Questão: 1972079

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEE-PE

Prova:    

Nos termos do disposto na CF sobre a organização do Estado e a administração pública, julgue o item subsequente. Caso um cargo público ocupado seja extinto ou que seja declarada a sua desnecessidade, o servidor estável que o ocupar será exonerado e receberá indenização proporcional ao tempo de serviço.

1972079 B

CF/88Art. 41 § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Questão: 1964220

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SECONT-ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - SECONT-ES - Auditor do Estado - Ciências Jurídicas |

A respeito de responsabilidade civil do Estado, julgue o item subsequente. O direito de obter indenização em decorrência de responsabilidade civil do Estado prescreve em cinco anos, não se aplicando esse prazo a pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos.

1964220 B

O direito de exigir indenização do Estado por danos causados por seus agentes é um direito que, assim como outros, está sujeito à prescrição, ou seja, tem um prazo determinado dentro do qual a ação deve ser proposta.Prescrição do direito de indenização:Conforme o art. 1º-C da Lei Federal nº 9.494/1997, a prescrição para a ação de indenização contra a Fazenda Pública é de cinco anos. Isso significa que, caso uma pessoa queira reivindicar uma indenização por danos causados por agentes públicos, ela deve fazê-lo dentro desse prazo de cinco anos, a contar do momento em que teve ciência do dano e de sua autoria.Aplicação:A prescrição de cinco anos também se aplica a pessoas jurídicas de direito privado que são criadas pelo Estado, como:Sociedades de economia mista: Empresas que têm capital misto, ou seja, público e privado, e atuam em atividades econômicas.Empresas públicas: Empresas que são totalmente controladas pelo Estado e prestam serviços públicos.Fundações públicas: Instituições criadas pelo Estado para atividades de interesse público.Além disso, a prescrição também se aplica a empresas privadas que atuam na prestação de serviços públicos, como concessionárias, permissionárias e autorizatárias. Essas entidades, ao prestarem serviços públicos, também estão sujeitas à responsabilidade civil e, portanto, a indenizações por danos causados a terceiros.Importância da prescrição:A previsão de um prazo para a prescrição do direito de indenização é importante para garantir a segurança jurídica e a estabilidade das relações sociais. Com o passar do tempo, a possibilidade de produção de provas se torna mais difícil, e a indefinição de responsabilidades poderia levar a uma instabilidade nas relações entre o Estado e os particulares.

Questão: 1942429

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: APEX Brasil

Prova:    

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

1942429 D

LGPD, Art. 55-A. Fica criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), autarquia de natureza especial, dotada de autonomia técnica e decisória, com patrimônio próprio e com sede e foro no Distrito Federal.

Art. 55-C. A ANPD é composta de:

I – Conselho Diretor, órgão máximo de direção;

II – Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade;

III – Corregedoria;

IV – Ouvidoria;

V – (revogado);

V-A – Procuradoria; e

VI – unidades administrativas e unidades especializadas necessárias à aplicação do disposto nesta Lei.

Art. 55-D, § 3º O MANDATO dos membros do Conselho Diretor será de 4 anos.

Questão: 1917322

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-RJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - PGE-RJ - Analista Processual |

Em determinado mês, a administração pública depositou, em decorrência de erro operacional, o triplo do salário em favor de determinado servidor público. Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir. O prazo prescricional para que a fazenda pública proponha ação de ressarcimento ao erário é de três anos, por ser ato de responsabilidade civil.

1917322 B

1. Ação de ressarcimento ao erário com prescrição de 5 anos:De acordo com a Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) e o Decreto nº 20.910/1932, as ações de ressarcimento ao erário em regra geral prescrevem em 5 anos. Esse prazo se aplica para ações movidas contra agentes públicos por danos causados ao patrimônio público, a contar da ciência do fato pela Administração.2. Imprescritibilidade decorrente de improbidade administrativa:O Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Tema 897, decidiu que o ressarcimento ao erário decorrente de atos de improbidade administrativa dolosos (ou seja, com intenção de causar dano) é imprescritível. Ou seja, quando o dano ao erário é causado por ato doloso de improbidade administrativa, a ação de ressarcimento não está sujeita a qualquer prazo de prescrição, podendo ser ajuizada a qualquer tempo.No entanto, é importante ressaltar que:A imprescritibilidade se aplica somente aos atos dolosos. Para os atos culposos (sem intenção), a prescrição de 5 anos continua vigente.Essa diferenciação foi estabelecida para reforçar a punição de atos intencionais de corrupção e desvio de recursos públicos, enquanto se mantém a prescrição para casos em que não há dolo.

Questão: 1899822

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-SC

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - Direito |

Considerando os termos da CF e a jurisprudência do STF, julgue o item a seguir. Órgãos e entidades da administração pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação de políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados, na forma de lei complementar.

1899822 B

Afirmativa errada, conforme inclusão de 2021 no art 37 da constituição federal

Art 37- § 16. Os órgãos e entidades da administração pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados, na forma da lei.