Questão: 2358108

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAU-BR

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAU-BR - Assistente Administrativo(a) |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O recrutamento busca a atração ou captação de candidatos para o processo de seleção, a qual, por sua vez, se responsabilizará então pela escolha do candidato mais adequado. O recrutamento pode ser interno, externo ou misto. Recrutamento interno: Ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. No caso de serem escolhidas, essas pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados. Vantagens do recrutamento interno: Motiva os funcionários. Não requer socialização dos “novos” funcionários. Custa menos e é mais rápido. A seleção fica mais fácil, pois as pessoas já são conhecidas. Incentiva a fidelidade. Funciona melhor em uma situação de estabilidade. Desvantagens do recrutamento interno: Mantém o status quo. A empresa não recebe novas ideias e pontos de vista. A cultura organizacional pode ficar extremamente conservadora. Pode gerar o fenômeno conhecido como “princípio de Peter”, em que a empresa segue promovendo seus funcionários muito além do ponto em que eles se mostram capacitados. Recrutamento externo: Ocorre quando a empresa busca atrair pessoas de fora. Ou seja, busca atrair pessoas no mercado de trabalho em geral. Vantagens do recrutamento externo: Possibilita a entrada de novas ideias e modos de pensar. Aumenta o capital humano e intelectual. Renova a cultura organizacional. Desvantagens do recrutamento externo: Desestimula os atuais funcionários. Diminui a fidelidade dos funcionários. Custa mais caro. Requer um sistema de socialização desses novos integrantes. Necessita de técnicas mais apuradas de seleção, pois não se conhecem bem as pessoas. Recrutamento misto: É a utilização conjunta do recrutamento interno e do recrutamento externo, seja no mesmo momento ou em momentos distintos.

Questão: 2057100

     Ano: 2022

Banca: IUDS

Órgão: Prefeitura de Pedreira - SP

Prova:    

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O reconhecimento do voto feminino e a consolidação das bases do sistema eleitoral e da Justiça Eleitoral na Constituição de 1934 marcaram avanços importantes na história política e democrática do Brasil.

Questão: 1966396

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: BANRISUL

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - BANRISUL - Analista de Transformação Digital |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O raciocínio abdutivo é ampliativo, ele busca a validade assim como a indução e busca a melhor explicação possível assim como a dedução. O interessante é que a Abdução é o único raciocínio que produz a criatividade e a inovação, por ser a única lógica que introduz uma nova ideia. Para simplificar, uso o exemplo dos feijões dado por Charles Sanders Peirce, que ajuda a compreender melhor essa questão: 1 – Todos os feijões daquela saca são brancos. Esses feijões são daquela saca. Logo, esses feijões são brancos (dedução). 2 – Esses feijões são daquela saca. Esses feijões são brancos. Logo, todos os feijões daquela saca são brancos (indução). 3 – Todos os feijões daquela saca são brancos. Esses feijões são brancos. Logo, esses feijões são daquela saca (abdução). Gosto de pensar sempre no exemplo do jogo de Poker Texas Hold’em: por mais que saibamos nossa mão, as cartas da mesa já viradas, não temos acesso às carta dos oponentes ou as cartas da mesa não viradas. Trata-se de tomar a melhor decisão com base no comportamento passado, seu conhecimento atual, os dados atuais disponíveis e certo grau de incerteza sobre o comportamento do usuário. A abdução introduz o conceito de “melhor solução ou opção possível com base em dados parciais ou incompletos” – o que em cenários complexos de qualquer natureza pode auxiliar organizações na melhor tomada de decisão.

Questão: 2034172

     Ano: 2022

Banca: IBADE

Órgão: Câmara de Acrelândia - AC

Prova:    IBADE - 2022 - Câmara de Acrelândia - AC - Auxiliar Administrativo |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O que representa uma entidade autárquica? Uma entidade autárquica é um serviço independente, criado por legislação, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, destinado a realizar atividades típicas da Administração Pública que demandem, para um desempenho mais eficiente, gestão administrativa e financeira descentralizadas. Autarquia de controle: agências reguladoras, como ANATEL (telecomunicações) e ANVISA (vigilância sanitária), são exemplos de autarquias encarregadas do controle e fiscalização de serviços em nível nacional. Autarquia administrativa: neste caso, as autarquias, como os institutos, têm como objetivo supervisionar, em âmbito federativo, funções relacionadas. O INMETRO é um exemplo de autarquia administrativa. Autarquia cultural: destinada a promover e regulamentar a educação, essa autarquia tem como exemplo a UNESP (Universidade do Estado de São Paulo). Autarquia profissional: em muitos setores, a administração exclusiva é necessária. As autarquias profissionais desempenham um papel vital ao auxiliar nesse processo, regulamentando e fiscalizando as profissões, como o CRM (Conselho Regional de Medicina).

Questão: 2391926

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANAC

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3 |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

O que foi descrito na declaração é mais similar a um gráfico de dispersão, empregado para ilustrar a relação entre dois conjuntos de dados e reconhecer padrões ou correlações entre eles. Nesse tipo de gráfico, os dados são representados como uma coleção de pontos e a relação entre os conjuntos de dados pode ser inferida pela forma da “nuvem” de pontos formada.