Questão: 2157172

     Ano: 2023

Banca: SELECON

Órgão: Prefeitura de Nova Mutum - MT

Prova:    SELECON - 2023 - Prefeitura de Nova Mutum - MT - Agente Administrativo |

Há um princípio da administração pública que se liga à ideia de probidade e boa-fé, e que versa sobre a conduta dos agentes públicos com base em normas de conduta existentes no ordenamento jurídico. Trata-se do princípio da:

2157172 B

“Moralidade está diretamente relacionada à ideia de ética na gestão pública. Esse princípio estabelece que a conduta dos agentes públicos deve ser pautada por valores éticos, respeito às normas legais e à moral comum da sociedade Eficiência: preconiza que a administração pública deve buscar alcançar resultados positivos e satisfatórios na prestação dos serviços públicos, de forma eficiente, econômica e com qualidade; Razoabilidade: exige que as decisões administrativas sejam tomadas de forma razoável, equilibrada e proporcional, levando em consideração os interesses públicos e privados envolvidos; Impessoalidade: exige que a administração pública trate todos os cidadãos de forma igualitária, sem discriminações ou favorecimentos pessoais.”

Questão: 401494

     Ano: 2005

Banca: CESGRANRIO

Órgão: INSS

Prova:    CESGRANRIO - 2005 - INSS - Técnico - Previdenciário

Caio, em maio de 2000, separou-se, judicialmente, de Maria. Na referida separação, acordou-se, judicialmente, que Caio não iria pagar pensão alimentícia à ex-esposa e que só iria pagar tal encargo para Ana, filha do casal, 19 anos. Em agosto de 2002, Caio conhece Teresa, com a qual vem a morar e manter união estável. Em agosto de 2004, Caio falece. Quem tem direito à pensão por morte, na qualidade de dependente de Caio?

401494 E

“Maria perdeu a qualidade de dependente na separação judicial com o Caio (também na questão não especifica a sua dependência econômica do ex-cônjuge). Ana, por sua vez, em 2004 já era maior de 21 anos (E uma pessoa não inválida e sem nenhuma deficiência mental ou intelectual que a torna-se incapaz para o trabalho), ocasionando a perda da qualidade de dependente. A atual companheira (Tereza) de Caio, se tornou a ÚNICA dependente com direito ao benefício, já que segundo o Art 16 § 5º do RPS, é dado o direito ao companheiro que mantenha “”união estável”” com o segurado.”

Questão: 127708

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Instituto Rio Branco

Prova:    CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco - Diplomata 2ª Etapa |

Dois ex-empregados da missão diplomática do Estado X situada no Estado Y ajuizaram contra auele Estado reclamação na justiça trabalhista deste Estado, alegando ue alguns de seus salários não haviam sido pagos. Tendo julgado procedente a reclamação, a justiça trabalhista do Estado Y determinou, a fim de satisfazer os créditos dos ex-empregados, a penhora de bens, incluído o próprio prédio da referida missão diplomática. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

127708 A

“MANDADO DE SEGURANÇA. EXECUÇÃO CONTRA ESTADO ESTRANGEIRO. PENHORA DA RESIDÊNCIA OFICIAL DO CÔNSUL. IMUNIDADE DE EXECUÇÃO.Seguindo a orientação do STF, a jurisprudência dos Tribunais de todo o país já se pacificou no sentido de que os estados e organismos internacionais não gozam de imunidade de jurisdição na fase de conhecimento. No entanto, quando a questão diz respeito a execução, o tema suscita debates, quando inexistente renúncia, porque os Estados estrangeiros gozam de imunidade de execução.Na questão sub judice foi determinada a penhora sobre a residência oficial do Cônsul, cujo bem está integrado ao patrimônio estrangeiro e, por isso, afeto à representação consular, resultando vulnerado o direito líquido e certo do impetrante, consubstanciado no direito à imunidade de execução da qual é detentor.No caso, a execução deve ser paralisada, a fim de que se encontrem outros bens a serem penhorados, desde que sejam eles desafetos ao Consulado.” (ROMS 62268/2002, DJU 27.02.2004) (grifamos) http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia_articuladas.aspx?cod=18927 B- os estados e organismos internacionais não gozam de imunidade de jurisdição na fase de conhecimento C – os estados e organismos internacionais não gozam de imunidade de jurisdição na fase de conhecimento , apenas na fase de execuçao D- residência oficial tb nao pode ser penhorada => está integrada ao patrimonio estrangeiro/ à representaçao estrangeira E- não é licita!

Questão: 2016400

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGM Recife - PE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - PGM Recife - PE - Procurador Judicial Municipal |

Acerca dos poderes da administração pública, assinale a opção correta.

2016400 A

“letra a – CERTO. É obrigação do servidor denunciar ilegalidades e abusos de poder, conforme previsto na legislação pertinente. letra b – O poder hierárquico não deve ser confundido com a hierarquia militar. letra c – A possibilidade de revisão e correção dos atos administrativos é uma consequência da autotutela. letra d – O abuso de poder pode ocorrer tanto por excesso quanto por desvio. O desvio de poder afeta a finalidade do ato, enquanto o excesso de poder está relacionado à sua legalidade, ou seja, à falta de fundamento legal. letra e – A aplicação do poder disciplinar é uma decorrência do poder hierárquico.”

Questão: 1008735

     Ano: 2019

Banca: Instituto Consulplan

Órgão: MPE-SC

Prova:    Instituto Consulplan - 2019 - MPE-SC - Promotor de Justiça - Matutina

De acordo com a Lei n. 9.504/1997, as despesas da campanha eleitoral serão realizadas sob a responsabilidade dos partidos, ou de seus candidatos, e financiadas na forma dessa Lei, enquanto os limites de gastos de campanha serão definidos e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

1008735 B

“LEI Nº 9504/1997 ARTIGO 17. As despesas da campanha eleitoral serão realizadas sob a responsabilidade dos partidos, ou de seus candidatos, e financiadas na forma desta Lei.
ARTIGO 18. Os limites de gastos de campanha serão definidos em lei e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. “