Questão: 369337

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SUFRAMA

Prova:    CESPE - 2014 - SUFRAMA - Administrador |

Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir. A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.

369337 A

A gestão por competências está inserida em um contexto de mudanças no modelo de gestão de pessoas. Tradicionalmente, os modelos tradicionais de GP estavam baseados no controle como forma de relacionamento entre a organização e o indivíduo e focados em escolher a pessoa certa para o lugar certo. Entretanto, o ambiente em que as organizações operam mudou muito nas últimas décadas. A concorrência crescente e a demanda por produtos e serviços com maior valor agregado demandam pessoas com capacidade de iniciativa e maior criatividade. Além disso, as novas estruturas organizacionais, como as organizações em rede e virtuais, são mais descentralizadas. Para essas empresas, são necessárias pessoas que saibam tomar decisões e que consigam executar um autogerenciamento. Dentro desse novo contexto, as organizações passaram a repensar a maneira como contratavam e gerenciavam seus empregados. A visão de que o importante era somente o “estoque” de conhecimentos e habilidades do empregado caiu por terra. O conceito de competências busca entender e conhecer a aplicação desses conhecimentos e habilidades no contexto do trabalho, ou seja, na prática. Assim, aliado ao conceito de competência está o de “

Questão: 2276285

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DATAPREV

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Pessoas |

Com relação à gestão por competências e ao desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item. Um benefício da gestão por competências é a possibilidade de mapear as competências necessárias para o exercício de atividades de liderança em uma organização.

2276285 A

A gestão por competências é uma abordagem que visa identificar, desenvolver e alinhar as competências necessárias para o sucesso organizacional. Quando aplicada ao contexto de atividades de liderança, a gestão por competências permite mapear as habilidades, conhecimentos e comportamentos essenciais para que os líderes desempenhem efetivamente suas funções. Aqui estão algumas razões pelas quais a gestão por competências é benéfica para mapear as competências necessárias para atividades de liderança: Identificação de Competências-Chave: A gestão por competências ajuda a identificar as competências específicas que são críticas para o sucesso em cargos de liderança. Isso pode incluir habilidades de comunicação, tomada de decisão, resolução de problemas, empatia e habilidades estratégicas. Alinhamento com Objetivos Organizacionais: Ao mapear as competências necessárias para a liderança, a organização pode garantir que as habilidades dos líderes estejam alinhadas com os objetivos estratégicos e valores da empresa. Desenvolvimento de Líderes: Com um mapeamento claro de competências, a organização pode implementar programas de desenvolvimento que visam aprimorar as habilidades dos líderes em áreas específicas. Isso contribui para a formação de uma liderança mais eficaz e preparada para os desafios organizacionais.

Questão: 2276284

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DATAPREV

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Pessoas |

Com relação à gestão por competências e ao desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item. A gestão por competências serve exclusivamente para que se consiga avaliar necessidades ligadas à melhoria da capacitação e da qualificação profissional dos empregados, não tendo qualquer relação com outros subprocessos de gestão de pessoas.

2276284 B

A gestão por competências é uma abordagem estratégica de gestão de pessoas que visa alinhar as competências dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização. Ela envolve a identificação, o desenvolvimento e o monitoramento das competências necessárias para a organização alcançar seus objetivos. Portanto, a gestão por competências não serve exclusivamente para que se consiga avaliar necessidades ligadas à melhoria da capacitação e da qualificação profissional dos empregados. Ela pode ser utilizada em uma ampla gama de subprocessos de gestão de pessoas, com o objetivo de alinhar as competências dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização.

Questão: 643628

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-SC

Prova:    CESPE - 2016 - TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração

Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue o item seguinte. A gestão de pessoas por competências pode ser entendida como um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação aos serviços a serem realizados, identificando os pontos fortes e os fracos dos profissionais, suprindo suas lacunas e agregando conhecimento, de acordo com os critérios e objetivos estabelecidos pela organização.

643628 A

A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que promovam maior produtividade e alinhamento ao negócio. Esse programa identifica pontos de excelência e deficiências, preenchendo lacunas e agregando conhecimento com base em critérios objetivamente mensuráveis.

Questão: 2522504

     Ano: 2024

Banca: IDESG

Órgão: COREN-ES

Prova:    IDESG - 2024 - COREN-ES - Auxiliar Administrativo |

Considerando as tendências em gestão de pessoas no setor público, a gestão por competências se destaca por:

2522504 C

A gestão por competências destaca-se justamente por focar na identificação das habilidades, conhecimentos e atitudes (CHA) necessárias para alcançar os objetivos da organização. Isso inclui o desenvolvimento dessas competências nos servidores, alinhando suas capacidades com as demandas e metas da instituição pública.