Questão: 1000109

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CRESS-GO

Prova:    Quadrix - 2019 - CRESS-GO - Agente Administrativo | Quadrix - 2019 - CRESS-GO - Auxiliar Administrativo |

No que concerne aos atos administrativos, julgue o item. O ato administrativo imperfeito existe, mas é ineficaz.

1000109 B

A questão trata sobre classificação dos atos administrativos quanto ao ciclo de formação (atos perfeitos e imperfeitos). Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o ato administrativo perfeito é aquele que completou o seu ciclo de formação, pois esgotou todas as fases de sua produção. Por outro lado, o ato administrativo é imperfeito o que não está pronto, ou seja, não completou seu ciclo de formação”. Logo, a assertiva está incorreta. O ato administrativo é imperfeito é aquele que não terminou o seu processo de formação. Por isso, o ato imperfeito é inexistente. Percebam que a assertiva diz incorretamente que ele existe. Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

Questão: 1033892

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CRM-AC

Prova:    Quadrix - 2019 - CRM-AC - Assistente Administrativo

Acerca dos poderes da Administração, julgue o item. O poder discricionário tem lugar sempre que houver, na lei, conceitos abertos que confiram ao administrador margem de interpretação à luz do caso concreto.

1033892 B

A questão trata sobre características da discricionariedade administrativa. Primeiramente, devemos compreender o conceito de discricionariedade. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, trata-se de um poder que a legislação concede à administração, de modo explícito ou implícito, para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo dentro dos limites da legalidade. Para a resolução dessa questão, devemos atentar que são cinco os elementos do ato administrativo: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. Nesse sentido, esses dois doutrinadores afirmam que a discricionariedade é sempre relativa e parcial, pois quanto à competência, à forma e à finalidade do ato, a autoridade está subordinada ao que a lei dispõe, como para qualquer ato vinculado. Assim, a discricionariedade é de “livre” escolha do gestor público apenas quanto os elementos motivo e objeto, sendo vinculada quanto à competência, finalidade e forma. Percebam que a discricionariedade administrativa não pressupõe conceitos propositalmente deixados em aberto pelo legislador para preenchimento em concreto pelo administrador. Na verdade, existe uma limitação feita pelo legislador, uma vez que o ato discricionário não pode ser ilegal. Além disso, os elementos de qualquer ato administrativo são vinculados quanto à competência, finalidade e forma. Assim, a discricionariedade se refere à liberdade de ação administrativa, dentro dos limites da lei, diante do caso concreto, com base em critérios de conveniência e oportunidade. Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

Questão: 464232

     Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 6ª Região (PE)

Prova:    FCC - 2015 - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz do Trabalho Substituto

Conforme o disposto no caputdo art. 57 da Constituição, o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 o de agosto a 22 de dezembro . Constituem recesso parlamentar os intervalos de tempo não compreendidos no mencionado dispositivo. O recesso parlamentar

464232 A

A questão trata do recesso parlamentar, período em que são paralisados os trabalhos legislativos do Congresso Nacional, que corresponde de 18 de julho a 31 de julho e de 23 de dezembro a 01 de fevereiro de cada ano. Portanto, antes de tal paralisação , deverá ocorrer a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, conforme a Contituição Federal: Art. 57. “O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. (…) § 2º A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias”.

Questão: 123050

     Ano: 2009

Banca: VUNESP

Órgão: CESP

Prova:    VUNESP - 2009 - CESP - Advogado

Princípio de interpretação constitucional que desenvolve um raciocínio eminentemente crítico e global da constituição, para dela extrair a verdadeira finalidade de suas normas. Prioriza a integração política e social do Estado, reforçando, assim, sua unidade política.

O texto se refere à interpretação constitucional pelo princípio da

123050 B

A questão trata do princípio da eficácia integradora ou do efeito integrador. Esse princípio destaca a importância de interpretar a Constituição como um todo, evitando interpretações fragmentadas que poderiam levar a resultados inconsistentes com o sistema constitucional.

Questão: 854451

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    CESPE - 2017 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa

A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir. Nas unidades de trabalho dos tribunais, a elaboração do planejamento tático inclui o detalhamento analítico das atividades a serem executadas no curto prazo.

854451 B

A questão trata de um exemplo de planejamento operacional e não tático.