Questão: 1004779

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CRESS-GO

Prova:    Quadrix - 2019 - CRESS-GO - Agente Fiscal

Quanto aos poderes administrativos, julgue o item. O poder hierárquico pressupõe organização, coordenação e fiscalização, alcançando as esferas dos três Poderes, indistintamente.

1004779 B

A presente questão versa acerca do poder hierárquico, um dos poderes da Administração Pública. Poder hierárquico trata-se de uma atribuição conferida à Administração Pública de se organizar de forma vertical, estabelecendo relações de coordenação e subordinação de uma mesma pessoa jurídica, definindo a competência entre os órgãos e agentes púbicos integrantes dessa entidade. Assim, o poder hierárquico configura um poder de estruturação INTERNA da atividade pública! Hierarquia – controle interno entre órgãos e agentes de uma mesma pessoa jurídica. Importante ressaltar! Não há hierarquia entre o Ente Público e a Administração Indireta. Fonte: CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo.

Questão: 1817898

     Ano: 2020

Banca: Instituto Consulplan

Órgão: Prefeitura de Formiga - MG

Prova:    Instituto Consulplan - 2020 - Prefeitura de Formiga - MG - Agente Social |

Alexandrino e Paulo (2013) salientam que afirmar que o direito administrativo é um ramo do direito público, não significa que seu objeto seja limitado a relações jurídicas regidas pelo direito público. Sendo assim, segundo os autores, em um Estado democrático-social, como o brasileiro, onde a administração pública atuará?

1817898 A

A presente questão deve ser solucionada com apoio na doutrina referida pela Banca, vale dizer, da lavra de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que assim se manifestam acerca do tema: “Dizer que o direito administrativo é um ramo do direito público não significa que seu objeto esteja restrito a relações jurídicas regidas pelo direito público. Em um Estado democrátivo-social, como o brasileiro, a administração pública atua nos mais diversos setores – até mesmo como agente econômico -, sendo frequentes as situações em que ela deve figurar nas relações jurídicas despidas de prerrogativas públicas.” Referências Bibliográficas: ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 3.

Questão: 1848269

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CFT

Prova:    Quadrix - 2021 - CFT - Técnico Industrial Júnior |

Com relação aos poderes administrativos, julgue o item. É consectária legal do poder hierárquico a impossibilidade, em quaisquer hipóteses, de delegação e avocação de competência.

1848269 B

A presente pergunta requer do candidato conhecimentos acerca dos poderes da administração, mais especificamente em relação ao poder hierárquico. O poder hierárquico é constituído por níveis ou escalões dentro da estrutura interna da administração, estabelecendo uma relação de superioridade e subordinação entre órgãos ou agentes, com o propósito de distribuir funções, fiscalizar, revisar, corrigir atos, além da capacidade de avocar e delegar essas atribuições. Nesse contexto, é importante ressaltar que uma das características do poder hierárquico é conceder ao superior hierárquico a prerrogativa de delegar e avocar competências. Dessa maneira, por meio de sua posição superior, o agente pode transferir parte de suas responsabilidades para seus subordinados, configurando a delegação. Por outro lado, na avocação, uma autoridade hierarquicamente superior assume uma atribuição que normalmente pertenceria a uma autoridade subordinada. Portanto, a assertiva é considerada incorreta devido à impossibilidade, em qualquer circunstância.

Questão: 1149253

     Ano: 2020

Banca: IBFC

Órgão: TRE-PA

Prova:    IBFC - 2020 - TRE-PA - Analista Judiciário - Judiciária

As entidades que fazem parte do terceiro setor, também designadas como entes paraestatais, não integram a estrutura da Administração Pública, mas cooperam com o Estado no desempenho de atividades não lucrativas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

1149253 D

A presente opção se mostra devidamente respaldada na absoluta literalidade extraída da obra de Matheus Carvalho, que abaixo reproduzo: “A criação destas entidades é feita por particulares, muitas vezes pelos próprios servidores do órgão ou entidade pública, com recursos privados para executarem atividades de interesse social daquele ente estatal. O vínculo com o Poder Público decorre da assinatura de convênio, que lhe garante a destinação de valores públicos, com dotação orçamentária específica, além da possibilidade de cessão de bens públicos e, até mesmo, a cessão de servidores.

Questão: 1967692

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CREMERN

Prova:    Quadrix - 2022 - CREMERN - Assistente Administrativo |

Considerando os poderes administrativos, notadamente o uso e abuso do poder, julgue o item. As omissões dos agentes públicos, quando no exercício de suas competências legalmente atribuídas, não poderão ser enquadradas como abuso de poder.

1967692 B

A prática ilegítima das prerrogativas estabelecidas no ordenamento jurídico pela Administração Pública configura, de maneira geral, o abuso de poder. A identificação do abuso de poder pode manifestar-se tanto em ações comissivas (realização de atos) quanto em ações omissivas (omissão de atos). Dessa forma, em ambas as situações, o ato torna-se arbitrário, ilícito e nulo, resultando na retirada da legitimidade da conduta do agente público, o que o coloca em desacordo com a legalidade e, em alguns casos, sujeito ao crime de abuso de autoridade.