Questão: 322124

     Ano: 2013

Banca: TJ-RS

Órgão: TJ-RS

Prova:    TJ-RS - 2013 - TJ-RS - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção |

A respeito das preferências e privilégios creditórios: I. A discussão entre os credores pode versar quer sobre a preferência entre eles disputadas, quer sobre nulidade, simulação, fraude, ou falsidade das dívidas e contratos. II. Os títulos legais de preferência são os privilégios, os direitos reais e as garantias fidejussórias. III. O crédito real prefere ao pessoal de qualquer espécie, e o crédito pessoal privilegiado ao simples; e o privilégio especial, ao geral. IV. O privilégio especial só compreende os bens sujeitos, por expressa disposição de lei, ao pagamento do crédito que ele favorece; e o geral, todos os bens não sujeitos a crédito real nem a privilégio especial. Aponte as assertivas corretas:

322124 C

Favorecimento pessoal Art. 348 – Auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão: Pena – detenção, de um a seis meses, e multa. § 1º – Se ao crime não é cominada pena de reclusão: Pena – detenção, de quinze dias a três meses, e multa. § 2º – Se quem presta o auxílio é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena. Favorecimento real Art. 349 – Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptação, auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime: Pena – detenção, de um a seis meses, e multa.

Questão: 82189

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEJUS-ES

Prova:    CESPE - 2009 - SEJUS-ES - Agente Penitenciário | CESPE - 2009 - SEJUS-ES - Agente de Escolta e Vigilância Penitenciário |

A tipicidade, elemento do fato típico, é a correspondência entre o fato praticado pelo agente e a descrição de cada espécie de infração contida na lei penal incriminadora, de modo que, sem tipicidade, não há antijuridicidade penal, pois, comportadas as exclusões legais, todo fato típico é antijurídico.

82189 A

Fato típico se refere à primeira etapa da configuração de um crime, que envolve a análise se um determinado ato praticado por um indivíduo se enquadra nos elementos descritos na lei como constitutivos de um delito. Esses elementos geralmente incluem conduta, resultado, nexo causal, tipicidade, ilicitude e culpabilidade.

Questão: 1810863

     Ano: 2021

Banca: IDECAN

Órgão: PC-CE

Prova:    IDECAN - 2021 - PC-CE - Inspetor de Polícia Civil |

Segundo a teoria tripartite, majoritariamente adotada, o delito é composto de fato típico, ilicitude e culpabilidade. São elementos do fato típico:

1810863 C

Fato típico se refere à primeira etapa da configuração de um crime, que envolve a análise se um determinado ato praticado por um indivíduo se enquadra nos elementos descritos na lei como constitutivos de um delito. Esses elementos geralmente incluem conduta, resultado, nexo causal, tipicidade, ilicitude e culpabilidade.

Questão: 2195253

     Ano: 2023

Banca: CS-UFG

Órgão: TJ-GO

Prova:    CS-UFG - 2023 - TJ-GO - Residência Jurídica |

O instituto que se configura quando houver objetivo de mera realização da vontade do titular de um determinado direito, não havendo a criação de instituto jurídico próprio para regular direitos e deveres, com os efeitos da manifestação da vontade predeterminados pela lei, é

2195253 C

FATO JURÍDICO: Um evento com relevância jurídica, podendo ser de natureza natural (fato jurídico stricto sensu), sendo ordinário ou extraordinário, ou humano, originando o conceito de fato jurígeno. ATO JURÍDICO: Um fato jurídico que envolve um elemento volitivo e um conteúdo lícito. É uma manifestação de vontade com efeitos legais. NEGÓCIO JURÍDICO: Um ato jurídico que resulta da composição de interesses entre as partes para alcançar uma finalidade específica. É a principal expressão da autonomia privada e liberdade negocial, com efeitos determinados pelos pressupostos de existência, validade e eficácia. ATO JURÍDICO STRICTO SENSU: Ocorre quando há apenas a realização da vontade do titular de um direito, sem a criação de institutos jurídicos específicos. Os efeitos desse ato são predefinidos pela lei, sem margem de escolha pelas partes. Exemplos incluem a ocupação de um imóvel, pagamento de uma obrigação e o reconhecimento de um filho. As regras aplicáveis aos negócios jurídicos também se aplicam, no que couber, aos atos jurídicos stricto sensu.

Questão: 1048920

     Ano: 2019

Banca: FUNDATEC

Órgão: Prefeitura de Porto Alegre - RS

Prova:    FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Auditor de Controle Interno |

A questão  baseia-se na Figura 2 abaixo, que mostra a caixa de diálogo "Formatar PENDRIVE (E:)", exibida em um computador com sistema operacional Windows 10 Home Single Language quando o usuário iniciou processo de formatação de um "pendrive", inserido na unidade (E:). Figura 2 – Caixa de diálogo "Formatar PENDRIVE (E:)" O pendrive que se encontra inserido na unidade (E:) desse computador com sistema operacional Windows 10 Home Single Language pode ser formatado no sistema de arquivos: I. FAT32. II. NTFS. III. exFAT. Quais estão corretos?

1048920 E

FAT32: O endereçamento de dados pelo sistema de arquivos FAT32 é feito a partir de clusters menores no FAT16, quanto maior a capacidade de armazenamento, maior é o tamanho do cluster (veja a relação acima). Por ser capaz de trabalhar com unidades de alocação menores, o FAT32 evita grandes desperdícios de espaço em disco. exFAT (ou FAT64): Também como variação da Tabela de Alocação de Arquivos lançada no início da década de 1980, o exFAT foi desenvolvido para atender a usuários que manipulam arquivos únicos com mais de 4 GB (o NTFS, conforme descrito adiante, é outra alternativa). Conhecida, ainda, como FAT64, a evolução do FAT32 foi introduzida em 2006 com o objetivo de otimizar unidades de armazenamento, como pendrives. NTFS: A Nova Tecnologia de Sistema de Arquivos, ou NTFS, foi lançada com o Windows NT, em 1993. Essa versão do sistema operacional da Microsoft chegou ao mercado com o objetivo de oferecer segurança e comodidade aos usuários do software. A boa desenvoltura e a performance do então novo filesystem fez com que a implementação do formato fosse feita no Windows XP, Vista, Windows 7 e Server 2008. Uma das principais características do NTFS é o suporte ao recurso de journaling, que fornece permissão ao sistema operacional para manter um log, um registro, de todas as alterações feitas sobre um arquivo. Dessa forma, se um erro de gravação ou problema de conexão acontecer, os dados escritos sobre uma unidade de armazenamento podem ser revertidos, o que resulta na restauração dos arquivos.