Questão: 1897918

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRBM 6º Região

Prova:    Quadrix - 2021 - CRBM 6º Região - Auxiliar Administrativo |

Quanto à classificação da Constituição Federal de 1988, julgue o item. A Constituição da República Federativa do Brasil é considerada como rígida, eclética e analítica.

1897918 A

A afirmação está correta! A Constituição Federal de 1988 é considerada rígida porque exige um processo mais solene e complexo para ser alterada. Ela é eclética porque reflete a amplitude de temas abordados e a incorporação de diferentes correntes de pensamento, tornando-a receptiva a várias perspectivas e valores. E é também considerada analítica por ser extensa e abrangente, com seus 250 artigos, detalhando diversos aspectos da organização do Estado, dos direitos fundamentais e das estruturas governamentais.

Questão: 1909186

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-RJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - PGE-RJ - Técnico Processual |

Acerca da gestão governamental, julgue o item subsequente. No processo público de contratualização de resultados, três fases são importantes para o alcance dos objetivos: negociação, construção do instrumento e gerenciamento.

1909186 A

A afirmação está correta, pois as três etapas cruciais para alcançar os objetivos são: negociação, construção do instrumento e gerenciamento.

Questão: 37761

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPS

Prova:    CESPE - 2010 - MPS - Administrador, CESPE - 2010 - MPS - Técnico de Comunicação Social - Jornalismo, CESPE - 2010 - MPS - Técnico em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 26 a 35.

A substituição da União, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios por um único ente central somente seria possível por um poder constituinte originário.

37761 A

A afirmação está certa porque a Federação é uma cláusula pétrea, nos termos do art. 60, §4,inciso I, da CR/88: “Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I – de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II – do Presidente da República; III – de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. (…) § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I – a forma federativa de Estado;”

Questão: 1826442

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-SC

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - MPE-SC - Promotor de Justiça Substituto - Prova 1 |

Com relação à organização, às funções e à atuação do Ministério Público Eleitoral, julgue o item a seguir. O princípio da independência funcional veda ao procuradorgeral da República acumular encargos próprios do procurador-geral eleitoral.

1826442 B

A afirmação em questão está incorreta, pois o princípio da independência funcional não impede o Procurador-Geral da República (PGR) de acumular as funções do Procurador-Geral Eleitoral. O próprio Código Eleitoral, em seu art. 18, determina que “exercerá as funções de Procurador Geral, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o Procurador Geral da República, funcionando, em suas faltas e impedimentos, seu substituto legal”.

Questão: 1972134

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEE-PE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - SEE-PE - Analista em Gestão Educacional - Geral |

Considerando as atribuições e responsabilidades do presidente da República e do Congresso Nacional, julgue o item a seguir. Compete privativamente ao presidente da República nomear os integrantes do Conselho da República.

1972134 B

A afirmação em questão está incorreta, pois o Presidente da República não nomeia todos os integrantes do Conselho da República. Embora a CF/88 prevê que: “Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (…) XVII – nomear membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII”. O artigo 89 da CF/88 determina que apenas dois cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, serão nomeados pelo Presidente da República.