Questão: 607074

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-PI

Prova:    CESPE - 2016 - TRE-PI - Analista Judiciário - Administrativa

Assinale a opção correta quanto à gestão por resultados na produção de serviços públicos, às redes organizacionais e à comunicação na gestão pública.

607074 C

“A gestão por resultados também melhora o accountability e a qualidade dos serviços públicos” (Augustinho Paludo, “Administração Pública”, 5a ed, p. 274.)

Questão: 1944148

     Ano: 2022

Banca: Quadrix

Órgão: CRC-PR

Prova:    Quadrix - 2022 - CRC-PR - Analista Jurídico |

Julgue o item, relativo ao direito administrativo e às suas fontes. No direito administrativo, as fontes formais são aquelas que promovem ou dão origem ao direito aplicável, tais como a doutrina e a jurisprudência.

1944148 B

“A fonte formal refere-se aos meios pelos quais as normas jurídicas são manifestadas e pelos quais os juristas têm conhecimento do direito. Essas fontes fornecem os documentos que revelam o direito vigente e permitem a sua aplicação em casos concretos, sendo, portanto, uma fonte de conhecimento. As fontes formais são os modos de manifestação do direito pelos quais os juristas conhecem e descrevem o fenômeno jurídico. Além disso, os órgãos encarregados de aplicar o direito também recorrem a essas fontes para justificar suas decisões individuais. Por outro lado, as fontes materiais referem-se à própria sociedade. Elas abrangem todas as autoridades, pessoas, grupos e situações que influenciam a criação do direito em uma determinada sociedade, conforme Dimitri Dimoulis. Além disso, a fonte material ou real indica a origem do direito, representando sua gênese. Por isso, é considerada uma fonte de produção, referindo-se a fatores éticos, sociológicos, históricos, políticos, entre outros, que geram o direito, influenciam seu desenvolvimento e determinam o conteúdo das normas.”

Questão: 1133996

     Ano: 2020

Banca: IBFC

Órgão: TRE-PA

Prova:    IBFC - 2020 - TRE-PA - Analista Judiciário - Administrativa |

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um conceito possível de "Terceiro Setor".

1133996 C

“A expressão ‘Terceiro Setor’ refere-se às entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, que desempenham atividades de interesse social mediante vínculo formal de parceria com o Estado.”” Bibliografia: OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017.”

Questão: 1803657

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PG-DF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Administração |

No que se refere a aspectos de gestão de pessoas, julgue o item a seguir. A enumeração das tarefas desempenhadas pelo ocupante de um determinado cargo compõe o processo descrição de cargos

1803657 A

“A descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou as atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os demais existentes na organização. A descrição de cargos representa o detalhamento das atribuições ou tarefas e os objetivos do cargo. Portanto, a afirmativa está certa.”

Questão: 2114387

     Ano: 2022

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP

Prova:    VUNESP - 2022 - Prefeitura de São José dos Campos - SP - Analista Previdenciário - Administrador |

Considere que Caio, Subsecretário da Saúde, deseja delegar parte de sua competência não privativa a outro órgão que não lhe é hierarquicamente subordinado, por razões de ordem jurídica. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que Caio

2114387 E

“A delegação de competências pode ocorrer tanto para órgãos ou agentes subordinados hierarquicamente como para aqueles que não possuem essa subordinação hierárquica. Portanto, é possível delegar competências mesmo fora das relações de subordinação da estrutura administrativa. No entanto, nem todas as competências podem ser objeto de delegação. Em outras palavras, não é permitido delegar integralmente todas as competências de um órgão ou agente. A delegação deve ser realizada por um prazo determinado, como estabelecido no art. 14, §1º da Lei 9.784/1999, que menciona a “”duração”” da delegação. O ato de delegação é discricionário e pode ser revogado a qualquer momento pelo agente que realizou a delegação.”