Questão: 2181143

     Ano: 2023

Banca: Ibest

Órgão: CRF-SC

Prova:    Ibest - 2023 - CRF-SC - Atendente Técnico |

Assinale a alternativa que apresenta o modelo de estruturação da administração pública federal brasileira atualmente adotado pelo governo.

2181143 E

“Descentralização por outorga/serviço: Transfere a titularidade + execução Por Lei Para Administração Indireta (EP, SEM) Descentralização por delegação/colaboração Transfere somente a execução Por Contrato/Ato Para particulares Concessão (contrato) Permissão (contrato de adesão) Autorização (Ato) Conceito de Delegação: É a transferência da execução do ato ou da incumbência da prestação do serviço para outro agente ou órgão, sendo que a titularidade permanece com o delegante, que poderá, a qualquer momento, revogar a delegação. É possível delegar uma atribuição ainda que não haja hierarquia entre o delegante e o delegado.”

Questão: 685885

     Ano: 2016

Banca: Serctam

Órgão: Prefeitura de Quixadá - CE

Prova:    Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Assistente Jurídico

Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, SALVO:

685885 E

“Defesa da paz” é princípio que rege as relações internacionais da República Federativa do Brasil (art. 4º, inciso VI, da CR/88).

Questão: 2156841

     Ano: 2023

Banca: Prefeitura de Belmonte - SC

Órgão: Prefeitura de Belmonte - SC

Prova:    Prefeitura de Belmonte - SC - 2023 - Prefeitura de Belmonte - SC - Analista Contábil e Financeiro |

No contexto dos poderes da administração, doutrinariamente, admitem-se dois tipos de regulamentos: o regulamento executivo e o regulamento independente ou autônomo. Considerando tais regulamentos, assinale a alternativa correta:

2156841 C

“DECRETOS =
Regulamento executivo -> Editados para fiel execução da lei.
regulamento autônomo -> inovam no ordenamento jurídico, substituindo a lei, determinando matéria não prevista em lei. ex: art. 84, VI, CF(extinção de cargo vago).”

Questão: 1900445

     Ano: 2022

Banca: MPE-SP

Órgão: MPE-SP

Prova:    MPE-SP - 2022 - MPE-SP - Promotor de Justiça Substituto |

Nos termos da lei, a federação partidária

1900445 C

“De acordo com o TSE, a federação partidária é formada por dois ou mais partidos políticos com afinidade programática que se unem para atuar como uma só legenda por, no mínimo, quatro anos.

Quais as regras para a criação da Federação?

Somente poderá ser integrada por partidos com registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral;

Os partidos reunidos em federação deverão permanecer a ela filiados por, no mínimo, quatro anos;

A federação poderá ser constituída até a data final do período de realização das convenções partidárias;

A federação terá abrangência nacional e seu registro será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral.”

Questão: 1703410

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRECI - 14ª Região (MS)

Prova:    Quadrix - 2021 - CRECI - 14ª Região (MS) - Assistente Administrativo |

A tripartição dos Poderes da União foi consagrada no artigo 2.º da Constituição Federal de 1988, que prevê a existência independente e harmônica do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Com relação a esse assunto, julgue o item. Cada Poder do Estado tem sua atividade principal, também denominada função típica, e suas atividades secundárias, que lhe são imputadas pela lei, denominadas funções administrativas.

1703410 B

“De acordo com o Artigo 2º da Constituição, os Poderes da União são independentes e harmônicos entre si, sendo eles o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. É importante lembrar que o Poder em si, o poder soberano, pertence à República Federativa do Brasil e é uno e indivisível, uma vez que emana do povo brasileiro, como estabelecido no Artigo 1º, parágrafo único. O que existe é uma repartição das funções entre os três poderes. Os três poderes podem exercer tanto funções típicas como funções atípicas, conforme descrito a seguir: Poder Executivo: Função típica: administrar, o que inclui a prestação de serviços públicos. Função atípica: legislar, por exemplo, através da edição de medidas provisórias e leis delegadas, e julgar, como no julgamento de recursos no âmbito administrativo. Poder Legislativo: Funções típicas: legislar e fiscalizar. Funções atípicas: administrar e julgar. Por exemplo, quando realiza concursos públicos e no julgamento de crimes de responsabilidade. Poder Judiciário: Função típica: julgar, exercendo a jurisdição e responsabilizando-se pela resolução de conflitos com a aplicação da lei, determinando o direito de forma concreta. Funções atípicas: legislar (como na elaboração do regimento interno de um tribunal) e administrar (como a realização de concursos públicos). A afirmação incorre em erro ao classificar as funções atípicas como administrativas. Cada poder tem suas funções atípicas, sendo que as funções administrativas são atípicas dos Poderes Legislativo e Judiciário, mas são as funções típicas do Poder Executivo.”