Questão: 1761787

     Ano: 2021

Banca: INSTITUTO AOCP

Órgão: PC-PA

Prova:    INSTITUTO AOCP - 2021 - PC-PA - Delegado de Polícia Civil |

Ao conceber a constituição como a soma de fatores reais do poder que regem a nação, ou seja, um produto dos pleitos das forças sociais de determinada época, está se tratando da ideia de constituição concebida por

1761787 D

A Constituição Escrita é o documento formalizado pelo Poder Constituinte Originário, como a CF/88. Ao seu lado, existe a Constituição Real, resultante da soma dos fatores reais de poder que regem uma nação (monarquia, burguesia, aristocracia etc.). Tais fatores consistem no conjunto de forças politicamente dominantes em uma determinada sociedade e momento histórico e que determinam a verdadeira Constituição. Uma Constituição só seria legítima se representasse o efetivo poder social, refletindo as forças sociais que constituem o poder. Caso contrário, seria apenas uma simples “folha de papel”. A Constituição é a somatória dos fatores reais do poder dentro de uma sociedade.

Questão: 1700111

     Ano: 2020

Banca: EDUCA

Órgão: Prefeitura de Cabedelo - PB

Prova:    EDUCA - 2020 - Prefeitura de Cabedelo - PB - Auditor de Controle Interno |

A Constituição traz a marca e diretrizes sociais e adota as seguintes medidas: maior poder ao governo federal; voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos, com direito de voto às mulheres, mas mantendo proibição do voto aos mendigos e analfabetos; criação da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho; criação de leis trabalhistas, instituindo jornada de trabalho de oito horas diárias, repouso semanal e férias remuneradas; mandado de segurança e ação popular. A Constituição a que se refere o texto acima, é:

1700111 C

A Constituição de 1934 representou um marco importante na história constitucional do Brasil ao introduzir um viés de constitucionalismo social. Diversos avanços em termos de direitos civis, políticos e sociais foram incorporados nesta constituição, refletindo a influência de ideias progressistas da época. Aqui estão alguns dos aspectos notáveis: voto feminino, voto secreto e obrigatório, direitos trabalhistas e enfatizou a importância da educação e da cultura, estabelecendo o direito à educação gratuita, laica e obrigatória para as crianças e jovens.

Questão: 1611717

     Ano: 2019

Banca: Método Soluções Educacionais

Órgão: Prefeitura de Planalto da Serra - MT

Prova:    Método Soluções Educacionais - 2019 - Prefeitura de Planalto da Serra - MT - Procurador Jurídico |

Quanto a origem podemos classificar as constituições brasileiras de 1824 e 1946, respectivamente, em;

1611717 A

A Constituição de 1824 foi a primeira Constituição do país, outorgada por D. Pedro I. A Constituição de 1946 foi elaborada durante um processo constituinte iniciado após o fim do Estado Novo, que era um período de governo autoritário liderado por Getúlio Vargas. Com a queda do Estado Novo em 1945, houve a convocação de eleições e a formação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova constituição.

Questão: 560130

     Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 15ª Região (SP)

Prova:    FCC - 2015 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho Substituto

Tendo por objetivo a universalidade da cobertura e do atendimento, a previdência social, de acordo com as diretivas constitucionais, é organizada mediante o regime

560130 B

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 concebeu um sistema de seguridade social, definido como o conjunto integrado de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinado a assegurar benefícios e serviços nas áreas de saúde, assistência social e previdência social (CF, art. 194).

Questão: 2199440

     Ano: 2023

Banca: CS-UFG

Órgão: UFG

Prova:    

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê inúmeros direitos individuais e coletivos. Nela, são identificados os direitos à saúde, à educação, à moradia, ao trabalho, entre outros. Nesse sentido, quanto ao direito dos trabalhadores, a Constituição assegura

2199440 C

A Constituição assegura uanto aos direitos dos trabalhadores a assistência gratuita aos filhos e dependentes, desde o nascimento até os cincos de idade, em creches e pré-escolas em seu artigo 7º, inciso XXV: “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros ue visem à melhoria de sua condição social: (…) XXV – assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas”.