Questão: 2466548

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-GO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - MPE-GO - Analista em Edificações - Especialidade: Engenharia Civil |

No que se refere a licitação e contratação de obras públicas e serviços de engenharia, julgue o item a seguir. Em um pregão cujo objeto envolva serviço comum de engenharia de manutenção predial, caso a administração não disponha de previsão precisa dos quantitativos demandados, admite-se como critério de julgamento o maior desconto ofertado pelas empresas licitantes.

2466548 A

Essa modalidade é utilizada pela Administração Pública para a aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos no edital. Abaixo, destaco os principais pontos:Aquisição de bens e serviços comuns: O pregão é utilizado para contratar bens e serviços que têm características padronizáveis, permitindo uma comparação objetiva de propostas.Critério de julgamento: O critério pode ser o de menor preço ou de maior desconto, conforme previsto no edital.Sistema de registro de preços: O pregão pode utilizar o sistema de registro de preços, o que permite que a Administração compre conforme a demanda, a partir de fornecedores previamente registrados.Pregoeiro: O agente responsável pela condução do certame é denominado pregoeiro.Rito procedimental: O pregão segue o rito procedimental comum, estabelecido na Lei 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.Exceções: O pregão não se aplica a contratações de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual e nem a obras e serviços de engenharia.O pregão é amplamente utilizado por ser uma modalidade ágil, especialmente nas contratações que exigem rapidez e objetividade.

Questão: 2462141

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES - Guarda Municipal |

João, secretário municipal de saúde, celebrou, em nome da secretaria, contratação direta por dispensa de licitação, visando adquirir material da única empresa que fornece o respectivo produto na cidade. Após a contratação, um terceiro interessado apresentou recurso ao chefe de João, a fim de impugnar o certame. Diante da presunção de legitimidade, o chefe reputou correta a decisão de João. Com base na situação hipotética precedente, julgue o item seguinte. A impugnação da decisão de João, submetida ao crivo da chefia, insere-se no âmbito do poder administrativo disciplinar

2462141 B

Prerrogativas do Poder Hierárquico:

Editar atos normativos
Dar ordens
Fiscalizar
Aplicar Sanções
Delegar competências – com ou sem hierarquia
Avocar competência – sempre na hierarquia
Rever atos – pode anular ou revogar atos de seus subordinados.

Competência de rever atos
Poder de controle
Permite que o superior hierárquico ANULE ou REVOGUE os atos dos subordinados
Permite que um superior, DE OFÍCIO OU POR PROVOCAÇÃO, anule os atos ilegais ou avalie a conveniência e a oportunidade para revogar os atos de seus subordinados ou simplesmente mantê-los da forma como praticados
É cabível, ainda, realizar a convalidação dos atos com defeitos sanáveis.

Questão: 2461844

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANTT

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - ANTT - Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - conhecimentos básicos para todos os cargos |

No que diz respeito à extinção dos atos administrativos e aos poderes da administração pública, julgue o item que se segue. Os efeitos da anulação de um ato administrativo, como regra, retroagem ao momento do surgimento do ato.

2461844 A

Anulação > (atos Ilegais) efeitos retroativos EX TUNC

Revogação > (atos legais) Efeitos prospectivos Ex Nunc

Convalidação > (atos Ilegais) Atos sanáveis – Anuláveis – Ex Tunc

Questão: 2461843

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANTT

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - ANTT - Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - conhecimentos básicos para todos os cargos |

No que diz respeito à extinção dos atos administrativos e aos poderes da administração pública, julgue o item que se segue. Os decretos, como produto do poder regulamentar da administração pública, dependem de autorização do Poder Legislativo para terem validade.

2461843 B

Regulamento:O regulamento é o conteúdo normativo propriamente dito, ou seja, o conjunto de regras gerais e abstratas que visa detalhar ou especificar como as leis devem ser executadas. Ele é utilizado para complementar a lei, garantindo sua aplicação prática, mas sem inovar no ordenamento jurídico, ou seja, sem criar direitos ou obrigações que não estejam previstos na lei.Decreto:O decreto é a forma pela qual o regulamento é expedido. Ele é o instrumento formal utilizado pelo chefe do Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) para publicar o regulamento, dando-lhe publicidade e força normativa. Assim, o decreto é a ferramenta jurídica através da qual o regulamento é efetivamente aplicado.Art. 84, inciso IV, da CF:Esse dispositivo da Constituição Federal estabelece que é competência privativa do chefe do Poder Executivo expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis. Isso significa que o regulamento só pode ser expedido pelo chefe do Executivo, e sua finalidade é garantir que a lei seja cumprida de maneira clara e eficiente.É importante lembrar que, apesar de o regulamento ser um ato normativo, ele não pode extrapolar os limites da lei que pretende regulamentar. Ele está subordinado à lei e atua como um complemento para garantir sua aplicabilidade prática.Em resumo:Regulamento: Conteúdo normativo que detalha a execução da lei.Decreto: Instrumento formal usado pelo chefe do Executivo para editar o regulamento.

Questão: 2461740

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES - Procurador |

Acerca de sistemas administrativos, princípios da administração pública, atos administrativos, poderes e deveres da administração pública e formas de prestação dos serviços públicos, julgue o item a seguir com base na legislação vigente, na doutrina majoritária e na jurisprudência do STF. São formas de abuso de poder: o excesso de poder, que ocorre quando o agente público extrapola os limites da competência que lhe foi outorgada pela lei; e o desvio de poder, que ocorre quando a competência é exercida nos estritos limites legais, mas com finalidade diversa daquela legalmente prevista.

2461740 A

ABUSO DE PODER (GÊNERO)

EXCESSO DE PODER = EXCEDE OS LIMITES LEGAIS

DESVIO DE PODER = DESVIA A FINALIDADE