Questão: 1945026

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CRP - 11ª Região (CE)

Prova:    

Com relação aos princípios que regem a Administração Pública, julgue o item. O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública somente poderá rever seus atos se for provocada pelo interessado.

1945026 B

“Acerca do tema, a Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal dispõe que ‘a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”23• Da mesma forma, dispõe o art. 53 da lei 9.784/99 que ‘A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos’.

Questão: 2068849

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-DFT

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TJ-DFT - Juiz de Direito Substituto |

Um condenado preso em determinado presídio estadual morreu e, na semana seguinte, sem qualquer relação com o óbito ocorrido, outro preso fugiu e, na sequência, praticou um latrocínio. Nessa situação hipotética, o Estado poderá ser responsabilizado civilmente

2068849 C

“Acerca deste primeiro ponto, o STF possui entendimento consolidado, em sede de repercussão geral (Tema 592), no bojo do qual foi exarada a seguinte tese: “Repercussão geral constitucional que assenta a tese de que: em caso de inobservância do seu dever específico de proteção previsto no artigo 5º, inciso XLIX, da Constituição Federal, o Estado é responsável pela morte do detento.”” (RE 841526, Relator(a): LUIZ FUX, Tribunal Pleno, julgado em 30/03/2016, ACÓRDÃO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL – MÉRITO DJe-159 DIVULG 29-07-2016 PUBLIC 01-08-2016) “

Questão: 87570

     Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRE-RN

Prova:    FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judiciário - Área Judiciária

O instrumento processual que tem como objetivo impedir que o cidadão possa disputar o pleito eleitoral, obstando sua passagem da condição de pré-candidato à de candidato, é:

87570 A

“Ação de impugnação de registro de candidato. (correta) LEGISLAÇÃO: arts. 3º a 17 da Lei Complementar 64/90. FINALIDADE: a AIRC tem por finalidade impugnar, mediante petição fundamentada, pedidos de registros de pessoas que, em tese, não preencham os requisitos legais ou constitucionais para pleitear determinado cargo. LEGITIMIDADE: são legitimados ativos, concorrentemente, a propor a AIRC: qualquer candidato, partido político, coligação, ou Ministério Público Eleitoral. PRAZO: a AIRC deve ser proposta no prazo de 5 (cinco) dias, contados a partir da publicação do edital do pedido de registro da candidatura pela Justiça Eleitoral. COMPETÊNCIA: a AIRC deverá ser proposta perante o TSE, se a impugnação for de candidatura a Presidente ou Vice-Presidente da República; o TRE, a candidatura a Governador, Vice-Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual ou Distrital; e o Juiz Eleitoral, a candidatura a Vereador, a Prefeito ou a Vice-Prefeito.”

Questão: 2164892

     Ano: 2023

Banca: Quadrix

Órgão: PROCON-DF

Prova:    Quadrix - 2023 - PROCON-DF - Analista De Atividades De Defesa Do Consumidor - Direito e Legislação |

Acerca do poder de polícia, julgue o item. O poder de polícia somente pode ser exercido pelo Poder Executivo.

2164892 B

“a) Poder de polícia em sentido amplo: abrange atos do Legislativo e do Executivo Atividade estatal de condicionar a liberdade e a propriedade ajustando-as aos interesses coletivos. Corresponde a toda e qualquer atuação restritiva do Estado, abrangendo tanto os atos do Poder Executivo, como também do Poder Legislativo em que se condiciona a liberdade e propriedade em prol dos cidadãos. Ou seja, além da atividade administrativa, o poder de polícia também abrange a atividade do Poder Legislativo de editar leis que tenham o objetivo de condicionar ou limitar a liberdade a propriedade – as chamadas limitações administrativas ao exercício das atividades públicas. b) Poder de polícia em sentido estrito, restrito: compreende apenas atos do Executivo Abrange as intervenções, quer gerais e abstratas (tais como os regulamentos), quer concretas e específicas (tais como as autorizações, as licenças, as injunções) do Poder Executivo, destinadas a alcançar o mesmo fim de prevenir e obstar ao desenvolvimento de atividades particulares contrastantes com os interesses sociais; compreende apenas atos de Poder Executivo. Ou seja, o poder de polícia abrange tão somente as atividades administrativas de regulamentação e de execução das leis que estabelecem normas primárias de polícia.”

Questão: 2024633

     Ano: 2022

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Dezesseis de Novembro - RS

Prova:    OBJETIVA - 2022 - Prefeitura de Dezesseis de Novembro - RS - Procurador Municipal |

Em relação ao instituto do Poder de Polícia, assinalar a alternativa CORRETA:

2024633 A

“A) Os atributos do Poder de Polícia são a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. Além disso, o Poder de Polícia, em regra, não pode ser delegado a pessoas jurídicas de direito privado. B) O Poder Executivo não possui atributos de polícia judiciária, que estão relacionados a ilícitos penais. C) O exercício do Poder de Polícia envolve certa discricionariedade, permitindo ao gestor avaliar a necessidade de agir em uma situação que envolva o exercício desse poder, dentro dos limites legais. D) O exercício do Poder de Polícia administrativo é coercitivo, podendo ser imposto pela Administração, inclusive com o uso da força pública, se necessário, para garantir o seu cumprimento, desde que respeitados os limites constitucionais.”