a inelegibilidade do ex-cônjuge para o mesmo cargo. b) Certo. Nos termos da jurisprudência do TSE, bem como no art. 14, § 7.º, da Constituição Federal, é inelegível cunhada de governador do Estado em cuja jurisdição pretenda concorrer a cargo eletivo municipal. Com efeito, a cunhada de governador de Estado ou do Distrito Federal é considerada parente por afinidade em segundo grau. Daí ser inelegível para o cargo eletivo municipal no território de jurisdição do chefe do executivo (em município localizado no referido estado), salvo se ela já for titular de mandato eletivo e candidata à reeleição. c) Errado. Nos termos do art. 11, § 2.º, da Lei n.º 9.504/97, para todos os cargos eletivos, exceto para o de Vereador, a idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade será verificada à data da posse. No caso de vereador, a idade mínima há de ser aferida na data-limite para o pedido de registro. d) Errado. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses (e não de um ano) e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo de seis meses, nos termos do art. 9.º, caput, da Lei n.º 9.504/97. e) Errado. No território de jurisdição do titular, são inelegíveis o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, dos chefes do Poder Executivo, desde que não sejam titulares de mandato eletivo e candidatos à reeleição. É o que prevê o art. 14, § 7.º, da Constituição Federal.

Questão: 1841682

     Ano: 2018

Banca: FAUEL

Órgão: Prefeitura de São José dos Pinhais - PR

Prova:    FAUEL - 2018 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Advogado |

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com o Código de Processo Civil de 2015, acerca da desconsideração da personalidade jurídica.

1841682 A

a) Errado. Na verdade, dispensa-se a instauração do incidente se a desconsideração da personalidade jurídica for requerida na petição inicial, hipótese em que será citado o sócio ou a pessoa jurídica, conforme o art. 134, § 2º, do CPC. b) Correto. Acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente, de acordo com o art. 137 do CPC. c) Correto. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica pode ser instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, conforme o art. 133 do CPC. d) Correto. Contra as decisões interlocutórias que versarem sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, cabe agravo de instrumento, de acordo com o art. 1.015, IV, do CPC. e) Correto. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica aplica-se ao processo de competência dos juizados especiais, conforme o art. 1.062 do CPC.

Questão: 2304891

     Ano: 2023

Banca: FADESP

Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA

Prova:    FADESP - 2023 - Prefeitura de Parauapebas - PA - Procurador |

A respeito dos contratos de trabalhos, é correto afirmar o seguinte:

2304891 C

A) ERRADO. Art. 58-A. Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais. B) ERRADO. Art. 75-B. § 8º Ao contrato de trabalho do empregado admitido no Brasil que optar pela realização de teletrabalho fora do território nacional aplica-se a legislação brasileira, excetuadas as disposições constantes da Lei 7.064/1982, salvo disposição em contrário estipulada entre as partes. C) CORRETO. Art. 392. § 4 É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos: II – dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares. D) ERRADO. Art. 452-A. § 4 Aceita a oferta para o comparecimento ao trabalho, a parte que descumprir, sem justo motivo, pagará à outra parte, no prazo de trinta dias, multa de 50% (cinquenta por cento) da remuneração que seria devida, permitida a compensação em igual prazo.

Questão: 1169501

     Ano: 2019

Banca: INTEGRI

Órgão: FIEC

Prova:    INTEGRI - 2019 - FIEC - Procurador Jurídico |

Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida. Sobre esse procedimento está correto afirmar:

1169501 B

a) ERRADO: Art. 538. § 1º Tratando-se de obrigação em dinheiro, poderá o valor ser depositado em estabelecimento bancário, oficial onde houver, situado no lugar do pagamento, cientificando-se o credor por carta com aviso de recebimento, assinado o prazo de 10 (dez) dias para a manifestação de recusa. b) CERTO: Art. 539. § 3º Ocorrendo a recusa, manifestada por escrito ao estabelecimento bancário, poderá ser proposta, dentro de 1 (um) mês, a ação de consignação, instruindo-se a inicial com a prova do depósito e da recusa. c) ERRADO: Art. 542. Na petição inicial, o autor requererá: I – o depósito da quantia ou da coisa devida, a ser efetivado no prazo de 5 (cinco) dias contados do deferimento, ressalvada a hipótese do art. 539, § 3º ; d) ERRADO: Art. 543. Se o objeto da prestação for coisa indeterminada e a escolha couber ao credor, será este citado para exercer o direito dentro de 5 (cinco) dias, se outro prazo não constar de lei ou do contrato, ou para aceitar que o devedor a faça, devendo o juiz, ao despachar a petição inicial, fixar lugar, dia e hora em que se fará a entrega, sob pena de depósito. e) ERRADO: Art. 539. § 3º Ocorrendo a recusa, manifestada por escrito ao estabelecimento bancário, poderá ser proposta, dentro de 1 (um) mês, a ação de consignação, instruindo-se a inicial com a prova do depósito e da recusa.