Questão: 2132700

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNMP

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - CNMP - Analista do CNMP – Àrea: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública |

Julgue o item subsequente, acerca da gestão governamental. O modelo de gestão de pessoas por competências visa substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento pela visão das necessidades futuras do negócio e de como os profissionais agregarão valor à organização.

2132700 A

A gestão por competência é o modelo que permite uma visão mais ampla das competências exigidas para o exercício da função, ou seja, das competências de que uma função precisa. Portanto, esse modelo de gestão realiza um cruzamento de informações quanto às competências exigidas pela função versus competências do colaborador, traçando um plano de desenvolvimento específico para cada colaborador e gerenciando os conhecimentos de forma eficiente e eficaz. Discorre Chiavenato (2008)7 que a gestão por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderão agregar valor à organização. Afirma-se que a gestão por competências moderna é aquela que possui uma visão ou perspectiva processual, ou seja, que focaliza um desenvolvimento contínuo de competências, um processo dinâmico inserido nas organizações.

Questão: 348788

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPU

Prova:    CESPE - 2013 - MPU - Analista - Gestão Pública

Com relação à gestão pública, julgue os itens que se seguem. A gestão por resultados alinha o planejamento, a avaliação e o controle, o que promove eficiência e eficácia na organização e possibilita o aprimoramento da gestão pública.

348788 A

A gestão para resultados é uma ferramenta administrativa que, por meio de sua metodologia, alinha o planejamento, a ação e o controle, promovendo a eficiência e a eficácia da organização. Podemos considerar como funções da gestão para resultados: estabelecer a direção estratégica da organização; implementar e gerenciar o processo de mudança alinhado com a direção estratégica; e melhorar continuamente o desempenho das atividades em curso.

Questão: 314687

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SERPRO

Prova:    CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Gestão de Pessoas

Além de ser uma das formas de controle da atividade trabalhista no país, a RAIS é um meio de disponibilização de informações acerca do mercado de trabalho às entidades governamentais.

314687 A

A gestão governamental do setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. Instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75, a RAIS tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho, a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Os dados coletados pela RAIS constituem expressivos insumos para atendimento das necessidades: da legislação da nacionalização do trabalho de controle dos registros do FGTS ; dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários; de estudos técnicos de natureza estatística e atuarial; de identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS/PASEP.

Questão: 677741

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-PA

Prova:    CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Administração

Julgue o item seguinte, acerca de gestão de pessoas. A gestão estratégica de pessoas deve servir aos objetivos do negócio da organização por meio do planejamento, da organização, da coordenação e do controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente das pessoas.

677741 A

A gestão estratégica de pessoas na organização deve, sem dúvida, servir aos objetivos do negócio. Além disso, deve empregar técnicas que promovam o desempenho eficiente dos colaboradores. No entanto, os processos típicos da gestão contemporânea de pessoas incluem planejamento, organização, direção e controle.

Questão: 2289896

     Ano: 2023

Banca: FADE - UFPE

Órgão: UFPE

Prova:    FADE - UFPE - 2023 - UFPE - Administrador |

A gestão de desempenho ou gestão de performance é o processo contínuo de feedback e comunicação entre os gestores e seus colaboradores, para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização. Um dos objetivos principais da gestão de desempenho é

2289896 B

A Gestão do Desempenho é um ciclo que envolve o planejamento, o monitoramento, a avaliação de desempenho e a retroação. Em outras palavras, pode-se dizer que a Avaliação de Desempenho está contida “dentro” da Gestão do Desempenho. Ou seja, a Avaliação de Desempenho é uma das “etapas” da Gestão do Desempenho. A Gestão do Desempenho buscar aprimorar o trabalho, com o objetivo de que as metas e os objetivos organizacionais sejam alcançados. Em outras palavras, a Gestão do Desempenho tem por objetivo manter e melhorar o desempenho dos indivíduos da organização. Além disso, outro dos objetivos da Gestão do Desempenho é estimular o desenvolvimento dos recursos humanos da organização.