Questão: 2348082

     Ano: 2024

Banca: IGEDUC

Órgão: Prefeitura de Belo Jardim - PE

Prova:    IGEDUC - 2024 - Prefeitura de Belo Jardim - PE - Auxiliar Administrativo |

Julgue o item subsequente. A gestão estratégica de pessoas no setor público é fundamental para a renovação de práticas administrativas, visando a alinhar as atividades ao objetivo das instituições e garantindo o desempenho eficaz e a satisfação dos servidores, além de atender às expectativas de cada colaborador.

2348082 A

– A gestão estratégica de pessoas é um tema que vem assumindo destaque na administração pública. . De acordo com Schikmann, os principais instrumentos de gestão estratégica de pessoas no setor público são: a) o planejamento de recursos humanos. b) a gestão por competências. c) a capacitação continuada com base em competências. d) a avaliação de desempenho fundada em competências TENDÊNCIAS GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Pode-se dizer que as tendências da gestão de pessoas no setor público são as seguintes: . Fortalecimento da avaliação de desempenho. . Criação de incentivos para aumentar o desempenho dos servidores (Avalições de desempenho associadas a gratificações). . Correção de distorções salariais (através da Redução dos “salários iniciais”, com o objetivo de aumentar a “amplitude salarial”, no intuito de aumentar a “importância” das carreiras). Instituição de programas de capacitação continuada, com o objetivo de desenvolver, nos servidores, as competências necessárias ao desempenho de suas funções. . Participação dos servidores nos processos decisórios organizacionais. . Estabelecimento de atribuições amplas para os cargos e carreiras. . Flexibilidade às carreiras, possibilitando que o servidor possa atuar em diferentes órgãos. . Transferência de “atividades-meio” (como limpeza e segurança) para o setor privado, através de terceirizações. . Planejamento para a realização periódica/regular de concursos públicos, com avaliação periódica da necessidade de quadros. . Redução dos “cadastros reservas” em concursos públicos. avaliações do perfil comportamental dos aprovados em concursos, para que eles sejam melhor alocados em setores mais compatíveis com seus perfis.

Questão: 1150195

     Ano: 2020

Banca: IDIB

Órgão: Prefeitura de Goiana - PE

Prova:    IDIB - 2020 - Prefeitura de Goiana - PE - Agente de Fiscalização de Trânsito e Transportes |

O Microsoft Excel é o editor de planilhas eletrônicas presente no pacote de aplicativos Microsoft Office. Ele permite ao usuário criar fórmulas matemáticas complexas e é capaz de realizar cálculos. Além disso, o Excel possui um grande conjunto de funções matemáticas que podem ser utilizadas na construção de fórmulas. Considere uma planilha com as células A1, A2, A3 e A4 preenchidas com os valores 2, 2, 6 e 6, respectivamente. Assinale a alternativa que indica corretamente o valor calculado na célula A5 considerando que esta está preenchida com a seguinte expressão matemática: =(MÁXIMO(A1 :A3)+2)/MÉDIA(A2;A4).

1150195 D

– A função “Máximo” retornará o maior valor dentro de um intervalo de células imposto pelo usuário, já a função “MÉDIA” calculará a média aritmética do intervalo de células. – A ordem de execução dos operadores matemáticos é a seguinte: 1º – Calculam-se os termos em parênteses. 2º – Calculam-se os expoentes. 3º – Calculam-se as multiplicações e divisões. 4º – Calculam-se as somas e subtrações. A expressão “=(MÁXIMO(A1 :A3)+2)/MÉDIA(A2;A4)”, seguindo a ordem de execução dos operadores matemáticos, buscará primeiramente o maior valor dentro do intervalo de células de A1 a A3 e somará o resultado com 2, em seguida, calculará a média aritmética da célula A2 e A4: “=(MÁXIMO(A1 :A3)+2)/MÉDIA(A2;A4)” = “=(6+2)/MÉDIA(A2;A4)” = “=8/4” Como não há expoentes e multiplicações, basta realizar a divisão para chegar ao resultado da expressão: “=8/4” = “=2”

Questão: 611489

     Ano: 2016

Banca: CAIP-IMES

Órgão: Câmara Municipal de Atibaia - SP

Prova:    CAIP-IMES - 2016 - Câmara Municipal de Atibaia - SP - Advogado

São princípios específicos da interpretação constitucional:

I- o princípio da unidade da Constituição e o princípio da força normativa.
II- o princípio do efeito integrador e o princípio da harmonização.
III- o princípio da máxima efetividade e da interpretação conforme a Constituição.
IV- o princípio da razoabilidade e o princípio da conformidade funcional.
É correto o que se afirma em:

611489 D

São diversos princípios que norteiam a interpretação constitucional. Eles contribuem para garantir a eficácia, coerência e conformidade das normas constitucionais. Dentre esses princípios, encontram-se os descritos nos itens I a IV. Portanto, correta a opção “D”.

Questão: 253348

     Ano: 2011

Banca: TJ-PR

Órgão: TJ-PR

Prova:    TJ-PR - 2011 - TJ-PR - Juiz

Das assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:

253348 A

Os crimes eleitorais são de ação penal pública. CE, Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública.

Questão: 737941

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-AM

Prova:    CESPE - 2016 - PGE-AM - Procurador do Estado

Julgue o item seguinte, relativos à aplicabilidade de normas constitucionais e à interação destas com outras fontes do direito.

Embora o preâmbulo da CF não tenha força normativa, podem os estados, ao elaborar as suas próprias leis fundamentais, reproduzi-lo, adaptando os seus termos naquilo que for cabível.

737941 A

O preâmbulo da Constituição Federal não possui força normativa, todavia, os estados têm a liberdade de, ao elaborar suas próprias constituições, reproduzi-lo ou adapta-lo. Imperioso citar jurisprudência do STF: “O preâmbulo não constitui norma central da Constituição, de reprodução obrigatória na Constituição do Estado membro. O que acontece é que o preâmbulo contém, de regra, proclamação ou exortação no sentido dos princípios inscritos na Carta. (…) Esses princípios, sim, inscritos na Constituição, constituem normas de reprodução obrigatória – STF. ADI 2.076, rel. Min. Carlos Velloso”.