Questão: 373453

     Ano: 2014

Banca: IADES

Órgão: METRÔ-DF

Prova:    IADES - 2014 - METRÔ-DF - Advogado

No que se refere aos métodos de interpretação da Constituição Federal (CF), assinale a alternativa correta.

373453 A

A alternativa correta diz respeito ao método jurídico, também conhecido como hermenêutico clássico. Nesse método, a Constituição é entendida como uma lei e a interpretação dela é realizada utilizando os métodos tradicionais de hermenêutica, que incluem diversos elementos. Esses elementos são tradicionais na hermenêutica jurídica clássica e são aplicados para chegar a uma interpretação da Constituição que seja consistente com as técnicas tradicionais de interpretação de leis. No entanto, ao longo do tempo, surgiram críticas e novas abordagens que reconhecem a necessidade de métodos mais flexíveis e adaptáveis para lidar com a complexidade das questões constitucionais contemporâneas.

Questão: 2417641

     Ano: 2024

Banca: IV - UFG

Órgão: Câmara de Caldas Novas - GO

Prova:    CS-UFG - 2024 - Câmara de Caldas Novas - GO - Analista Administrativo |

Um conjunto de ações voltadas para a satisfação do colaborador no trabalho, a integração social e a saúde no ambiente de trabalho é denominado de

2417641 E

A alternativa correta destaca ações direcionadas à satisfação do colaborador, à integração social e à saúde no ambiente de trabalho. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um conceito abrangente que envolve diversas práticas e políticas destinadas a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Questão: 2027086

     Ano: 2019

Banca: IBFC

Órgão: Prefeitura de Conde - PB

Prova:    IBFC - 2019 - Prefeitura de Conde - PB - Guarda Civil Municipal - 3ª Classe |

Sobre as espécies de atos administrativos, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de atos administrativos negociais.

2027086 C

A alternativa correta descreve corretamente os atos administrativos negociais, nos quais a vontade da Administração e os interesses do particular se harmonizam.

Questão: 2375001

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ITAIPU BINACIONAL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Júnior - Função: Administrador |

Tendo em vista que o desenvolvimento de projetos e programas de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) que contribuam para a elevação das taxas de sobrevivência e competitividade organizacional é fundamental, haja vista as frequentes alterações econômicas, políticas e sociais que influenciam o posicionamento mercadológico das empresas, assinale a opção correta a respeito da capacitação de pessoas.

2375001 C

A alternativa correta a respeito da capacitação de pessoas é a C) Tecnologia instrucional refere-se ao conjunto de atividades interdependentes que permitem que as necessidades de desempenho individual e organizacional sejam identificadas, transformadas em planos executivos e entregues a determinados grupos profissionais. Explicação: Tecnologia instrucional: É um campo de estudo que se concentra na criação e implementação de processos de ensino e aprendizagem eficazes. Envolve a identificação de necessidades, o planejamento de programas, o desenvolvimento de materiais e a avaliação de resultados. É um processo amplo e abrangente que vai além da simples entrega de treinamento. Outras alternativas incorretas: A) Educação refere-se a um conceito mais amplo que treinamento e desenvolvimento. B) A análise de necessidades deve considerar diferentes fatores, como tarefas, perfil dos participantes e contexto organizacional. D) A transferência de aprendizagem depende de diversos fatores, como motivação e suporte no ambiente de trabalho. E) A avaliação de reação mede a satisfação dos participantes com o treinamento, mas não o impacto no desempenho. Conclusão: A tecnologia instrucional é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de programas de capacitação eficazes que contribuem para o sucesso das organizações.

Questão: 203290

     Ano: 2011

Banca: PONTUA

Órgão: TRE-SC

Prova:    PONTUA - 2011 - TRE-SC - Analista Judiciário - Área Judiciária |

Sobre a conduta dos agentes públicos e candidatos em campanha eleitoral, é INCORRETO afirmar que:

203290 C

A alternativa C está INCORRETA, inclusive assim já decidiu o Tribunal Superior Eleitoral: “[…] Representação. Eleição 2006. Deputada estadual. Captação ilícita de sufrágio. Fragilidade do acervo probatório. Provimento. 1. No caso concreto, o conjunto probatório dos autos é insuficiente para comprovar que a candidata praticou ou anuiu à prática do ilícito descrito no art. 41-A da Lei nº 9.504/97. 2. Caso a conduta seja praticada por terceiros, exige-se, para a configuração da captação ilícita de sufrágio, que o candidato tenha conhecimento do fato e que com ele compactue. 3. Consoante já decidiu esta Corte, para a responsabilização do candidato, não basta a mera presunção desse conhecimento, que, na espécie, vem baseada, apenas e tão somente, no vínculo de parentesco por afinidade existente entre o suposto mandante e a recorrente. 4. A representação fundada no art. 41-A da Lei das Eleições estabelece as penalidades de multa e cassação do registro ou do diploma. A inelegibilidade, nesse caso, é consequência automática da condenação, mas somente será capaz de produzir efeitos concretos em eventual e superveniente processo de registro de candidatura. 5. Recurso ordinário provido para afastar as sanções de multa e de inelegibilidade impostas à recorrente pela instância regional. (Ac. de 20.3.2014 no RO nº 717793, rel. Min. Dias Toffoli.)