Questão: 2098422

     Ano: 2023

Banca: FCC

Órgão: TRT - 18ª Região (GO)

Prova:    FCC - 2023 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Área Judiciária |

De acordo com o Código Civil, o casamento contraído por infringência de impedimento é

2098422 D

A questão envolve conhecimento sobre a Lei n. 10.406/2002 (Código Civil – CC) e solicita que o candidato assinale o item correto, referindo-se ao casamento contraído por infringência de impedimento. A) Incorreto. O casamento do menor em idade núbil quando não autorizado por seu representante legal é anulável, mas o casamento por infringência de impedimento é nulo. B) Incorreto. O casamento por infringência de impedimento é nulo, enquanto o casamento decorrente de vício da vontade é anulável. C) Incorreto. O casamento do menor em idade núbil quando não autorizado por seu representante legal é anulável, mas o casamento por infringência de impedimento é nulo. D) Correto. O casamento por infringência de impedimento é nulo de pleno direito, conforme o art. 1.548, II, CC. E) Incorreto. O casamento do menor em idade núbil quando não autorizado por seu representante legal é anulável, diferentemente do casamento por infringência de impedimento, que é nulo.

Questão: 795688

     Ano: 2017

Banca: MPE-RS

Órgão: MPE-RS

Prova:    MPE-RS - 2017 - MPE-RS - Promotor de Justiça - Reaplicação

Relativamente à ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), prevista no art. 22 da Lei Complementar n. 64/90, assinale a alternativa correta.

795688 B

A questão em tela trata sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), prevista na Lei Complementar 64/90: “Art. 22. Qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá representar à Justiça Eleitoral, diretamente ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias e pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político, obedecido o seguinte rito: (…)”.

Questão: 2221566

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEFIN de Fortaleza - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração |

Julgue o item subsequente, a respeito dos modelos de governança e dos aspectos da administração pública burocrática e gerencial. A uniformidade de rotinas e procedimentos operacionais, o tratamento das atividades de maneira sistematizada e a subordinação dos empregados mais novos aos mais antigos são aspectos que caracterizam um modelo de administração burocrática.

2221566 A

A questão em análise traz uma abordagem sobre o modelo burocrático de Max Weber (1864 – 1920). A Burocracia é um tipo de estrutura organizacional que se fundamenta na racionalidade, no formalismo, na padronização e na especialização, visando alcançar a máxima eficiência na consecução de seus objetivos. Podemos confirmar que a afirmação em análise está correta, pois a uniformidade de rotinas e procedimentos operacionais, o tratamento sistemático das atividades e a hierarquia onde os funcionários mais novos são subordinados aos mais antigos são aspectos que definem um modelo de administração burocrática.

Questão: 1680198

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-RJ

Prova:    

A respeito da trajetória da administração pública brasileira, julgue o item que se segue. Entre meados do século XIX até 1930, período antecedente ao governo de Getúlio Vargas, a administração pública brasileira apresentava-se notoriamente patrimonialista, com Estado oligárquico e uma sociedade mercantil e senhorial.

1680198 A

A questão em análise aborda uma afirmação relacionada ao modelo patrimonialista de Administração Pública. É importante ressaltar que esse modelo de administração perdurou no Brasil até a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), por meio do decreto-lei n.º 579/1938, durante o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945). O DASP foi estabelecido com o propósito de introduzir uma cultura voltada para a Administração Burocrática proposta por Max Weber. O objetivo era combater as práticas clientelistas, corruptas e nepotistas presentes no Estado Patrimonialista. A burocratização implementada pelo DASP era fundamentada em princípios como racionalismo, padronização, comunicação formal, impessoalidade, eficiência e controle rigoroso dos processos.

Questão: 85638

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STF

Prova:    Provas: CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa | CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Contabilidade |

Em um tribunal, há 210 processos para serem analisados pelos juízes A, B e C. Sabe-se que as quantidades de processos que serão analisados por cada um desses juízes são, respectivamente, números diretamente proporcionais aos números a, b e c. Sabe-se também que a + c = 14, que cabem ao juiz B 70 desses processos e que o juiz C deverá analisar 80 processos a mais que o juiz A. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes. b = 7.

85638 A

A questão diz os processos serão divididos proporcionalmente a,b,c. A = B = C = 210 a b c Substituindo os valores dados, temos: B= 70; C= 80+A e a+c=14 A = 70 = 80+A = 210 a b c a+b+c A = 70 = 80+A = 210 , como na questão pediu somente o valor de “b”, temos: a b c b+14 70 = 210 , basta resolver a regra de três b b+14 210b = 70b + 980 140b = 980 b = 7