Questão: 2353776

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. O mapeamento de processo de negócio abrange a identificação dos decisores e demais atores envolvidos, a definição das atividades e os prazos estabelecidos.

2353776 A

Mapeamento de processos é uma técnica usada para mapear visualmente os fluxos de trabalho e os processos. Ela envolve a criação de um mapa de processo, também chamado de fluxograma, fluxograma de processo ou diagrama do fluxo de trabalho.

Questão: 2353775

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. O processo de aquisição de material de escritório é um exemplo de processo primário na organização que adota a gestão por processos.

2353775 B

Processos primários/finalísticos: são os processos que produzem o produto/serviço a ser consumido pelos clientes.

Processos de apoio/de suporte/organizacionais/administrativos: são os processos que dão suporte aos demais processos da organização.

Processos gerenciais: são os processos associados às ações de tomada de decisão (gerenciais) que dão apoio aos processos de negócio.

A aquisição de material de escritório, por exemplo, é uma ação que dá suporte aos demais processos da organização.

Questão: 2353773

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. Na gestão por processos, o estabelecimento de metas atreladas aos processos de negócio tende a robustecer a comunicação e a transparência nas unidades organizacionais e propiciar um clima de colaboração mútua.

2353773 A

Gestão Funcional —> metas exclusivas de áreas geram desconfiança e competição entre as áreas.

Gestão por Processos —> comunicação e transparência no trabalho, gerando clima de colaboração mútua.

Questão: 2353772

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Julgue o próximo item, a respeito de gestão por processos. Na gestão por processos, a natureza do trabalho é repetitiva e tem escopo reduzido.

2353772 B

Trata-se de uma característica da gestão funcional tradicional.

Natureza do trabalho:

Gestão Funcional —> repetitiva e com escopo bastante restrito/mecanicista.
Gestão por Processos —> bastante diversificada, voltada ao conhecimento evolutivo-adaptativo.

Questão: 2340416

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TC-DF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TC-DF - Analista Administrativo de Controle Externo |

No que se refere ao planejamento estratégico e aos seus principais artefatos e ferramentas, julgue o próximo item. A definição da missão e da visão de uma organização — respectivamente, a razão de ser da organização e a forma como ela se vê ou deseja ser no futuro — está entre as etapas iniciais de seu planejamento estratégico.

2340416 A

Ao iniciar o planejamento estratégico, é crucial estabelecer de forma clara a missão e a visão da organização, pois esses elementos servirão como alicerce para todas as etapas subsequentes do processo, incluindo a análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), a definição de objetivos estratégicos e a criação de planos de ação.

Missão:

A missão representa a razão de existir da organização, respondendo à pergunta: “Qual é o propósito da organização?” Ela estabelece o objetivo fundamental da empresa, seu papel na sociedade e as necessidades que busca atender. A missão atua como um guia para as decisões e ações da organização, refletindo seus valores e prioridades.

Visão:

A visão ilustra a forma como a organização se projeta no futuro ou os objetivos que almeja alcançar dentro de um determinado período. Trata-se de uma declaração aspiracional que direciona a estratégia da empresa, servindo como fonte de inspiração e motivação para todos os interessados (funcionários, clientes, investidores, etc.).