Questão: 1228444

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SERPRO

Prova:    

A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue o item a seguir. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante a aplicação dos princípios de governança corporativa do setor privado.

1228444 A

A definição apresentada na questão está em sintonia com a realidade da governança corporativa no setor público. A adoção de princípios do setor privado no contexto público tem como objetivo aumentar a eficiência, promover a transparência e reforçar a responsabilidade na administração pública.

Questão: 1222180

     Ano: 2007

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TST

Prova:    

Considerando os conceitos e aplicações gerais de administração, julgue o item. Uma vantagem da organização do tipo linha (staff) é a disponibilização de serviços especializados, em uma época  de forte competição, sem interferência da autoridade principal. Os serviços oferecidos podem ser implementados segundo a conveniência e a oportunidade de cada órgão ou setor da entidade.

1222180 A

A questão explora os conceitos do modelo de organização linha-staff, também conhecido como linha e assessoria. Esse modelo se caracteriza pela combinação de linhas diretas de autoridade, que seguem de cima para baixo na hierarquia (linha), e por relações de aconselhamento que definem as posições de staff (assessoria).

Em uma organização linha-staff, as unidades de staff oferecem serviços especializados, como consultoria, pesquisa e orientação técnica, essenciais em ambientes altamente competitivos. Esses serviços permitem que a organização aproveite conhecimentos e habilidades especializadas sem modificar a estrutura de autoridade principal. Embora esses serviços não alterem a linha de comando, eles apoiam gestores e departamentos nas tomadas de decisão, conferindo uma vantagem competitiva.

A expressão “sem interferência da autoridade principal” enfatiza que, mesmo com a presença do staff, a autoridade dos gestores da linha permanece intacta. Eles continuam a ter controle sobre suas decisões e ações, enquanto o staff desempenha um papel de suporte e aconselhamento. Ademais, a implementação dos serviços do staff pode ser realizada conforme a “conveniência e a oportunidade” de cada área, proporcionando flexibilidade e adaptação às necessidades específicas de cada setor.

Portanto, a afirmação da questão é correta, pois reflete de maneira precisa as vantagens do modelo linha-staff em uma organização, especialmente em um contexto de forte competição, em que a especialização e o suporte consultivo são fundamentais para o sucesso organizacional.

Questão: 1212079

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PREVIC

Prova:    

Acerca dos principais modelos de administração pública, julgue o item a seguir. A depender do tipo da organização, a gestão por competências pode ou não estar vinculada aos processos de formulação das estratégias e aos resultados organizacionais.

1212079 B

A afirmativa de que a gestão por competências pode ou não estar vinculada aos processos de formulação das estratégias e aos resultados organizacionais está errada. Na prática, essa gestão deve ser sempre integrada aos processos estratégicos da organização para garantir a eficiência e eficácia dos resultados.

Questão: 1205479

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCU

Prova:    

Uma organização pública realizou um concurso visando preencher vagas em alguns cargos técnicos. Para tanto, elaborou um perfil com as principais características que os ocupantes dos cargos em questão deveriam possuir Acerca dessa situação, julgue o item a seguir. As competências que devem fundamentar a definição dos perfis dos ocupantes dos cargos devem ser aderentes às competências estratégicas da organização.

1205479 A

“As competências que devem fundamentar a definição dos perfis dos ocupantes dos cargos devem ser aderentes às competências estratégicas da organização.”

A Gestão por Competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional) as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

Para Chiavenato (2010), a proposta deste modelo de gestão é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso organizacional, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

A Gestão por Competências é composta por alguns subsistemas, dentre elas, a avaliação de desempenho que o tema dessa questão.

Para o autor, é por meio da avaliação por competências, também chamada de avaliação de desempenho, que será identificado se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma corporação estão alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos. Ela é uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações. O resultado da avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas.

Portanto, a alternativa está correta porque a gestão por competências procura definir as competências humanas que possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias para a consecução dos objetivos estratégicos da organização.

Questão: 1199872

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MC

Prova:    

Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue o item a seguir. De acordo com a administração pública gerencial, que é autorreferente e centrada nos resultados, o controle rígido dos processos é o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção.

1199872 B

A assertiva está incorreta porque a administração pública gerencial não se fundamenta apenas em um controle rígido dos processos. Ela foca em resultados e adota outras estratégias para prevenir práticas ilícitas, como a transparência e a avaliação de desempenho, que são mais eficazes em um contexto que busca eficiência e excelência nos serviços públicos.