Questão: 883340

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    CESPE - 2018 - STJ - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal

A respeito da culpabilidade, da ilicitude e de suas excludentes, julgue o item que se segue. Situação hipotética : Um oficial de justiça detentor de porte de arma de fogo, ao proceder à citação de um réu em processo criminal, foi por este recebido a tiros e acabou desferindo um disparo letal contra o seu agressor. Assertiva : Nessa situação, a conduta do oficial de justiça está abarcada por uma excludente de culpabilidade representada pela inexigibilidade de conduta diversa.

883340 B

A exigibilidade de conduta diversa é um conceito que envolve a análise da capacidade de um agente agir de outra maneira, de acordo com as circunstâncias. Isso significa avaliar se, dadas as condições, o agente poderia ter agido de forma diferente daquela que levou à prática de um crime. A presença da exigibilidade de conduta diversa é um requisito importante para a culpabilidade de um indivíduo.

Questão: 940929

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-SE

Prova:    CESPE - 2018 - PC-SE - Delegado de Polícia

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item. A culpabilidade de Carlos poderá ser afastada por inexigibilidade de conduta diversa.

940929 B

A exigibilidade de conduta diversa é um conceito que envolve a análise da capacidade de um agente agir de outra maneira, de acordo com as circunstâncias. Isso significa avaliar se, dadas as condições, o agente poderia ter agido de forma diferente daquela que levou à prática de um crime. A presença da exigibilidade de conduta diversa é um requisito importante para a culpabilidade de um indivíduo.

Questão: 641832

     Ano: 2016

Banca: MPE-SC

Órgão: MPE-SC

Prova:    MPE-SC - 2016 - MPE-SC - Promotor de Justiça - Matutina

O Código Eleitoral prevê como crime a conduta de caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. A exceção da verdade, nestes casos, somente se admite se o ofendido é funcionário público e o fato imputado é relativo ao exercício de suas funções.

641832 B

A exceção da verdade, como elemento de defesa, nos processos por crimes eleitorais, vem prevista nos arts. 324 e 325 do Código Eleitoral, que tipificam, respectivamente, a calúnia e a difamação. Em relação ao crime de calúnia (art. 324), admite-se a prova da verdade como excludente de crime, como regra geral. Não é admitida, porém, se o ofendido foi absolvido do crime a ele imputado; se o ofendido é o Presidente da República ou chefe de governo estrangeiro; ou se o crime é de ação privada e o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível. No crime de difamação (art. 325 do Código Eleitoral), a exceção da verdade se restringe aos casos em que o ofendido é funcionário público, e a ofensa tem a ver com suas funções.

Questão: 1210492

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPO

Prova:    

Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue o item a seguir. Uma organização que estabelece um plano de carreira pautado em estrutura por segmentos de carreira valoriza mais o cargo ocupado que a capacitação do indivíduo.

1210492 B

A estrutura de carreira baseada em cargos advém do próprio plano de cargos e salários. Nessa concepção, o colaborador tem seu crescimento através do exercício crescente de cargos, conforme hierarquização preestabelecida. A carreira estabelecida através da estrutura do programa de cargos e salários pode representar um entrave ao crescimento do profissional, porque normalmente os cargos são atrelados a certo número de vagas e é necessário que exista vaga para que o profissional possa ser promovido. Por meio do delineamento em segmentos de carreiras, o cargo é apresentado de forma ampla e, portanto, mais genérico. Nessa concepção, o cargo é referencial, podendo, inclusive, sua nomenclatura ser substituída por “segmento de carreira” ou “cargo amplo”. Nesse conceito o importante não é o cargo em si ocupado pelo colaborador, mas, sim, a capacitação do indivíduo.

Questão: 1751172

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Polícia Federal

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - Polícia Federal - Delegado de Polícia Federal |

Considerando a posição majoritária e atual do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue o item a seguir, a respeito dos fundamentos constitucionais dos direitos e deveres fundamentais, do Poder Judiciário, da segurança pública e das atribuições constitucionais da Polícia Federal. O foro por prerrogativa de função estabelecido por uma constituição estadual prevalece sobre a competência constitucional do tribunal do júri.

1751172 B

A esse respeito, o STF possui entendimento sumulado e vinculante, que vai no sentido contrário do afirmado na questão, uma vez que a competência do tribunal do júri, por ter previsão constitucional, prevalecerá sobre a prerrogativa de função estabelecida por constituição estadual. Súmula Vinculante 45. A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela constituição estadual.