Questão: 2051175

     Ano: 2022

Banca: UPENET/IAUPE

Órgão: SEFAZ-PE

Prova:    UPENET/IAUPE - 2022 - SEFAZ-PE - Analista de Apoio Administrativo |

A Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito Administração Pública Federal, estabelece que

2051175 A

A questão trata da Estratégia de Governo Digital aplicada à Administração Pública Federal no período de 2020 a 2022. Esse tema é relevante para concursos públicos, pois envolve diretrizes e medidas voltadas à modernização e digitalização dos serviços públicos, com o objetivo de aprimorar a eficiência e a transparência.

A Estratégia de Governo Digital define um conjunto de metas e iniciativas que devem ser seguidas pelos órgãos e entidades federais. Entre seus principais aspectos, destacam-se a digitalização dos serviços públicos, a unificação dos canais digitais, a interoperabilidade entre sistemas e a garantia da segurança e privacidade dos dados.

A alternativa correta é a A, pois menciona de maneira precisa os elementos essenciais do Plano de Transformação Digital. Esse plano desempenha um papel fundamental para assegurar que os serviços públicos sejam mais acessíveis, eficientes e seguros para os cidadãos.

Questão: 2040709

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAN-RR

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - SEPLAN-RR - Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Tecnologia da Informação |

No que se refere a governo eletrônico, cujo objetivo é prover informações e serviços para as pessoas, julgue o item a seguir. As finalidades do eGOV incluem garantir a confidencialidade das ações governamentais.

2040709 B

O Governo Eletrônico é estruturado com base em alguns princípios fundamentais:

Utiliza tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de gestão, promovendo e-governança, transparência, accountability (responsabilização) e controle social, contribuindo para o combate à corrupção.

As iniciativas de governo eletrônico têm como principal finalidade assegurar transparência nas ações governamentais e permitir que a sociedade exerça controle social sobre as decisões e práticas públicas.

Questão: 1984652

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP)

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Arquitetura |

No contexto da gestão pública, a competência interpessoal

1984652 B

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente nas relações com outras pessoas, de forma adequada às necessidades e às exigências de cada situação. Dessas competências, desenvolvem-se relações estratégicas e responsabilidade na utilização de redes de relacionamentos, o que pode maximizar resultados, agregar valor e identificar oportunidades para a organização. Essa competência interpessoal baseia-se tanto na percepção situacional, quanto nas habilidades comportamentais e de relacionamentos interpessoais.

Questão: 1982933

     Ano: 2022

Banca: FGV

Órgão: Senado Federal

Prova:    FGV - 2022 - Senado Federal - Analista Legislativo - Administração |

A inovação tecnológica pode ser importante aliada da gestão pública. As tecnologias da informação e da comunicação, por exemplo, permitiram avanços como o chamado governo eletrônico, e sua evolução tem trazido o chamado governo digital. A recente digitalização de muitos serviços públicos incide decisivamente na qualidade e efetividade das políticas públicas. Com relação aos possíveis impactos positivos da transformação digital dos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A redução do contato com o usuário, permitindo maior foco nos processos administrativos. ( ) Monitoramento pela sociedade da execução orçamentária e financeira em tempo real. ( ) A simplificação administrativa e a integração de serviços públicos. ( ) A ampliação da participação social por meio digital, incrementando os mecanismos de disponibilização de informações e controle social. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

1982933 A

A afirmação I está incorreta, uma vez que a digitalização dos serviços públicos não diminui a interação com o usuário, mas a torna mais ágil e acessível. Um exemplo disso é que os serviços disponibilizados digitalmente podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer local, ampliando as possibilidades de atendimento e facilitando o acesso dos cidadãos. As declarações II, III e IV estão corretas, pois a digitalização dos serviços públicos pode gerar diversos benefícios, tais como:

II: Possibilidade de a sociedade acompanhar, em tempo real, a execução orçamentária e financeira. A disponibilização de informações digitais sobre a aplicação dos recursos públicos permite um monitoramento contínuo e transparente por parte dos cidadãos.

III: Redução da burocracia e integração de diferentes serviços públicos. A digitalização facilita a simplificação dos processos administrativos e promove a interligação entre serviços distintos, tornando o acesso mais prático e eficiente para a população.

IV: Maior participação social através de plataformas digitais, fortalecendo os mecanismos de transparência e controle público. A implementação de serviços digitais possibilita uma gestão mais aberta, ampliando o envolvimento dos cidadãos na fiscalização e no acompanhamento das ações governamentais.

Questão: 1977540

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - TCE-PB - Auditor Conselheiro Substituto |

Acerca da trajetória da administração pública brasileira, julgue o item seguinte. A reforma de 1995 empreendida na administração pública brasileira é considerada uma reforma de Estado e não de seu aparelho.

1977540 B

A reforma de Estado envolve mudanças estruturais na organização do Estado, incluindo aspectos políticos, econômicos e sociais. Já a reforma do aparelho do Estado se concentra na estrutura administrativa e nos mecanismos de gestão pública.

A reforma de 1995, especificamente, focou na reforma do aparelho do Estado, promovendo uma transformação na forma como a administração pública é gerida, sem, contudo, alterar a estrutura fundamental do Estado brasileiro.

Portanto, a afirmativa de que a reforma é considerada uma reforma de Estado está incorreta, pois ela é, na verdade, uma reforma do aparelho do Estado. Esse é o motivo pelo qual a alternativa correta é “Errado”.