Questão: 1862303

     Ano: 2021

Banca: FAPEC

Órgão: PC-MS

Prova:    FAPEC - 2021 - PC-MS - Perito Médico Legista |

NÃO é considerado flagrante delito quem:

1862303 A

A- Incorreta. Você corretamente apontou que o flagrante considerado “próprio” ou “perfeito” é aquele em que a pessoa está cometendo a infração penal ou acabou de praticá-la. No caso de perseguição pela autoridade, logo após a prática da infração, é uma das situações de flagrante previstas no art. 302, III do CPP. No entanto, a palavra “após” na alternativa gerou confusão, pois, conforme a redação do dispositivo legal, a perseguição ocorre logo após a prática da infração. B- Correta. A alternativa reflete corretamente o disposto no art. 302, I do CPP, que considera em flagrante delito aquele que está cometendo a infração penal. C- Correta. A alternativa está de acordo com o art. 302, II do CPP, que considera em flagrante delito quem acaba de cometê-la. D- Correta. A alternativa está em conformidade com o art. 302, III do CPP, que considera em flagrante delito quem é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração. E- Correta. A alternativa está de acordo com o art. 302, IV do CPP, que considera em flagrante delito quem é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração

Questão: 77048

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-MT

Prova:    Provas: CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Área Judiciária | CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Área Judiciária - 2009 |

Com relação às regras que regulamentam o direito eleitoral, assinale a opção correta.

77048 C

A- Incorreta. Art. 66 do CE- “É licito aos partidos políticos, por seus delegados: II – promover a exclusão de qualquer eleitor inscrito ilegalmente e assumir a defesa do eleitor cuja exclusão esteja sendo promovida”. B – Incorreta. Art. 83 do CE – “Na eleição direta para o Senado Federal, para Prefeito e Vice-Prefeito, adotar-se-á o princípio majoritário”. C – Correta. Art. 29 do CE – “Compete aos Tribunais Regionais: I – processar e julgar originariamente: e) o habeas corpus ou mandado de segurança, em matéria eleitoral, contra ato de autoridades que respondam perante os Tribunais de Justiça por crime de responsabilidade e, em grau de recurso, os denegados ou concedidos pelos juizes eleitorais; ou, ainda, o habeas corpus quando houver perigo de se consumar a violência antes que o juiz competente possa prover sobre a impetração”. D – Incorreta. Lei 9.096/95 , “Art. 51. É assegurado ao partido político com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral o direito à utilização gratuita de escolas públicas ou Casas Legislativas para a realização de suas reuniões ou convenções, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realização do evento”. E – Incorreta. Lei 9.504/97, “Art. 76. O ressarcimento das despesas com o uso de transporte oficial pelo Presidente da República e sua comitiva em campanha eleitoral será de responsabilidade do partido político ou coligação a que esteja vinculado”.

Questão: 2027228

     Ano: 2022

Banca: VUNESP

Órgão: Docas - PB

Prova:    VUNESP - 2022 - Docas - PB - Advogado |

Assinale a alternativa que trata corretamente de suspenção e interrupção do contrato de trabalho, nos termos da CLT.

2027228 A

A- Art. 474 – A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho. B- Art. 474 – A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho. c- Art. 475 – O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação do benefício. D- Art. 476 – Em caso de seguro-doença ou auxílio-enfermidade, o empregado é considerado em licença não remunerada, durante o prazo desse benefício. E- Art. 473 – XII – até 3 (três) dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.

Questão: 2371882

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Camaçari - BA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Camaçari - BA - Procurador do Município |

À luz das regras da CLT referentes a férias, assinale a opção correta.

2371882 C

A- Art. 135 – A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo. B- Art. 139 Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. C- § 1º – As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. D- Art. 143 – É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. E Art. 142 – O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. § 1º – Quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis, apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias.

Questão: 1702230

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRT - SP

Prova:    Quadrix - 2021 - CRT - SP - Fiscal |

Acerca dos agentes públicos, julgue o item. Os ocupantes de cargos vitalícios não observam estágio probatório.

1702230 B

A vitaliciedade assegura que o agente público somente perderá seu cargo mediante decisão judicial, conforme previsto nos artigos 95, I e 128, I, da Constituição de 1988. Essa prerrogativa é restrita aos detentores de cargos em carreiras específicas, como magistrados, membros do Ministério Público, ministros e conselheiros dos tribunais de contas, e oficiais das Forças Armadas. A estabilidade, por sua vez, garante aos servidores públicos ocupantes de cargos efetivos que sua perda de cargo só ocorrerá em razão de: i) decisão em processo administrativo, no qual são assegurados os direitos à ampla defesa e ao contraditório; ii) por decisão judicial; iii) mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, estabelecido por lei complementar, com a garantia de ampla defesa (conforme estabelecido no artigo 41 da Constituição Federal). O estágio probatório refere-se ao período de avaliação que os agentes públicos aprovados em concurso público passam antes de conquistar estabilidade ou vitaliciedade. Portanto, tanto os ocupantes de cargos vitalícios quanto os ocupantes de cargos efetivos passam por um período de estágio probatório, invalidando a afirmação inicial.