Questão: 1828572

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEFAZ-CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEFAZ-CE - Auditor Fiscal Jurídico da Receita Estadual |

Julgue o item a seguir, acerca de direito administrativo. As autarquias são pessoas jurídicas de direito público, integrantes da administração indireta, que devem obediência integral à Lei de Licitações e Contratos e estão sujeitas ao controle pelos tribunais de contas. A investidura em seus cargos depende de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

1828572 A

AUTARQUIAS:

Personalidade jurídica própria
Pessoa jurídica de direito público interno
Integra a Administração Indireta
Não se sujeita a falência
Controle ou tutela de quem a criou
Capital exclusivo público
Não há subordinação
Atividade típica do Estado
Natureza administrativa

Questão: 1827891

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - PGE-PB - Procurador do Estado |

A licitação consiste em procedimento complexo que, além de outros requisitos, deve ser composta por diversos agentes com competências diferentes. Essa definição traduz o princípio da

1827891 D

O princípio mencionado refere-se à segregação de funções na Administração Pública, que visa garantir uma divisão clara de responsabilidades entre os agentes públicos em atividades críticas, especialmente em processos de licitação e contratações públicas.A ideia central é que um mesmo agente público não pode acumular funções que possam gerar riscos de erros ou fraudes, como, por exemplo, a condução simultânea das fases de elaboração, julgamento e controle de uma licitação. A segregação distribui as funções entre diferentes agentes, cada um com uma atribuição específica, o que aumenta a transparência, responsabilização e segurança no processo administrativo.Objetivos e Benefícios:Redução de fraudes: Ao distribuir as atividades entre diferentes agentes, torna-se mais difícil a prática de irregularidades ou fraudes, já que o controle mútuo entre eles inibe condutas ilícitas.Evitar a concentração de poder: A designação de mais de um agente para as diversas etapas do processo licitatório impede que uma única pessoa concentre poder decisório em todas as fases, o que pode aumentar a possibilidade de ocultação de erros.Aumento da transparência: Com a segregação, as decisões tornam-se mais transparentes, pois cada etapa é acompanhada por um agente específico, promovendo maior accountability.Aplicação na Lei:Esse princípio tem respaldo na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que determina que a condução do processo licitatório deve ser realizada de maneira que diferentes agentes públicos sejam responsáveis por funções distintas. A intenção é mitigar os riscos relacionados à corrupção e à má gestão dos recursos públicos.Por exemplo, a nova Lei de Licitações estabelece que:O planejamento, a execução e o controle das fases licitatórias devem ser segregados.A pessoa responsável pela fase de planejamento (elaboração de termos de referência, projetos básicos, entre outros) não deve ser a mesma que será responsável pela execução e controle da contratação.Essa divisão cria um sistema mais robusto de controles internos, fortalecendo o combate a fraudes e a eficiência administrativa

Questão: 1827881

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - PGE-PB - Procurador do Estado |

Conforme Carvalho Filho, pode-se conceituar o órgão público como o compartimento, na estrutura estatal, a que são cometidas funções determinadas, sendo integrado por agentes que, quando as executam, manifestam a própria vontade do Estado. O conceito moderno de órgão público é dado pela

1827881 D

A teoria do órgão ou teoria da imputação volitiva, seguindo os ensinamento do professor Matheus Carvalho, consiste na compreensão de que “a manifestação de vontade da pessoa jurídica se dá por meio da atuação da pessoa física e essas vontades se confundem, ou seja, a vontade do Estado se exterioriza pela manifestação de seu agente. Desse modo, toda atuação do agente público deverá ser imputada, direcionada ao órgão do qual ele faz parte e representa por meio de suas condutas.

Questão: 1742749

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PRF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - PRF - Policial Rodoviário Federal |

Determinado órgão público firmou contrato administrativo com uma empresa de reconhecida especialização no mercado, para a prestação de serviços de treinamento de pessoal de natureza singular aos seus servidores. Durante a execução do contrato, a empresa descumpriu uma das cláusulas contratuais. A administração pública, então, aplicou multa por inexecução parcial do acordado. Insatisfeita, a empresa impetrou mandado de segurança no Poder Judiciário em face do ato administrativo que aplicara a penalidade sem prévia oitiva. Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue. Órgão público é ente descentralizado da administração indireta que possui personalidade jurídica de direito público.

1742749 B

DesCOncentração: Criação de Órgãos

DesCEntralização: Criação de Entidades

Ademais, órgãos não possuem personalidade jurídica própria.

Questão: 1702486

     Ano: 2020

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Guarda Civil Municipal |

O ato administrativo vinculado tem como característica

1702486 D

O ato administrativo vinculado é aquele em que a Administração Pública não possui margem de discricionariedade para decidir sobre seus elementos essenciais (competência, finalidade, forma, motivo e objeto). A atuação administrativa é completamente determinada pela lei, que define todos os requisitos e condições para a prática do ato.Características do Ato Vinculado:Competência, finalidade e forma fixados em lei: A lei estabelece claramente quem é o agente competente para praticar o ato, qual é o objetivo a ser alcançado (finalidade) e qual deve ser a forma de manifestação do ato (como um despacho, uma autorização escrita, etc.).Motivo e objeto também definidos pela norma: Tanto a situação que justifica o ato (motivo) quanto o resultado a ser alcançado (objeto) estão previamente definidos na legislação, de modo que a autoridade administrativa não pode alterar ou escolher entre diferentes opções.Ausência de discricionariedade: Não há margem de escolha ou subjetividade para a Administração. Quando as condições previstas na lei estão presentes, a Administração deve obrigatoriamente praticar o ato.Exemplo de Ato Vinculado:Um exemplo clássico de ato administrativo vinculado é a concessão de aposentadoria de um servidor público quando ele cumpre todos os requisitos legais (tempo de serviço, idade, etc.). Nesse caso, a Administração não pode recusar o pedido de aposentadoria ou modificar as condições, já que todos os critérios são estabelecidos por lei.Portanto, o ato vinculado é caracterizado pela total subordinação à lei, sem espaço para interpretações ou escolhas por parte da Administração, garantindo assim a legalidade estrita do ato.