Questão: 1837969

     Ano: 2021

Banca: MPM

Órgão: MPM

Prova:    MPM - 2021 - MPM - Promotor de Justiça Militar |

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO FUNDA-SE NA TESE DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA SEGUNDO A TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO, ADMITINDO-SE A AÇÃO DE REGRESSO CONTRA O AGENTE PÚBLICO CAUSADOR DIREITO DO DANO. SOBRE O TEMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

1837969 C

“A presente opção está em linha com a compreensão estabelecida pelo STF, ao examinar o Tema 777, em sede de repercussão geral, ocasião em que restou assentada a seguinte tese: “”O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.”” (RE 842846, rel. Ministro LUIZ FUX, Plenário, 27.2.2019)”

Questão: 1969023

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-RO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - PC-RO - Médico-Legista |

O poder da administração de revogar ato que tenha concedido a servidor licença para tratar de interesse particular decorre do princípio da

1969023 A

“A possibilidade da administração revogar atos que tenham concedido licença a servidores para tratar de interesse particular é fundamentada no princípio da autotutela, conforme estabelecido na súmula 473 do STF. De acordo com essa súmula, a administração tem o poder de anular seus próprios atos quando estes são ilegais, não gerando direitos para os beneficiados, ou de revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, desde que respeitados os direitos adquiridos e sujeitos à apreciação judicial. Dessa forma, percebe-se que a autotutela administrativa permite que a administração avalie a conveniência e oportunidade de revogar atos que concederam licença a servidores para tratar de interesse particular, levando em consideração critérios de valor e interesse público.”

Questão: 792489

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-PE

Prova:    CESPE - 2017 - TRE-PE - Técnico  Judiciário – Área Administrativa

Assinale a opção correta a respeito da prestação de contas de campanha eleitoral e da prestação de contas partidárias.

792489 A

“A Lei 9.504 determina: “”Art. 28. A prestação de contas será feita: § 2º As prestações de contas dos candidatos às eleições proporcionais serão feitas pelo próprio candidato””.”

Questão: 259319

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-RJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judiciário - Área Judiciária |

A respeito dos partidos políticos, julgue o item seguinte. O Tribunal Superior Eleitoral determinará, após decisão judicial transitada em julgado, o cancelamento do registro civil e do estatuto de partido político que, comprovadamente, não houver prestado, nos termos da lei, as devidas contas à justiça eleitoral.

259319 A

“A Lei 9.096/95 determina: “”Art. 28. O Tribunal Superior Eleitoral, após trânsito em julgado de decisão, determina o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido contra o qual fique provado: I – ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira; II – estar subordinado a entidade ou governo estrangeiros; III – não ter prestado, nos termos desta Lei, as devidas contas à Justiça Eleitoral; IV – que mantém organização paramilitar””.”

Questão: 842189

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPU

Prova:    CESPE - 2017 - DPU - Defensor Público Federal

Julgue o seguinte item, acerca das regras relativas ao processo eleitoral previstas na legislação competente. Para a realização da prestação de contas pelo sistema simplificado, a legislação considera o critério do montante de recursos financeiros utilizados na campanha e, no caso das eleições para prefeitos e vereadores, a quantidade de eleitores do município.

842189 A

“A Justiça Eleitoral adotará sistema simplificado de prestação de contas para candidatos que apresentarem movimentação financeira correspondente a, no máximo, R$ 20.000,00 (vinte mil reais), atualizados monetariamente, a cada eleição, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou por índice que o substituir (art. 28, §9º, da Lei das Eleições). Nas eleições para prefeito e vereador de municípios com menos de cinquenta mil eleitores, a prestação de contas será feita sempre pelo sistema simplificado a que se referem os §§9º e 10 (art. 28, §11, da Lei das Eleições).”