Questão: 1810913

     Ano: 2021

Banca: IDECAN

Órgão: PC-CE

Prova:    IDECAN - 2021 - PC-CE - Inspetor de Polícia Civil |

De acordo com o conteúdo, a forma, o modo de elaboração e a origem, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é corretamente ser classificada como

1810913 B

A questão refere-se à classificação da Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, ela é, quanto ao seu conteúdo, formal. A sua elaboração foi por meio de um processo legislativo mais complexo e solene em comparação com a produção de leis ordinárias. Quanto à forma ela é classificada como escrita. A característica principal de uma constituição escrita é que suas disposições estão compiladas em um único documento formal. O modo de elaboração da Constituição Federal de 1988 é dogmática. As constituições dogmáticas são elaboradas por meio de um processo de deliberação e reflexão sobre os princípios políticos e jurídicos que orientarão o país. Por último, a Constituição Federal de 1988 é considerada quanto à origem como democrática. Isso se deve ao fato de que ela foi elaborada por uma Assembleia Constituinte democraticamente eleita, composta por representantes do povo brasileiro.

Questão: 613185

     Ano: 2016

Banca: VUNESP

Órgão: TJ-RJ

Prova:    VUNESP - 2016 - TJ-RJ - Juiz Substituto

No estudo da Hermenêutica Constitucional se destaca a importância do constitucionalismo contemporâneo de uma Constituição concreta e historicamente situada com a função de conjunto de valores fundamentais da sociedade e fronteira entre antagonismos jurídicos-políticos. A Constituição não está desvinculada da realidade histórica concreta do seu tempo. Todavia, ela não está condicionada, simplesmente, por essa realidade. Em caso de eventual conflito, a Constituição não deve ser considerada, necessariamente, a parte mais fraca.
O texto ressalta corretamente o seguinte princípio:

613185 E

A questão pede para marcar a alternativa que corresponde ao princípio ressaltado no enunciado. As alternativas “A” e “D” mencionam métodos de interpretação, quais sejam, o hermenêutico clássico e o tópico-problemático consitucional, respectivamente. A afirmativa “B” faz referência à teoria da argumentação segundo Chaïm Perelman (“Tratado da argumentação: a nova retórica”) e a afirmativa “C” um “senso comum”, que pode estar fazendo alusão à ideia do autor Warat, o qual construiu a narrativa relativa ao senso comum teórico dos juristas. Assim, a assertiva correta é a letra “E”, princípio da força normativa da Constituição, que, idealizado pelo jurista alemão Konrad Hesse, destaca a importância da eficácia das normas constitucionais e a capacidade coercitiva da Constituição em impor suas determinações.

Questão: 834515

     Ano: 2017

Banca: Nosso Rumo

Órgão: CREA-SP

Prova:    Nosso Rumo - 2017 - CREA-SP - Analista Advogado

Quanto aos princípios fundamentais contidos na Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.

834515 E

A questão pede para identificar a alternativa incorreta quanto aos princípios fundamentais previstos na CR/88. Essa alternativa é a letra “E”, pois garantir o desenvolvimento nacional é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil e não um princípio fundamental.

Questão: 1014605

     Ano: 2019

Banca: IBFC

Órgão: IDAM

Prova:    

O conectivo condicional ( → se ... então ) e o bicondicional (↔, se e somente se) diferenciam-se em suas tabelas verdades por uma linha. Assinale a linha que as diferencia.

1014605 B

A questão pede “diferenciam-se em suas tabelas verdades por uma linha” então: P Q (P->Q) (P <->Q) V V V V V F F F F V V F F F V V A 3º Linha é a única diferente, visto que temos valores opostos. B) F→V = V contra F↔V = F -> 3 º Linha F V V F

Questão: 991224

     Ano: 2019

Banca: CPCON

Órgão: Prefeitura de Cuitegi - PB

Prova:    CPCON - 2019 - Prefeitura de Cuitegi - PB - Analista de Controle Interno

No setor público, o orçamento não pode ser elaborado ou executado isoladamente do período imediatamente anterior e do posterior, pois é influenciado por variáveis condicionantes daquele que o precede, bem como constitui base informativa para os exercícios futuros. O Ciclo Orçamentário caracteriza-se como a sequência das etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário. Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA desse ciclo.

991224 B

A questão não mencionou o controle, mas isso não prejudica, no meu entendimento, a resolução da questão. FASES DO CICLO ORÇAMENTÁRIO 1° ELABORAÇÃO / PLANEJAMENTO: Atividades iniciais relacionadas à destinação dos recursos arrecadados, levando em contas o cenário fiscal. 2° APROVAÇÃO: Debate entre os parlamentares sobre a proposta apresentada. 3° EXECUÇÃO: Arrecadação das receitas e realização das despesas. 4° AVALIAÇÃO e CONTROLE: A avaliação faz a análise de eficiência e eficácia da ação governamental. Contribui para a elaboração de uma nova proposta, que reinicia um novo ciclo. Já o CONTROLE; é uma forma de assegurar que os recursos estão sendo corretamente. É exercido pelas casas legislativas com auxílio do tribunal de contas.